sexta-feira, 25 de julho de 2008

O significado de Nam myoho renge kyo

"NAM
Nam, contração de Namu, que deriva do sânscrito NAMAS, significa "devotar" ou a relação perfeita da vida da pessoa com a verdade eterna. Ou seja, dedicar a própria vida ou relacionar-se com a verdade eterna da vida. Também significa acumular infinita energia através desta fonte e tomar atitudes positivas aliviando o sofrimento dos outros.

MYOHO
Myoho literalmente significa Lei Mística.
Myo significa "místico", mas elimina qualquer sombra de milagre. É assim chamado porque o mistério da vida é de inimaginável profundidade por tanto está além da compreensão do homem.

Ho significa "lei". A intrínseca natureza da vida é tão mística e profunda, que transcende o âmbito de conhecimento humano. Por exemplo: o ser humano nasce como um bebê, cresce e torna-se um jovem, depois um idoso e por fim morre. Isso é obviamente, uma inquebrável lei regulando cada espécie de vida. Ninguém jamais pode nascer adulto ou escapar desse ciclo, por mais que deseje.

RENGE
Renge é a lei de causa e efeito. O budismo esclarece essa lei em todos os fenômenos do universo, e é simbolizada pela Flor de Lótus (Ren, flôr e Ge lótus), pois produz a semente (Causa) e a flor (Efeito) simultaneamente. Uma quantidade enorme de todas as causas passadas formam o efeito da condição presente. Ao mesmo tempo, o momento presente é a causa do futuro. Assim, a vida é a continuação dos momentos combinados pela corrente de causa e efeito.

KYO
Finalmente kyo que é a tradução do sânscrito Sutra, significando ensino, o ensinamento do Buda, que é eterno. Também é a função e influência da vida, assim como a transformação do destino, simbolizando a continuidade da vida através do passado presente e futuro.

Saddharma Pundarika Sutra é título original do Sutra de Lótus em Sânscrito
Ele foi traduzido no ano 406 por Kumārajīva recebendo em chines o nome de Myoho-Renge-Kyo
Onde Sad se torna Myo,
Dharma, vira Ho
Pundarika, que é flor de lotus, vira Renge
E Sutra, que é ensino passa a ser Kyo.


Nichiren Daishonin nos aponta o ensino que contém o caminho para a iluminação, essa frase que recitamos diariamente, o Nam-Myoho-Renge-Kyo, que numa tradução livre seria o algo como: Devotar-se ao Sutra de Lótus, ou Devotar-se à Lei Mística da Causa e Efeito (exposta pelo Buda no Sutra de Lótus ).

O Nam-Myoho-Renge-Kyo cobre todas as leis, toda a matéria e todas as formas de vida existentes no Universo. em outras palavras, é a vida do Buda que alcançou a suprema Iluminação. Se expandirmos ao espaço ilimitado, é idêntica à vida do Universo, e se condensarmos ao espaço limitado, é igual a vida individual dos seres humanos.

A natureza de Buda está exatamente dentro de cada um de nós. É o Nam-Myoho-Renge-Kyo. Quando entoamos o Daimoku a natureza de Buda dormente dentro das nossas vidas é convocada. Invocado deste modo, o que desperta é o Buda. Quando um pássaro numa gaiola canta, os pássaros voando no céu vêm para baixo. Quando os outros pássaros se reúnem ao redor, o pássaro engaiolado tentará escapar. Do mesmo modo se recitarmos a Lei Mística, o Nam-Myoho-Renge-Kyo em voz alta, a natureza de Buda se revela e se alegra e nos acompanha. Se praticarmos corretamente, não haverá beco sem saída na vida. Uma vez que nos baseamos na Lei Mística, podemos definitivamente transformar as nossas vidas para o melhor e ultrapassaremos qualquer impasse. Em qualquer situação, seguir essa lei absoluta com fé absoluta é, na verdade a base da nossa prática.
Nam-Myoho-Renge-Kyo!"
Texto compilado de matérias de estudo do Bloco Mandala, da BSGI, Barra, RJ - TC Nº 306
Ilustração: Marcelo Rosa 
http://mferreirar.deviantart.com/

197 comentários:

Sara disse...

Olá! Estou maravilhada com o seu blog. Parabéns! Agora que o encontrei, estarei por aqui constantemente porque sempre procurei por um blog ou site budista rico assim como o seu. Aliás, como eu faço para receber as suas atualizações?

abraço
Sara

Cesinha Chaves disse...

Muito obrigado Sara!
O objetivo do site é de divulgar a prática do Budismo de Nitiren Daishonin. Volta e meia vou colocando coisas novas no blog, à medida que vou estudando mais. Para receber as atualizações vc pode assinar na barra aí na direita onde está escrito "Increver-se no buda na web". Lá vc pode escolher receber pelo Google, Yahoo ou por outros serviços.
Mas me diga de vc. Já é praticante? De que cidade/bairro/comunidade e bloco?
Abraço e fique com a boa sorte.

Anônimo disse...

Parabéns.......Cesinha.
Adorei!!!!!
A humanidade está carente deste tipo de material.
Maravilhoso!!!!!
Estarei sempre por aqui....
Muita luz.....Fique em paz.

Anônimo disse...

Cesinha,meu email para contato.
fatima.cyrilo@sanmina-sci.com
Abraço.

Anônimo disse...

Cesinha meu Email adrianomaia08@hotmail gostaria de manter contato com vc para tirar duvidas um abraço

leni augusta disse...

Este é realmente um trabalho que pode nos auxiliar de forma maravilhosa na concretização do Kossen rufu no Brasil
Parabens e muito boa sorte sempre Cesinha
Leni Augusta
(desejo receber sempre teu material)
leniaugusta@gmail.com

Rosa disse...

Parabéns pela iniciativa de criar este site, estou adorando as matérias e recomendando para as minhas amigas.
Desejo que você tenha muita boa sorte e que o Kossen Rufu avance cada vez mais no Brasil.
Rosa Marques

Cesinha Chaves disse...

Rosa
com a participação de pessoas como você, a propagação avança mais rápido, e assim o Kossen-rufu se torna cada vez mais perto!
Por favor volte sempre e continue passando prá frente os textos e matérias, pois Budismo é Prática, Estudo e Fé!
Bjk.

Zorzon disse...

Estou prestes a receber minha conversão. Fico feliz em encontrar este blog. A curiosidade de conhecer cresce mais e mais a cada dia.

Cesinha Chaves disse...

Zorzon
Budismo é prática, fé e estudo. Seja bem-vindo ao Buda Na Web, onde vc pode aprimorar seus estudos, desenvolvendo assim ainda mais a fé e refinando a sua prática.
Parabéns pelo seu Gohonzon!

SertraLinks :) disse...

Foi uma grata surpresa descobrir seu bLog através do Twitter.Tenho esse Mantra gravado, mas não sabia sua tradução e adorei o que aprendi aqui. Muito obrigad@ por dividir seus conhecimentos conosco. Um grande abraço e tudo de bom :)

ZuZa - souloquesou@yahoo.com.br

Ruty disse...

bom... certa vez minha mãe estava procurando
casa pra alugar, e foi ate a casa de uma senhora, a senhora deu a minha mãe um cartãozinho com a palavra nam-myoho-rengue-kyo.
nos não sabiamos o significado, então resolvi procurar na NET achei esse blog que tinha todos os significados da tal palavra...
enfim adorei esse blog... muitoo bom mesmo
aprendi mais sobre o budismo!!
Parabéns!!

Cesinha Chaves disse...

Ruty, a Lei Mística é implacável. Uma vez que começamos a "falar" e a "viver" a Lei, tudo muda. A sintonia faz se fazendo cada vez mais presente nas nossas vidas. Parabéns pelo espírito de busca, e se precisar de uma "mão" para achar um bloco de estudos perto de você para que possa frequentar as reuniões e saber mais sobre o Budismo de Nitiren Daishonin, pode contar comigo, OK? Boa sorte!

Fernando disse...

ola cesinha . adoraria aprender a usar o nam myoho rengue kyo. fiz sozinho mesmo sem saber como, tive uma grande surpresa fiquei otimo. preciso de algo que me levante. por favor c puder me ajudar. fico grato...
obrigado por proporcionar isso p/ a humanidade fique em paz.

sobreobudismo disse...

CEZINHA, que maravilha de blog!Sou novata no budismo NITIREN e tenho certeza de que vou poder aprender maravilhas aqui neste espaço.Adorei saber a tradução do GONGYO.Muita saúde e paz pra voce e todos os seus.abraços,BIA

FATINHA disse...

OLÁ! Adorei ... parabéns mais um incentivo p/ o Kossen-rufo e a Paz mundial.meu imail é
c. fatima2007@hotmail.com quero receber suas matérias. abraços.e mt boa sorte. Fatima

Anônimo disse...

OI! Adorei entrei justamente para saber o significado e fiquei encantada entrei , para o Budismo so a 13 dias, presiso de muitas informações. meu email.
marliesteticista@hotmail.com
Muito obrigado...

Anônimo disse...

Celso...

Muito objetivo e claro suas informações neste Blog, bom para pessoas leigas e nós praticantes.

Sou de nilopolis, e venho de uma familia budista. Agora posso enviar seus links propagando o budismo à amigos.

Parabéns.

Anônimo disse...

Agradeço a explicação.

Deixaram no portão de minha casa essa mensagem escrita à mão. Quando vi me assustei, não imaginava o que significava.
O bilhete foi assinado por BSGI.
É de costume deixarem recados em casa?

Cesinha Chaves disse...

Não posso lhe informar, pois desconheço essa prática. Há Budistas e Budistas... siga a Lei e não as pessoas!
Boa sorte, sempre!

mirceia disse...

sempre fiz essa oração c/ muita fé pois uma amiga me encinou, fiquei muito contente de ler e entender a intensidade dessas palavras, continue colocando novidades quero acompanhar sempre grata rita de cassia

Anônimo disse...

hoje eu tava indo pra escola um cara me parou,me deu o papel escrito essa mensagem e falou que quando eu tivesse algum problema na vida mesmo q seja um problema simples de matematica era pra eu repetir essa frase em voz alta que tudo ficaria facil eu fiquei meio com o pe atras com esse cara pois não esta dando pra confiar em ninguem nesse mundo mas eu estou repetindo essa frase e naum sei se e psicologico mas estou me sentindo melhor
alexandergraco@gmail.com

Cesinha Chaves disse...

Alexander
Muito engraçada essa situação!
A Lei funciona por cada maneira!!!
Acho que agora vc já sabe que Nam-myoho-rengue-kyo significa algo como
Devotar-se ao Sutra de Lótus, ou Devotar-se à Lei Mística da Causa e Efeito exposta pelo Buda no Sutra de Lótus.
Você recitando, sabendo ou não, querendo ou não,
aciona toda a relação da Lei com você,
e vai se sintonizando o seu micro com o macro cosmo do Universo.
A Lei da Causa e efeito rege tudo.
Comparando em relação a Lei da Gravidade,
acreditando ou não, ela age em você, querendo ou não!
Para se aprofundar na prática e no conhecimento do Budismo de Nitiren Daishonin
o ideal é frequentar um grupo de estudos.
Posso arranjar um perto de você.
É só me dizer a cidade e bairro
que lhe encaminho para um Budista da área!
Grande abraço e saiba que você tem sorte
de descobrir o Budismo, ainda mais o Budismo de Nitiren Daishonin
que lhe dá ferramentas para que você seja feliz aqui e agora!

Anônimo disse...

Oi Cesar,
Gostaria de saber se essa prática que você propaga é a mesma de Daisaku Ikeda, que trouxe o budismo de Nitiren Daishonin ao Brasil pela BSGI?
Obrigada

Cesinha Chaves disse...

Sim. Essa é a prática do Budismo de Nitiren Daishonin trazido por Daisaku Ikeda para o Brasil nos anos 60.

izidoro disse...

ola Cesinha parabens gortei do seu blog. estou até aproveitando algumas matérias nas reuniões de estudo nos do distrito jardim das oliveiras te agradecemos e muito boa sorte a todos ai.

Anônimo disse...

Parabéns pelo bLog ..achei muito interessante!Porém conheço pouco sobre Budismo..queria saber mais como é praticado ..os locais..os principios basicos ..etc
Moro em Alfenas(MG)..acho q por aqui ñ dve ter nenhum grupo praticante..ainda ñ sei!
meu email é andresttavares@gmail.com

oBrigado pela atenção ...até mais

Cesinha Chaves disse...

Caro André, você pode pegar os princípios básicos aqui no blog.
O Budismo de Nitiren Daishonin é passado de pessoa a pessoa, de coração para coração. As reuniões são em casas de budistas veteranos. A prática é feita em casa 2x por dia, todos os dias, recitando-se o Daimoku, que é repetir o mantra Nam-myoho-rengue-kyo que pode ser baixado em MP3 para praticar junto aqui no blog.
Me envie também o CEP e a sua idade, que procuro um grupo perto de você, OK?
Boa sorte e até breve.

MUNDO DA LUA disse...

Muito boa sua descrição, concisa e descomplicada sem ser simplista.
É uma ótima explicação introdutória!
Parabéns!

Anônimo disse...

Que maravilha! Hoje estou tendo um final de domingo diferente. Por sinal, muito especial! Isso porque, ao pesquisar sobre a filosofia budista, encontrei o blog de Cesinha Chaves. Nele encontrei ótimas respostas, ao que estou buscando saber, a respeito do Budismo de Nitern Daishonin.
Afinal - motivada por um uma querida de uma pessoa, que conheci virtualmente - há alguns dias estou me dedicando as devoções budistas. Mas, estavam me faltando respostas mais precisas, sensatas e convincentes sobre o assunto. Foi, então, que ao ler e conhecer o que Cesinha relata, pude conferir quais são os principais aspectos que precisarei avançar para atingir o meu interior. Pude conhecer as melhores formas de se recitar o nam-myo-horen-guê-kyo: a postura correta e quais são as manifestações que, de fato, nos permitem elevar o nosso pensamento positivo, visando alcançarmos os resultados que desejamos. Muito obrigada, Cesinho, por tamanha dedicação e atenção consigo mesmo e com o universo.
Se possível, gostaria manter contato para fortalecer e estabelecer ainda mais a minha fé. Carinhosamente, Terê Osmari Bagatini.
osmaritere@hotmail.com

Cesinha Chaves disse...

Fico muito contente com o que disse Osmari! Já coloquei seu endereço na minha lista de emails. Gostaria de saber se já está frequentando algum bloco, e, caso não esteja, se quer que eu encontre um perto de você. Me passe sua cidade, bairro, cep e faixa etária que procuro e passo o contato pra você.
Boa sorte e continue com o espírito de busca. Pode contar comigo para quaisquer dúvidas, OK?

Ana Paula disse...

Parabéns!!!
Seu trabalho de divulgação é maravilhoso! Estou iniciando a prática budista de Nitiren Daishonin, e gostaria de fazer parte de um grupo de estudos, moro na Barra, próximo ao Bosque Marapendi, CEP 22631-455.
Desde já, muito obrigada por sua dedicação a todos nós.

Cesinha Chaves disse...

Olá Ana Paula
Deixe um email que entro em contato com o convite da nossa reunião do meu bloco na Barra, que acontece às 2as num condomínio bem em frente ao Downtown. Essa 2a, como é feriado, não vamos nos reunir. Aguardo seu contato para lhe passar o endereço completo.
Grande abraço!

Massagem Adrian SP disse...

Parabens pelo material, super util e sempre a mao para enviar aos chakubukus, abracao soka desde sampa, Adrian

Unknown disse...

Olá Cesinha,
Enviei meus e-mails, aguardo o endereço para participar da reunião, estou cada vez mais encantada com esse novo Universo que consigo enxergar, sou muito feliz de ter tido a oportunidade de receber também um "papelzinho" com as seguintes palavras: Nam-Myoho-Rengue-Kyo, parece um passe de Mágica, a vida que já é maravilhosa torna-se Magnífica, por que expandir a nossa felicidade aos outros foi uma Linda e desafiante surpresa, que o Budismo nos ensina.
Caso queira saber mais a meu respeito, posso te passar meu telefone e a gente conversa melhor. Tudo bem?
Um grande abraço
Ana Paula

Cesinha Chaves disse...

Olá Ana Paula.
Desculpe mas recebi comentários de duas pessoas com o mesmo nome!
Você é a Ana Paula de Campinas ou a da Barra?
Por favor entre em contato com seu email. Se preferir envie uma mensagem para cexa21@gmail.com, que respondo assim que receber, OK?

Anônimo disse...

Olá, seu blog esta de Parabéns!!
Estava muito querendo o sigficado desse mantra!
Mtoo ótimo mesmo!
Tambem estou precisando de ajuda, gostaria muito de saber o sigificado dessas palavras: Prajuã, Sukchava, Mahisah, Suasti, Santyai.
Ja que acabo de encontrar o -Nam-Myoho-Rengue-Kyo, que tanta queria!
Se souber ficarei grata!!
Aguardo respostas!

Cesinha Chaves disse...

Olá caro Anônimo. Grato pela sua mensagem. Esse blog é sobre o Budismo de Nitiren Daishonin, que é Japonês. Essas palavras que você quer saber o significado são em Sânscrito. Sugiro você fazer uma busca no Google usando os parâmetros Sânscrito, Hinduísmo e Budísmo.
Abraço e boa sorte, sempre!

Unknown disse...

ola cesinha seu blog e maravilhoso parabens..moro no japao e sempre estou lendo,passei parra algumas amigas que nao sao budistas,para poderem esclarecer duvidas..eu sou fukushi com muito orgulho,consegui meu gohonzon em 2002 aos 22 anos..rshj com 30 agradeço profundamente ikeda sensei.´poderia me add??? meu email e agathinhateamo@hotmail.com
mesmo sendo uma gakkain ainda tenho algumas duvidas hehehe.bjaoo

Unknown disse...

Olá Cesinha,

Estou aguardando o convite ou a indicação de um bloco para eu participar das reuniões.Meu e-mail é hagge@wnetrj.com.br
Desde já grata pela sua colaboração
Ana Paula (Barra da Tijuca - RJ)

antonio carlos disse...

Cesar, agora entendi porque um coreanao que conheci há alguns anos repetia diversas vezes ao dia Nam-Myoho-Rengue-Kyo! Ele não sabia me explicar direito.

Cesinha Chaves disse...

Antonio, você pode entender mais e melhor através do "kit" de introdução, que está na flor de Lótus na barra da direita. O link direto é: http://www.budanaweb.com/2009/03/textos-de-introducao.html
Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

selma estava muito ansiosa pra encontrar o seu site inclusive estou passando para varias pessoas que tem interesse em conhecer o budismo sou praticante e tenho um imenso prazer de falar sobre esse marav´lhoso ensino adorei te encontrart sou responsavel de bloco e vou enriquecer muito minhas atividades atraves devc obrigada

mony disse...

Oi meu nome e Simone moro no Japão a 10anos e um ano que entrei na soga Gakkai. Como e muito difícil entender sobre a Soga Gakkai por causa do conversacao.
Se pode me ajudar falar da Soga Gakkai eu agradeço
meu email e amigak67@hotmail.com
Obrigada

Cesinha Chaves disse...

Olá Mony. No que eu puder ajuda-la em relação à Soka Gakkai, estou às ordens, é só entrar em contato!
Abração e boa sorte, sempre!

Anônimo disse...

Cesinha,
Sou do Rio de Janeiro, tenho gohonzon em casa e há mais de dois anos não praticava,pois é difícil para mim fequentar reuniões.Só queria te dizer que seu blog me ajudou a retomar minha prática, pois tinha muita dificuldade em fazer daimoku/gongyo sozinha. Eu uso as gravações para me ajudarem a recitar. Muito obrigada, de coração.
Um abraço.

Cesinha Chaves disse...

Silvia, frequentar as reuniões é o recomedável para vc se alimentar do Budismo "vivo" com outras pessoas. Mas podendo ir ou não, é importante manter a sua prática diária tão constante como água corrente. Você tem de se disciplinar e todos os dias fazer Gongyo e Daimoku. Imagina se vc estivesse numa academia de ginástica e só malhasse quando pudesse ir? Os resultados seriam ínfimos! Cabe a você e somente a você trilhar o bom caminho. "Sofra o que tiver que sofrer, desfrute o que tiver de ser desfrutado, considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida, e continue orando o Nam-myoho-rengue-kyo, não obstante o que aconteça." (Nitiren Daishonin)

Hérico Ferraz disse...

Ola,
Sou de Campo Grande Ms tenho 24 anos e Conheci o budismo ano passado através da minha ex namorada, me converti no dia 14 de outubro de 2009, no começo foi meio difícil, milhões de coisas acontecendo ao mesmo tempo, parecia q as coisas pioraram.
Mas td isso foi passageiro, pois eu tinha apenas começado a sintonizar o meu micro cosmo com o macro cosmo, e em poucas semanas de luta e de determinação, eu consegui, a paz interior q sempre busquei, eu nao era feliz a muito tempo, buscava essa felicidade a todo momento e nunca conseguia, qnd tinha uma felicidade, e logo acontecia algo de errado, eu chorava pois oq eu queria naquele momento era ser feliz,
Hoje sou uma pessoa q tem felicidade absoluta, consigo ter sabedoria p resolver meus desafios, benevolência, e paz.
Tudo isso devo ao Budismo de Nitiren Daishonin, ao Ikeda Sensei meu mestre e aos membros da BSGI que a cada dia vem buscando a realização do Kossen Rufu.
Com um mês de pratica ja consegui fazer um chakubuco, logo depois tive participação p outro, e consegui levar minha mãe, q nao ia e ate tinha um receio, ela faz as orações cmg desde Dezembro, e conseguiu força pra parar de fumar! ainda nao se converteu, mas sempre convida as outras pessoas tbm, e sempre vai nas reuniões. eu sempre estou convidando pessoas, e sempre falando desta filosofia maravilhosa q é o budismo. pois faz parte da minha vida.
Faço parte de um grupo orizontal ja, o Gajokai, hj tenho responsabilidades q nunca tive, q nunca quis assumir.
Hj tem reunião na sede regional daqui de campo grande, estou muito feliz pois vou levar duas convidadas.
Hj com a minha pratica, estudo e Fé consigo mostrar para as pessoas o caminho da fé, e que nao existe oração sem respostas.
Gostei muito do seu blog, e agradeço pelo espaço que dá para todos, eu quis compartilhar o meu relato para as pessoas lerem e assim nos fortalecer-mos para realizar-mos o Kossen Rufu.
Nunca duvide de si. a Fé vem com nossos esforços então se levantem e vamos a luta!!
NAM-MYOHO-RENGUE-KYO.
Boa sorte e um forte abraço para todos!

Anônimo disse...

Faço parte de uma comunidade budista aqui em João Pessoa, sou iniciante, fiquei muito curioso com a tradução do gongyo que baixei e mostrei aos amigos da comunidade, que pra meu espanto me disseram que eu não devia ficar levando pra reunião nada que não fosse do budismo de Nitiren Daishonin, e ainda me diseram que o gongyo não tem tradução. rsrsrsr

Cesinha Chaves disse...

Caro anônimo, essa tradução foi retirada do livro "Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo", de autoria do nosso mestre Daisaku Ikeda. Se na sua comunidade não conhecem esse livro e nunca leu a tradução, melhor falar com os líderes, pois esse livro é um dos recomendados para estudo, onde o Presidente Ikeda comenta cada verso e passagem e nos brinda com suas orientações facilitando o melhor entendimento do Sutra de Lótus!

Anônimo disse...

Oi Cesinha
Meu nome é Ivan e comentei a respeito da tradução do gongyo e você, entendeu tudo errado, eu não estou lhe criticando e sim a minha comunidade, eu fiquei pasmo com a minha comunidade, entenda meu querido. Obg

Cesinha Chaves disse...

Ivan, eu entendi bem o que você disse. Se a sua comunidade não conhece o livro de Daisaku Ikeda, que é um dos mais importantes para se a profundar no Sutra de Lótus, você deveria entrar em contato com a BSGI e mencionar tal fato. Não é admissível que dirigente de uma comunidade não tenha ciencia do "Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo".

Nathiely disse...

Olá, Gostaria de saber o endereço do bloco mandala.Gostaria de participar de uma reunião. Aguardo.

Obrigado.

Nathiely

Déborah. disse...

Cesinha, te agradeço imensamente pela inicitiva de fazer este site. Comecei a praticar na Italia, e seu site ESTA sendo um farol na minha vida.
Receba meu carinhoso daimoko por vc, e obrigada pela GRANDE REVOLUçAO humana que vc esta fazendo....

Cesinha Chaves disse...

Olá Déborah! Fico contente que o blog está podendo lhe ajudar na prática do budismo de Nitiren Daishonin. Agradeço de coração pelo Daimoku!
Bjk e boa sorte!

Ivan disse...

Olá e Cesinha Sou Ivan já postei alguns comentários mas, hoje eu só quero saber se posso fazer gongyo com um Gohonzon que eu baixei no meu PC. Eu ainda não tenho Gohonzon.

Cesinha Chaves disse...

Olá Ivan, recomendo que você não proceda assim e lhe peço que descarte o uso do Gohonzon baixado pela web. O Gohonzon é "sagrado" e imagens da web e/ou de outra fonte são consideradas um desrespeito ao Buda Original Nitiren Daishonin. É algo como um CD pirata, comparado ao original, ou ainda uma carteira de motorista falsa. O Gohonzon, que é o objeto para a análise da nossa mente, deve de ser conquistado pela prática, estudo e fé. Uma vez agraciado com ele, este tem de ser consagrado com uma cerimônia com budistas, para ter o aval e "funcionar" como tem de ser.
Continue na sua prática, 2 vezes por dia mas sem essa imagem que baixou. Use, por enquanto um ponto na sua parede ou mesmo um altar improvisado - sem a cópia do Gohonzon, que vai ser muito melhor que carregar de energia algo totalmente desprovido do mesmo.
E se informe no seu bloco o que é necessário e qual o caminho que deve trilhar para receber o seu Gohonzon.
Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

Obrigada,eclareceu minhas dúvidas.
Adorei seu blog,meu email para contato é,sueliromani@yahoo.com.br.
Abraço!

Massagem Adrian SP disse...

09/04/2010 by Daisaku Ikeda--PARA MIS AMIGOS--
¡Con la mira en nuestros sueños,
avancemos, paso a paso, con espíritu perseverante!
¡Quienes tengan el espíritu de jamás ser derrotados
alcanzarán la victoria al final del día!

Pavorg13 disse...

Isto sim é incrível!O efeito na minha vida é impressionante!

Pavorg13 disse...

Este mantra é poderosíssimo!Uma amiga da minha mãe deixou um cartãozinho comigo e disse para eu recitar pelo menos 3x/dia. Incrível!Minha vida que parecia estar estacionada, congelada, agora está em constante movimento positivo. Todos os dias, eu recito! Muito obrigado.

Anônimo disse...

Já te parabenizei, lá no twitter, pelo seu blog.
Mas venho fazê-lo, de novo.
É muito completo: audição de Gongyo e Daimoku, lento e rápido; explicações para as dúvidas mais frequentes sobre o budismo e uma série de downloads muito interessantes!
Além da sua eterna paciência e boa vontade em me responder no twitter!
Muito obrigada pela atenção e pela iniciativa!
Você é uma pessoa de valor para a sociedade!
Abraços,
Luciane.
lucianemascarenhas@gmail.com

Cesinha Chaves disse...

Luciane, grato pelo comentário. Ao ajudar outras pessoas a se tornarem felizes, nós também nos tornamos felizes.
Abraço e boa sorte, sempre!

Ana Paula disse...

olá Cesinha
parece brincadeira!!! mais entrei
em seu blog por acaso.
fiquei feliz em saber que existe uma pessoa como vc, que se propõe a falar deste maravilhoso budismo para pessoas que ainda não o conhece,sou praticante desde que nasci,tenho trinta e oito anos e fiquei maravilhada com a sua postura, continue assim propagando.
Boa sorte...

Cesinha Chaves disse...

O acaso não existe...
=)
Grato pela sua mensagem!

Tatiana Ramos disse...

Olá Cesinha. Fiquei absolutamente surpresa positivamente com seu blog, além de muito bem feito e bem completo. Sou budista desde 1990 e ter um lugar na net para me alimentar de boas vibrações é muito bacana. Abraço.

Wdson Azevedo disse...

Aê meu brother,legal esse blog,
sou praticante do budismo de Niteren desde(convertido)1999,tenho o Gohonzon e acho q deveriamos divulgar mais um pouco mesmo, essa verdade maravilhosa, esta de parabéns,o mundo, as pessoas precisam de conhecer a verdade absoluta na vida pra ser mais feliz....
Wdson Azevedo, meu e-mail é
azevedo.w1@gmail.com...

Unknown disse...

Olá...comecei a praticar recentemente e já estou me sentindo otima...keria mais explicaçoes sobre a pratica,moro numa pekena cidade no interior de SP,mais tenho vontade de nunca mais parar de praticar...vc pode me ajudar?

meu mail e msn é jackykaw@hotmail.com

Cesinha Chaves disse...

Olá Jaqueline
você já frequenta algum bloco de estudo? É importante frequentar os blocos para viver o Budismo vivo, aprender sobre os princípios básicos, aperfeiçoar e se aprofundar na prática e fé. Caso ainda não tenha um bloco me passe a sua cidade, bairro e cep que procuro para vc.
Que tipo de ajuda necessita por agora?

Anônimo disse...

Boa Noite, apezar de ja conhecerum pouco o Budismo da Nitiren Daischonin ja que minha irmã è uma fiel praticante sempre procuro ler ao respeito para inrriquecer meus conhecimentos não sei lê o sutra mas faço meu daymoko quase todos os dias e Nam Myoho Rengue Kyo faz parte da minha vida diaria pos nâo tenho um dia que não recito.por isso quero te parabenizar por toda esta materia linda a qual posso enrriquecer meus conhecimentos.

Unknown disse...

voce e de um coraçao puro isso e fazer kossem rufu. responde todas as pessoas, tirando suas duvidas . sou budistas desde 2001. adoro seu blog nos ajuda muito continui assim . tirando duvidas das pessoas para que posamos praticar o budismo de nitiren , so assim alcansaremos o grande objetivo do mestre Pres Ikeda . Que e a paz MUNDIAL . um abraço e boa sorte . Cleusa Hantan do bloco do espirito santo

Vânia Lúcia Augusto disse...

Olá, gostei muito do seu blog, parabéns.
Tenho uma dúvida, gostaria de saber se vc pode esclarecê-la.
Comecei a frequentar um grupo em minha cidade. Entoamos o nam myoho rengue kyo. Muitas pessoas dão seus depoimentos. Assinei o jornal para obter os ensinamentos. Mas tenho uma dúvida: acho que há uma supervalorização do nome de Daisaku Ikeda. Estarei enganada? Ele aparece em praticamente todas as matérias, sempre com comentários muito elogiosos à sua pessoa. Sei que ele é merecedor. Mas não seria uma violação à regra sagrada da humildade? Me confesso confusa. Também percebo que quando falto a uma reunião, há um verdadeiro "exército" de companheiros que me procuram, quase desesperados, para que eu não desista. É assim mesmo que funciona? Por favor, me esclareça

Cesinha Chaves disse...

Vania, no Budismo a unicidade entre mestre discípulo (Shitei Funi) é um princípio muito importante, pouco compreendido e assimilado pelo ocidente, são vários corpos e uma mente. O Budismo e de Nitiren e Ikeda é o mestre em vida, pois foi através da Soka que o Budismo chegou em 192 países, e provavelmente até você também. É verdade que há blocos que focam mais no Ikeda, mas essa não é a orientanção da organização e sim em focar nos ensinamentos de Nitiren, e nas orientações do mestre.
Graças a BSGI é que estamos fazendo o Kossen-rufu, que é a paz mundial através da propagação do Budismo e da criação de valores. Sem a ONG, que é uma organização de leigos, o Budismo ficaria limitado aos templos restringindo muito a propagação da Lei Mística. Essa foi a orientação de Nitiren, que criou o Verdadeiro Budismo para que qualquer pessoa, independente de classe social e escolaridade pudesse ter acesso ao Estado de Buda. Hoje sem a BSGI e o Ikeda seria muito pouco provável estarmos aqui conversando sobre o Budismo de Nitiren.
Por que tem gente tão fanática pelo Flamengo ou Corinthians? Não é o time que faz as pessoas fanáticas, e sim a atitude de certas pessoas. Ikeda é o nosso mestre em vida, é um homem como você e eu, sendo um modelo a seguir, pelas suas realizações e pela postura humanística. É muito mais fácil de se fazer mudanças com várias pessoas pensando e agindo em sintonia, e é isso que fazemos quando seguimos as orientações do mestre. Dez pessoas audazes que bradam são mais poderosas do que cem mil que permanecem caladas. Segundo Nitiren Daishonin "O Budismo é como o corpo e a sociedade a sombra. Quando o corpo se curva, assim o faz a sua sombra." Vale a pena sempre lembrar o ditado "Siga a Lei e não as pessoas"
Reproduzo aqui um pequeno trecho da matéria do site As Mais Belas Histórias Budistas, e recomendo a leitura integral emhttp://www.maisbelashistoriasbudistas.com/shitei.htm
Quanto ao "exército" que lhe procura para freqüentar as reuniões, todos estão agindo como Bodhisattivas que são, se preocupando que você tenha acesso a informações e possa viver plenamente sob a Lei Mística.

simony kelry disse...

olá cezinha recebi um cartãozinho com a frase e gostaria de saber qual a relação do budismo com Deus. queria saber algo mais profundo que possa me ajudar sem que eu tenha medo de estar atraindo coisas negativas. estou com problemas espirituais e gostaria de saber como o budismo pode me ajudar a afastar essas energias. obrigada.

walter disse...

Meu nome é Walter sou carioca e moro no rio grande do sul, gostaria de entrar em contato cmo pessoas que praticam NAMMYOHORENGUE KYO., meu email e cariocars@msn.com., para torcar experiencias e duvidas. grato desde já.

Cesinha Chaves disse...

Simony, aqui tem 3 links de matérias relativas a deus e budismo que creio devem lhe explicar com objetividade essa relação a que se refere (copie e cole no seu navegador)
http://tinyurl.com/ydg4t3z
http://tinyurl.com/lhod3v
http://tinyurl.com/pl44dh
Abraço e boa sorte!

Jurandir - São Paulo disse...

Bom dia Cesar... gostaria de saber mais sobre Nam myoho rengue kyo como posso contata-lo... tem simboloes e palavras que queria saber o significado.. . fico grato em me ajudar.....

Cesinha Chaves disse...

Jurandir, o ideal é você começar a frequentar um grupo de estudos onde irá aprender sobre o Budismo de Nitiren Daishonin com pessoas já veteranas na prática. Você pode procurar a BSGI aí em SP e perguntar onde tem um bloco perto de você.
Liga no 0800 11-61 22, ou (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br. Ou se quiser posso procurar para você, é só me passar cidade, bairro e CEP.
Abraço e boa sorte.

Anônimo disse...

sou budista a 5 anos sou cada dia mas feliz pois cresço mais e mais fazer revolução humana esse e a essencia e levar a felicidade ao maior numero de pessoas possivel.

Anônimo disse...

obrigada por tantas explicações. Gostaria de saber onde posso frenquentar as reunioes no rio de janeiro. Pode ser no bairro de copacabana. Grata

Cesinha Chaves disse...

Você pode ligar para o Centro Cultural aqui no Rio e perguntar sobre blocos de estudos em Copacabana. O tel é 2480-6300.
Se preferir deixe seu email com seu nome, pois vc não assinou o comentário, que procuro um bloco na sua área e lhe passo o contato.
Em meados de Dezembro damos uma parada nas atividades, retornando logo no início de Janeiro.
=)8

Anônimo disse...

ai vai meu email e obrigada pela resposta
karladelpenho@gmail.com

Anônimo disse...

Olá sou o Marcelo e-mail marcelomcouto@bol.com.br
venho aqui dizer que sou do destrito do Marco 7 em Santissimo e frequento a SGI de bangu estou meio afastado e não fui consagrado por que não achei que estava na hora, quero me apegar mais a esta filosofia e espero contar com vc.
Não quero ser e praticar o budista por estatus e sim por querer, ajudar, sentir, passar a frente com a mais pura satisfação e não só por ser.
Já estou tirando muitas dúvidas aqui, adorei.
Ótimo 2011 para todos nóis !!! Fique em paz .

Cesinha Chaves disse...

Marcelo, pode contar comigo no que precisar em relação ao Budismo de Nitiren Daishonin. Estou aqui para ajudar no que for possível!
Grande abraço e boa sorte!

Ivete Ramanauskas disse...

Olá Cesinha, Parabéns, adoro as matérias que constam deste blog, ajudam muito nos nossos estudoS. Mas deixa eu me apresentar, Meu nome é IVETE RAMANAUSKAS, moro em Pindamonhangaba, e frequento o Budismo aqui em Pinda mesmo, temos uma sede aqui. Eu vou receber o GOHONZON dia 20.03.2011 e o meu marido vai se converter no mesmo dia. Estou muito feliz.
tenho 4 filhos do 1º casamento, mas só duas filhas são Budistas, uma na Praia Grande em SP há 6 anos, e a outra a mais velha mora em Limeira e é Budista há quase 2 anos, só faltam meus dois filhos, mas estamos fazendo bastante Daimoku para isto acontecer. NÃO É MARAVILHO.

Cesinha Chaves disse...

Realmente Ivete, tudo o que vc me descreveu é maravilhoso! Desejo-lhes boa sorte em tudo!

Ricardo Araujo disse...

mt bacana seu post, mas resumido ao significado real q é alem disso.. mas esclarecedor...! um otimo dia...

Karine disse...

cesinha, adorei o blog. há alguns anos "namoro" o budismo meio de longe, com leituras e buscas individuais. mas gostaria de frequentar algum grupo. moro em fortaleza e tenho 35 anos.
aguardo seu retorno!
forte abraço,
karine.
karinekpr@gmail.com

itnen sanzen disse...

Cesinha,muita boa sorte! man-myo-ho-rengue-kyo só passei para das um oi sou da organização,um forte abraço.

Image Idiomas disse...

A D O R E I o site!! Sou iniciante na prática, devo receber meu Gohonzon no próximo mês e claro, já sinto os benefícios da prática.
Muito importante encontrar um material tão rico disponível a um click de distância.

Obrigada!
Kelly

Nam Myoho Rengue Kyo!

Margareth disse...

A tradução do gongyo ficou perfeita.O gongyo é um poema.O mais perfeito que já ouvi.PARABÈNS.

Marcio disse...

Olha que engraçado, sou ateu e adorei o ensinamento budista, pois pelo o que entendi ele ensina que tudo que acontece na vida é por conta de causa e efeito, e que temos que despertar o nosso buda interior (nos tornarmos pessoas melhores) e tudo isso acontece por nossa conta e não por conta de um ser superpoderoso e supremo, que dita o que se deve fazer, não consigo acreditar nisso.

Irei estudar mais o budismo pois achei bem interessante a sua doutrina.

Nós somos responsaveis por nossos atos, tanto passado, presente e futuro e só cabe a nós decidirmos como viveremos.

Cesinha Chaves disse...

Marcio, fiquei muito contente com o seu comentário!!!
Budismo é ateu e baseado em lógica e razão! É só parar para pensar e ver que tudo é causa e efeito! Sakyamuni, o Buda Clássico, descobriu a Lei Mística da Causa e Efeito que Nitiren Daishonin, o Buda Original, revelou como Nam-myoho-rengue-kyo. A prática Budista - diária, é justamente para fazer evidenciar o Estado de Buda latente em cada um de nós.
Sugiro que comece a estudar por aqui: -> http://issuu.com/cexa/docs/intropdf

E também recomendo você passar a frequentar um grupo de estudos de Budismo Nitiren que acontecem em casas de Budistas veteranos. Com certeza há um perto de você. Só preciso de Cidade, Bairro e CEP que procuro e lhe passo.

Continue a seguir com esse seu espírito de busca. É a base do "levantar-se só" que é o Budismo.

kyomma disse...

olá, Meu nome eh KYOMMA sera que tem alguma ligaçao? adorei o blog abraço

Norma Villares disse...

Adorei o blog. Muito bom! Parabens pelo material, eu conheci numa meditação do NAN MYOHO RENGUE KIO.
Vou partihar em meu blog. peço permisssão, colocarei os créditos.
Abraços

Cesinha Chaves disse...

Cara Norma, pode usar e abusar do material com o devido crédito. Daimoku não é meditação, é mais...Por favor leia essa matéria -> A diferença entre meditação e daimoku http://www.budanaweb.com/2009/12/recitar-nam-myoho-rengue-kyo-e-uma.html

ALMIR_RED disse...

CEZINHA PARABÉNS POR TER ESSE INTERRESSE EM DIVULGAR O BUDISMO E COLOCAR MAIS CONHEÇIMENTO A OS HOMENS, MEU NOME É ALMIR ROGÉRIO , SOU DE ALTA FLORESTA MATO GROSSO, ESTOU COMEÇANDO A PRATICAR O DAIMOKU - NAM MYOHO RENGUE KYO, TENHO PESSOAS AQUI QUE SÃO BUDISTAS E SEGUEM A LITURGIA DO BUDISMO DE NITIREM DAISHONIN. MEU EMAIL = REDB11@HOTMAIL.COM TAMBÉM É O MSN SE QUISER ME ADD, ABRAÇOS E FIQUE NA PAZ.

Anônimo disse...

Oi boa tarde o budista acredita que Deus está acima e criou o universo e entregou seu filho Jesus para salvar a humanidade ? aguardo resposta.

obrigado..

Cesinha Chaves disse...

Caro anônimo, sugiro a leitura da matéria Budismo e a doutrina cristã da criação, dá qual retirei esse pequeno trecho: "Para os budistas, então, não existe uma criação no sentido da história bíblica. O universo se formou quando as condições necessárias se deram, baseadas na lei de causa e efeito inerente na própria natureza do universo. Da mesma forma como surge, desaparece. Mas não há uma causa original, como não há um final. O universo é infinito, sem limites de tempo e espaço. “O universo em si mesmo é um ser vital que contém o potencial da vida que desenvolve-se de diferentes formas; é, portanto, definido como a entidade de vida mais grandiosa”. O link direto é -> http://www.budanaweb.com/2011/06/budismo-e-doutrina-crista-da-criacao.html

Anônimo disse...

não sou membro mas conheço pessoas que são. gostaria de saber se, mesmo não sendo, pode-se recitar o mantra e se pode ser recitado sem ter ( longe do) o altar, isto é, andando na rua, guiando o carro...
muita luz!

sjolavo@ig.com.br

Cesinha Chaves disse...

Pode recitar sem ser membro, é claro!!!
Agora recitar enquanto dirige ou caminha, serve para acumular boa sorte.
Mas transformação de carma para ser eficaz deve ser através da prática do Daimoku diante do Gohonzon,
que é o objeto de observação da mente deixado por Daishonin para toda a humanidade.
Quem ainda não tem o seu Gohonzon, deve fazer o Daimoku com o sentimento de querer alcança-lo
e te-lo em sua casa, para poder cada vez mais aumentar a sua sintonia com a Lei Mistica

Anônimo disse...

oi, eu sou a criadora do widget Singing Bowls no seu blog. Fico feliz de ve-lo aqui. Sou brasileira tambem. abracos, Ursula
http://www.facebook.com/pages/Buddhahands/167787426573481

Cesinha Chaves disse...

Que surpresa agradável! Sou muito grato a você por ter criado esse aplicativo! Muitas pessoas comentam comigo que adoram ficar tocando os sinos, e tem gente que usa até no Gongyo! =)

Anônimo disse...

oi seninha adoro seu blog, conheço o budismo a 14 anos mas n frequento com frequencia vou depois vou p outra religião n consigo ficar praticar direto sempre paro pq será. um abraço meu e-mail m_inesfranco@hotmail.com

Gabriel M disse...

Olá Cesinha,me chamo Gabriel,sou estudante de psicologia,e vim a conhecer seu blog apartir da descoberta da existênciade de associações de pensamentos de grandes psicanalistas com e religião budista!estou curioso e interessado em aprender mais sobre a religião budista,porém desconheço qualquer orgão,grupo de estudos ou centro que tenha práticas budistas e que sejam inteiramente fidedignos.Peço-lhes referências confiaveis,caso saiba para me indicar.Grato... Moro em Goiania(Go), e-mail(gabriel-mos@hotmail.com)

Cesinha Chaves disse...

Caro Gabriel, como o acaso não existe, vc veio parar no BudaNaWeb para que eu possa lhe passar o contato da BSGI, que é organização de propaga no Brasil, e em mais 192 países e territórios, de maneira correta, os ensinamentos do Buda Original dos Últimos Dias da Lei, Nitiren Daishonin.
Esse budismo é passado de coração para coração em reuniões que acontecem em blocos de estudos, em casas de budistas veteranos.
Sempre lembrando que o tripé do Budismo Nitiren é Estudo, Prática e Fé (http://www.budanaweb.com/2009/01/estudo-prtica-e-f-o-trip-do-budismo.html) e o bloco é o local propício para se viver isso.
Entre em contato direto com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Caso não consiga, me envie aqui pelo blog a sua cidade, bairro, cep, que entro em contato com BSGI para localizar um bloco de estudos perto de você.
Abraço e boa sorte!

Patricia Gazzoli disse...

olá cesinha, me chamo Patricia e já pratico esse maravilhoso budismo há mais de 20 anos sou da rm suzano.muito bom esse blog otimo pra tirar duvidas de alguns chakubukus néh!! adorei mesmo.O budismo é um ensino que enriquece nossa vida e nos ajuda a desenvolver um caráter e uma benevolência extraordinários.
bjuss á todos recitem daimoku e então experimentaram a infinita alegria da lei.

Anônimo disse...

Parabéns , tudo que se acrescenta de bom para a humanidade, é bem vindo!!!
E voce esta fazendo uma grande doação nesse blog! "humanidade precisa disso, de aprendizado Verdadeiro "Eu estava precisando da traduçao do Nam myoho rengue kyo...para compreender mais esse universo,e gostei muito das explicações. Que a luz de Buda ilumine a todos!

Anônimo disse...

Olá!Meu nome é Alberto. Existe algum grupo de estudos na cidade de Chapecó(SC)? Meu email é tillrobin@ibest.com.br

Anônimo disse...

ola sou de saopaulo e gostaria de saber como consigo o gahoson pois tenho a escritura sou isabel e meu email e mariokobashi@hotmail.com

Cesinha Chaves disse...

Isabel, que escritura vc diz ter?
O Gohonzon deve ser "alcançado". Ele foi inscrito pelo Buda Nitiren e representa a vida iluminada do Buda, e nós fazemos a prática ante dele, para "sintonizar" a nossa vida com essa vida iluminada - que temos latente dentro de nós!
Para vc alcançar o seu Gohonzon pela BSGI, vc deve frequentar um bloco de estudos e lá se desenvolver na prática, estudo e fé.
É necessário algum tempo de prática, saber bem os princípios básicos do Budismo Nitiren, saber recitar o Sutra ( a recitação atual é de parte do 2º capítulo e parte do 16º capítulo do Sura de Lotus, que vc encontra aqui ->http://www.budanaweb.com/2009/07/gongyo-para-treinar-com-traducao-em.html ) além de passar por uma entrevista com dirigentes, para darem o aval se vc está "pronto" ou não.

Anônimo disse...

Obrigado Cesar!

Abraços!

ninhacardoso disse...

Obrigada por um blog tão maravilhoso e que me ensinou muito. Estava em busca de algo assim, e como tudo na vida é positivismo, aqui estou. Obrigada.
Carmelita

pensar e criar disse...

Estou aprendendo sempre mais com seu blog. Sou budista desde 3 de maio de 2010, recebi meu gohonzon em setembro de 2010, tenho procurado aprender tudo que posso sobre essa doutrina maravilhosa que consegue preencher as lacunas vazias ou indecisas em nós. Quando abro as portas do butsudã me sinto abrindo as portas para entrar na morada dos deuse e estar em contato com eles. É como se pudesse ve-los. É assim que me sinto.

pensar e criar disse...

zantedeschia01@hotmail.com

diegokk.wordpress.com disse...

Sensacional!
Parabéns. Sou um budista de Brasília, chakubuku dos meus pais e adorei seu post.
Sucesso pra você e toda a sua família.

Anônimo disse...

Ola, eu gostaria muito de participar de alguma reuniao na minha cidade , mais infelizmente eu não sei aonde se localiza ; moro em Pindamonhagaba - sp , o meu bairro é Parque das Nações , sou do sexo masculino , e tenho 16 anos .

Desde ja agradeço !
hamilton.l.com@hotmail.com
neto_14.com@hotmail.com

Anônimo disse...

ola cesinha...chamo-me jaime laranjo vivo em Angola-luanda, tenho 24 anos sexo masculino .
cesinha antes de tudo obrigado...foi curioso ver este site estou a me sentir muito feliz e a comecar entender em 30 min A VIDA...por favor so quero encontrar a felicidade ajuda-me...
o meu e-mail: jaimelaranjo@hotmail.com

Suellen Regina disse...

oi Cesinha,eu pesquisei sobre o que significava Nam-Myoho-Rengue-Kyo. mais nem mesmo sabia escrevê-lo. rsrsrs
Na ultima tentativa apareceu do nada, e não é a primeia vez que essa frase me surpreende.
Em 2008 morei em São Paulo e estava em um onibus, eu estava indo espalhar curriculos. muito desanimada por sinal,mas... Uma senhora sentou ao meu lado e me perguntou aonde eu ia. eu falei, e logo em seguida ela me citou essa frase e pediu que eu a repetisse sempre. fui repetindo até chegar ao meu destino e sem pestanejar fui contratada... Acredito cegamente que essa frase tem mesmo esse impacto!!!
"Nam-Myoho-Rengue-Kyo!"
meu e-mail:uellenevoce@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, Cesinha
Boa tarde... Para uma pessoa que está tentando encontrar as lições de budismo como eu, o seu blog é fantástico.
Esse filme que você postou... Está martelando a minha cabeça até agora.
Moro em Apucarana no norte do Paraná (86811-010). Caso tenha algum grupo de estudos nas proximidades, peço a gentileza de me informar. O meu é-mail é jorge.kawasaki@live.com. Muito obrigado e Parabéns pela iniciativa.

Cesinha Chaves disse...

Caro Jorge, fico muito contente em saber que o filme lhe tocou e que está aproveitando o blog.
Assim que 2013 vier, entre em contato com o Departamento de Organização da BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br e pergunte por blocos de estudo perto da sua casa.
[ ]s

Marina Ribeiro disse...

Olá, sou Marina, tenho 33 anos e hoje estava assistindo tv e derrepente aparece na Malhação uma atriz pronunciando o daimoku e nesse momento fui invadida por uma avalanche de bons sentimentos, havia pelo menos uns 20 anos que não ouvia ninguem pronunciar isto, lembro-me que quando eu era criança, minha mãe era budista, frequentavamos as reuniões e não sei o porque, nem quando isso parou, mas me deu uma paz ouvir novamente e eu gostaria de ser praticante, vc pode me ajudar?

Cesinha Chaves disse...

Olá Marina. Será um prazer ajuda-la!! Em qual cidade você está?

Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo, os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI, que é a organização que vem propagando o Budismo de Nitiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.

O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nitiren, sempre orientados por veteranos na prática.

As informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou RJ (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.

Caso não consiga, me envie avise que tento localizar um bloco de estudos perto de você.

Deixo 2 links para estudo:
Kit de intro -> http://issuu.com/cexa/docs/intropdf
Livro Sintese do Budismo -> http://www.4shared.com/office/WiZEUj_g/sintese_do_budismo.html?

Unknown disse...

Só uma pequena correção, mesmo sabendo que as palavras "nan" e "renge" podem ter sido abrasileiradas para facilitar. Devo dizer que quando se escreve japonês "romanizado", ou seja, em alfabeto, não existe o "gue" que fica literalmente " gu e", pois o ge se lê gue. E o nan também não segue a regra do português com final m.
Mas o principal esta ótimo!

ane carneiro disse...

Parabens, palavras para uma boa reflexao,
anecarneiro@gmail.com



Aline disse...

Oi cesinha! Seu blog é muito inspirador, adorei a parte dos sons! Você por acaso saberia me dizer onde eu poderia praticar, junto a um grupo, aqui perto da Gloria? Serve catete, centro, lapa, largo do machado... Gratidão, aline

Cesinha Chaves disse...

Olá Aline! Grato pela mensagem!
Com certeza há blocos de estudos nesses locais!
As informações sobre os blocos, voce mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, 2480-6300 - departamento de organização.

Unknown disse...

olá sou fukuxi muita grata a sensei por trazer esse maravilhoso estudo e muito confiante nas palavras de nitirem que iria emegir da terra os responsaveis pelo kosse-rufo e feliz de encontrar pessoa com blogs a fim de pregar conformr a capacidade das pessoas pq encontrar budismo é facil dicil ´´e ser um praticante davida diaria e me orgulho muito de ser um devoto do sutra de lotus e feliz por achar um blog para esclarecer o budismo de nitirem

Unknown disse...

Olá Celso adoro tudo do seu blog, sou budista e amo faze meu daimoku e Gongyo.e o que me da impulso pra continua a viver pois tive câncer em 99 e 2009 e ainda estou na luta pela vida e tenho a certeza da minha cura diante do meu gohonzon sinto que tenho muita vida e missão a cumprir, sou uma pessoa só não tenho ninguém mais depois do gohonzon sinto que não estou só tenho a proteção dos deuses budista e leu o que meu querido mestre orienta vou vencer quero estar aqui em 2030,vou esta com 78 anos com saúde pra ver esse povo recitando o nam-myoho-rengue-kyo gostaria do endereço do mestre quero escreve por favor me manda meu e mail sandrinha52bm@hotmail.co obrigado Celso um forte abraço Sandra Regina

Anônimo disse...

A 13 anos atrás conheci uma pessoa maravilhosa Japonesa que me ensinou a falar essas palavras, eu sempre falei, mas o tempo passou e eu acabei as esquecendo, ontem ao me deitar, muito triste e diante de um problema, simplesmente as palavras vieram até mim, as pronunciei e acabei dormindo em paz e o turbilhão de pensamentos ruins se foram. Fiquei tão agradecida e ao acordar vim para o computador e agora através do seu blog conheço o real significado das palavras. abraço. Muito agradecida Diana.

Anônimo disse...

Olá, meu e-mail é: lvilelabarros@bol.com.br
Já sou Budista, pertenço ao bloco Monarca de Pará de Minas.
Abraço e parabéns.

M18 disse...

boa tarde amigo, posso recitar este mantra em qualquer ocasião e lugar?

não sou budista.

obrigado!

Cesinha Chaves disse...

Caro que sim, Euler! Daimoku não tem contra indicação!!! Mas seria mais interessante e produtivo se frequentar um bloco de estudo de Budismo. Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo, 
os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI, que é a organização que vem propagando o Budismo de Nitiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.

O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nitiren,  sempre orientados por veteranos na prática.
Com certeza tem um perto de você.

As informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, 
pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou RJ (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.

Abraço e boa sorte, sempre!

Anônimo disse...

Olá, Noita passada sonhei que alguem, q nao via o rosto, me dizia o mantra no meu ouvido. E acordei pensando nisso. Pois estou num momento de mt reflexao de minha vida , querendo tomar decisoes sem me prejudicar e magoar ninguem.Detalhe, não deitei pensando nisso. E vim na internet buscar alguma resposta e encontrei seu blog , e pelo que li voce responde as pessoas que fazem os comentarios . Achei isso mt delicado de sua parte , e resolvi te escrever.
Em 2002 fui apresentada ao Budismo,e lembro que me orientaram a dizer o mantra durante 1 hora td dia mentalizando o que desejava. Naquele momento eu queria muito um emprego especifico , e consegui dps de alguns dias. E confesso que deixei praticar depois de algum tempo, melhor dizendo, nunca mais pratiquei.Mas nunca esqueci .

Você acha que meu inconsciente mandou algum recado ?
Obrigada, obrigada, obrigado
Calu

Cesinha Chaves disse...

Eu é que pergunto Calu. O que você acha?

Joto disse...

Bom dia,Cesinha.
Aqui de Portugal...como posso ter acesso a bibliografia que me ligue mais a este mantra Nam myoho rengue kyo.Não sou budista,mas pratico-o á três meses,uma vez por dia....mas ainda não posso dizer que vi grandes alterações na minha vida....também gostaria de ter algum contacto seu,para lhe colocar questões.

Abraço e Luz para si

Cesinha Chaves disse...

Joto, você pode ir estudando aqui pelo blog pois há material suficiente fornecendo um boa base para iniciar. Explore os outros blogs e sites destacados na barra lateral da direita. E por último deixo-lhe um link com bons livros sobre budismo Nitiren e como encomenda-los pela web: http://www.budanaweb.com/2009/05/livros.html

Unknown disse...

adorei este blog muito esclarecedor se puder me enviar mais coisas pelo meu e-mail serei muito grato. pedrohenriquefonseca2@gmail.com

Anônimo disse...

Ola Cesinha, meu nome é Erika eu sou budista de nitirem e moro em Santos, estou temporariamente em blumenau -SC acompanhando meu pai num transplante de figado, eu gostaria de ir em uma reunião por aqui, vc poderia me ajudar a encontrar alguem aqui?? Meu email é erikinharojas@hotmail.com.
A proposito, fui sua vizinha num condominio na Barra da tijuca e 14 anos atras...em frente a praia...eu estava gravida....acho q vc nao vai lembrar! Aguardo seu contato.Obrigada!!

Unknown disse...

Veio de encontro aos meus anseios,
Às perguntas sem respostas,
À liberdade de pensamento,
Ao crescimento sem questionar a fé,
À crença no seu interior,
À manutenção da harmonia,
À sintonia com a natureza e o universo.

Andréia disse...

Que maravilha de blog! Sou praticante há um ano, e tenho comprovado, diariamente, o poder desta lei mistica

Parabéns! Vou iniciar meus estudos no budismo Nitiren,conto com sua ajuda!

Obrigada, que belo Kossen -Rufu!

Anônimo disse...

preciso do endereço de uma comunidade em realengo no rio de janeiro para uma chakubuku.

Obrigado

alexangelino@ig.com.br

Andre disse...

Olá, sou André Duarte, a alguns anos fui apresentado ao nam myoho renge kyo por uma senhora em copacabana.
Pratiquei por poucas semanas o que modificou minha vida ... mas perdi todo os contatos e ate o cartão que ganhei... isso tudo esfriou em mim... fiquei perdido sem saber como praticar e nem onde, quero muito praticar e ir a uma reunião.
Busco orientação, Meu email: adcdoliveira@gmail.com

Anônimo disse...

margarete_tol@yahoo.com.br

Unknown disse...

Pratico o essas palavras maravilhosas ha mais de 30 anos .Nunca fui a um templo Budista. Leio tambem, diariamentev o gongyo, minha vida e super reta , entendo perfeiramente a lei da causa e efeito. Moro em Winter Garden , uma cidade ha 25 minutos de Orlando, na Florida. Teriamos algum templo Budista aqui. Caso tenha me informe por favor.grata

Cesinha Chaves disse...

Elaine, há muito o budismo de Nichiren rompeu as barreiras dos templos que o confinavam.
Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo, 
os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela SGI, 
que é a organização que vem propagando 
o Budismo de Nichiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.
O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nichiren, 
sempre orientados por veteranos na prática.
Com certeza tem um perto de você.
Procure a SGI aí na Florida: http://www.sgi-usa.org/memberresources/fncc/
Abraço

Anônimo disse...

pode, baixar um gohoson pela internte,?????

zulma helena disse...

Boa Tarde!!

Como iniciante do budismo de Nitiren....encontrei-me maravilhosamente....depois de anos de anos buscando uma religião.
Sou professora da rede estadual de educação do estado do Pr.
Gostaria de dizer que seu blog é grandioso...e que vou aprender muito aqui.

Obs. meu nome é zulma helena....61 anos de idade. Meu end.
z_aguiar@hotmail.com

Obrigada!! Abraços!!

Anônimo disse...

Cesar
Num de seus comentarios voce disse "acreditando ou não..."
Se eu fier numa de apostar sem fé simplesmente dando um voto e recitando tambem surtira efeito ?

Cesinha Chaves disse...

Caro "Anônimo", costumo fazer a comparação da Lei Mística com a lei da gravidade. Antes de ser descoberta a gravidade sempre agiu, mas só depois de descoberta é que as pessoas conseguiram viver os seus efeitos. O mesmo acontece com a Lei Mística, querendo ou não, acreditando ou não, a Lei age implacavelmente. Sugiro você "desafiar" a Lei Mística recitando o Nam-myoho-renge-kyo e repare que "coincidências" começam a surgir. Insista na prática, sem esforço não há "recompensa".

Cesinha Chaves disse...

Caro "Anônimo", costumo fazer a comparação da Lei Mística com a lei da gravidade. Antes de ser descoberta a gravidade sempre agiu, mas só depois de descoberta é que as pessoas conseguiram viver os seus efeitos. O mesmo acontece com a Lei Mística, querendo ou não, acreditando ou não, a Lei age implacavelmente. Sugiro você "desafiar" a Lei Mística recitando o Nam-myoho-renge-kyo e repare que "coincidências" começam a surgir. Insista na prática, sem esforço não há "recompensa".

Anônimo disse...

Me manda tudo o que voce sabe a.respeito dessa prática pra mim...
Mas tudo mesmo... A oração o templo


ester123_gata@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cesinha Chaves disse...

Caro Osório, tudo é causa e efeito. O fato de você ter queimado o seu Gohonzon, numa fase que estava com problemas de ordem psiquiátrica, é facilmente compensado pelo seu sincero arrependimento e retomada do rumo correto dos ensinamentos de Nichiren.
Aconselho você a procurar a BSGI e passar a sua história para os veteranos, que certamente, melhor do que eu, poderão lhe orientar melhor.
Grato por ter dividido a sua história comigo e os leitores do blog.
Grande abraço e boa sorte, sempre!

Unknown disse...

Gostaria de agradecer por muitos esclarecimentos obtidos por mim hoje no seu blog....abraços, Tati

Cesinha Chaves disse...

Grato, Tatiana!
Continue com o seu espírito de busca!
:-)

Unknown disse...

Gostaria de agradecer por muitos esclarecimentos obtidos por mim hoje no seu blog....abraços, Tati

Maxi disse...

Bom dia! Há 25 anos fui convidada por uma amiga a ler e me informar sobre o budismo. Na ocasião, confesso, não dei muita importância... ontem fui à casa desta mesma amiga, com quem não tinha mais muito contato, e participei de uma reunião para "simpatizantes". Encontro-me em um momento bastante delicado e encontra-la na rua e perguntar-lhe sobre o budismo não me pareceu uma simples coincidência... hoje percebo que se tivesse levado a sério antes, agora tudo estaria diferente... gostaria de receber sempre informações sobre o seu blog, pois passou-me confiança e seriedade e é o que preciso para ampliar o meu conhecimento agora. Meu email é marianff@gmail.com.

Unknown disse...

Estou iniciando as orações, ainda não conheço quase nada, mas vou me empenhar para aprender cada dia mais.
Grata

Unknown disse...

Parabéns Cesinha...

Beth disse...

Quando não entendo, pergunto. Em algum lugar no espaço ou no tempo, ainda não existimos ou já fomos extintos. Costumo dizer que somos uma poeira cósmica viajando pelos infinitos Universos. Se expandirmos essa Lei de causa e efeito ao ilimitado Universo, então teremos inúmeros e infinitos carmas? Nesta vida, neste Planeta, essa lei fica restrita, limitada? Se somos o que pensamos e tivermos a capacidade de criar o que desejamos, existe quem possa ter controle sobre o próprio carma? O “Nam Myoho Renge Kyo” tem a ver com a Lei da Atração? Minha cabeça é um turbilhão de perguntas sem respostas.

Cesinha Chaves disse...

Oi Mahone. Vamos ver se consigo sanar algumas das suas dúvidas.
Sim, somos poeira cósmica, e pelo Budismo, tudo está conectado, ou seja somos um só; nós os planetas e galáxias viemos da mesma fonte.
Em relação a infinitos carmas, é algo um tanto complicado. Não tenho base e estudos suficientes para responder com certeza. Carma significa Ação, e o que vivemos são os efeitos do carma, que é gerado por pensamentos, palavras e ações.

Segue um trecho de uma matéria escrita por Daisako Ikeda, sobre Renascimento:
“Após a morte de um ser, este se funde com a vida ainda maior, que é o próprio Universo, na condição de não-substancialidade (ku). Contudo, a consciência-alaya - na qual armazena todo o carma deste ser – continua a existir. Quando a causa externa – a informação genética provenientes de ambos os genitores – se encaixar exatamente com a causa interna armazenada na consciência-alaya, a vida – como uma existência temporária, pode se manifestar neste mundo, em forma do nascimento de um novo ser. Este fenômeno pode ocorrer independentemente da localização dos pais, pois a vida no estado de não-substancialidade transcende o espaço físico-temporal. Para traçarmos um paralelo com algumas idéias da moderna biologia e psicologia, podemos dizer que no momento da concepção de um feto, a causa interna e o efeito latente armazenado na consciência-alaya de uma vida - no estado intermediário - se manifestam, como resultado da força ativa do genes provindos dos pais.”
LINK PARA A MATÉRIA COMPLETA EM: http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/renascimento.htm

A Lei - pelo Budismo Nichiren revelada como Nam-myoho-renge-kyo - está presente em tudo e em todos. É ilimitada. Essa Lei é que "comanda" o Universo - que algumas pessoas chamam de "Deus". A diferença básica é que o conceito de "Deus" o coloca acima e fora das pessoas. Em contraste a Lei Mística está em tudo e em todos, como disse anteriormente.

O fundamento básico do Budismo Nichiren é justamente a capacidade de transformarmos a nossa vida - pensamentos, palavras e ações - através da prática do Budismo. Sendo assim, a cada instante temos condição de criar um novo futuro, e um novo carma, por consequência.

Não é o Nam-myoho-renge-kyo que tem a ver com a “Lei da Atração”, e sim o contrário. Todas as leis do Universo, como a gravidade, atração e todas as demais, estão dentro da Lei Mística.
No Universo, só existe a dualidade Força e Matéria que deu origem à sua concepção sobre as Leis de caráter geral, que tudo explicam (pela exatidão de suas consequências) e que regem o conjunto de todos os fenômenos verificados.

Espero ter ajudado a elucidar pelo menos alguns pontos das suas dúvidas.

Sugiro, caso já frequente um bloco e estudos, que leve as suas dúvidas para um dos dirigentes, que creio possa ser mais capaz que eu para lhe dar respostas.

Continue com sempre com seu espírito de busca. A Dúvida é a busca da Verdade

Beth disse...

Super obrigada, Cesinha. Esclareceu muitas coisas, pois me levou a procurar em outros sites budistas e estou muito feliz, pra falar a verdade, como nunca estive. Mudei para uma cidade do interior de São Paulo, Joanópolis, e aqui não existe nenhum bloco que eu possa frequentar, infelizmente, por isso, tenho lido muito pela net, mas vou ver se encontro algum bloco em cidades vizinhas. Agora estou buscando no site do texto que vc me mandou. Fique em paz.

Cesinha Chaves disse...

Mahone, procure entrar em contato direto com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804 ou pelos email informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br.
Eles vão lhe indicar o bloco de estudos mais perto de vc.
Procure logo, pois damos uma parada para as festas de Dezembro, voltando na 1a semana de Janeiro.
Abraço

Aldanita R. Betancourt disse...

Estou iniciando e amo

Unknown disse...

Bom dia! Existe algum grupo em Joinville SC? Obrigada!

Cesinha Chaves disse...

Caro "Unknown" entre em contato com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804 ou pelos email informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br.
Eles vão lhe indicar o bloco de estudos mais perto de vc.
[ ]s

Alessandra Jotta disse...

Oii tudo bem ?
me chama no Meu email : Alessandrajotta@gmail.com
procuro um grupo em São Paulo sp, Zona norte (tucuruvi)
Eu me apaixonei pelo budismo e quero me aprofundar mais!

Marcos disse...

Eu sou grato pelo budismo na minha vida. Namastê.

Unknown disse...

Bom dia! Moro em Natal RN e gostaria de obter informações sobre estudos do budismo em Natal.

Cesinha Chaves disse...

Oi Sonia, as informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir 
entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, 
pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelos emails informacoes@bsgi.org.br, antonio.junior@bsgi.org.br ou tiemi.kuroiwa@bsgi.org.br
É só perguntar por um bloco de estudo perto de você.
[ ]s

Anônimo disse...

Boa tarde, encontrei um cartão com a Mantra Nam Miho Rengue Kio e comecei a recitá-la todos os dias sempre que me lembrava, observei que muitas coisas que me incomodavam, foram saindo do meu caminho, até mesmo pessoas (que me fazem falta), senti que se afastaram para não atrapalhar a minha felicidade, agora mesmo vou procurar a pessoa amiga que me deu o cartão pois sinto-me em paz.

Cesinha Chaves disse...

Sorte sua, caro Anônimo, tudo começa com o Nam myoho renge kyo!
Caso não consiga encontrar a pessoa que lhe deu o cartão, entre em contato direto com a BSGI, Departamento de Organização, pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804 ou no Rio (021) 2480-6300 ou pelos email informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br.

Anônimo disse...

Olá, boa tarde!
sou chakubuku no Rj, baixada, Belford Roxo, queria conhecer pessoas próximas a mim que praticam tenho 18 anos, e de sexo masculino.
e-mail leandro.Akihito@hotmail.com

Unknown disse...

Porque a Soka Gakkay e o Clero da Nitiren Shosho não se entendem?

Cesinha Chaves disse...

Larilene, segue um link para uma matériado do exame de budismo de 2015 sobre o assunto:
http://examedebudismo2015.blogspot.com.br/p/o-que-e-o-clero-da-nichiren-shoshu.html

BuddhaDharma disse...

Recitar o Nam-myoho-renge-kyo e o Gongyo seria uma espécie de Dharani?

Cesinha Chaves disse...

BuddhaDharma, lhe confesso que desconhecia o termo. Pelo que vi na Wikipedia o Daimoku se encaixa na descrição de Dharani, que como consta lá, "encapsula o significado de uma seção ou capítulo de um sutra".

BuddhaDharma disse...

No próprio sutra de lótus consta um Capítulo chamado Dharani. O título de cada capítulo, creio eu, são "pistas" que levariam o Buda Nitiren á revelar o nam-myoho-renge-kyo. Pois tambem existe o Capítulo Bodhisattva Som Maravilhoso, O Portal Universal do Bodhissattva Contemplador dos Sons do Mundo. E consta tambem: alguem que leia, recite, mantenha para si, propague, proteja... após a minha morte...

Nam-myoho-renge-kyo!

BuddhaDharma disse...

Will, Nam com "m" está certo. Pois é uma abreviaçao de Namu, e não um "abrasileiramento". ;)

Unknown disse...

Boa noite. Está sendo de grande ajuda. Obrigada.
Inês

Anônimo disse...

Existe um momento correto para adquirir o Gohonzon?
Estou a4 semana já praticando e já fui a três reuniões

Cesinha Chaves disse...

Seu coração é que pode responder essa pergunta. É só manifestar a vontade de receber a concessão do Gohonzon. Procure o pessoal do bloco que frequenta e fale com eles.

Layse disse...

Cesinha, para adquirir o Gohonzon tem que pagar algum valor? E para ser membro convertido da SGI tem que pagar também?
Aguardo seu esclarecimento. Meu e-mail é: laysechristina_ro@hotmail.com

Unknown disse...

Oi amei tudo isso . Beijos quero saber em São Paulo ou em miami se tem grupo de estudos .

Cesinha Chaves disse...

Oi Sonia.
Em SP você pode procurar diretamente a BSGI, Departamento de Organização, 
pelo 0800 11-61 22, ou (011) 3274-1800, ou pelos emails informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br.
Dei uma busca no Google e encontrei um Centro Cultural em Miami:
Endereço: 3361 SW 3rd Ave, Miami, FL 33145, EUA
Telefone: +1 305-728-0830

Unknown disse...

CESINHA CHAVES, EXCELENTE DIA !
VOCE CONHECE ALGUMA COMUNIDADE NO TWITER EM PORTUGUES, ESTIVE PESQUISANDO E SO LOCALIZEI EM INGLES.
AGRADEÇO DESDE JA

Cesinha Chaves disse...

Olá André. Não costumo navegar pelo Twitter. Às vezes subo alguma coisa no @BudaNaWeb.
Se vc der uma busca no Google nas palavras "Budismo" "Nitiren" "Nichiren" e "Twitter" certamente irá encontrar algo por lá!
Grande abraço.

Elaine S disse...

Olá César
Sou admiradora do Budismo a distância. A idéia de responsabilidade sobre nossos atos e, por consequência, da nossa vida, faz muito sentido para mim. Faço parte de um grupo de 6 vozes femínimas e uma das meninas é budista. No final do ano passado fomos convidadas a cantar numa das reuniões na casa de uma veterana. Foi muito rico. Logo em seguida fomos convidadas a participar num evento de entrega do gohonzon na BSGI. Aí, foi especial. Cantar foi de uma alegria imensa! Mas não me aproximei além disso. Está madrugada acordei meio em sobressalto com "nam ...rengue kyo " na cabeça. Nao me lembrava direito. Fui a internet, consultei o texto completo e voltei para cama repetindo. Voltei a dormir e imagens de coisas q estao me preocipando /incomodando foram surgindo sendo jogadas fora. Acordei mais leve. Fui para um compromisso e na volta recebi uma noticia q me deixou muito feliz! Voltei pra casa e achei seu blogue. Li a explicaçao sobre o significado do Daimoku e todos os comentários desde 2008. Gostei dessa experiência, gostei da maneira natural das suas explicações. Vou ler os textos sugeridos e quem sabe fazer parte de um bloco. Desde já, agradeço por estar no meu caminho. Abraços.

Cesinha Chaves disse...

Oi Elaine. Grato por compartilhar o seu comentário aqui no blog! Fico mais que contente em ouvir a sua narrativa!
A semente do Nam-myoho-rengue-kyo já foi plantada em você faz tempo, e agora começa a desabrochar!
Procure, sim, um bloco de estudos, pois ali você vivencia o budismo ao "vivo" e é no bloco que vc pega as bases para começar a alçar vôo! Prática , fé e estudo, esse é um dos tripés do Budismo, e através do bloco vc vai revelar todo o seu potencial!
Entre em contato com a BSGI e pergunte por um bloco perto de você: 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804 ou no Rio (021) 2480-6300 ou pelos email informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br.
Caso precise de ajuda, é só pedir!
Por favor, me mantenha informado do seu progresso, OK?

"Gentio Fashion" disse...

Aqui na matéria li que se praticarmos corretamente o Nan Myaho Rente kyo, ele funciona, isso se feri a pronúncia, horários postura, em fim que começar praticar então quero fazer corretamente

Unknown disse...

Vou receber meu gonhozon estou radiante ja tive muitos beneficios

Cesinha Chaves disse...

Que máximo Marcileia! Que a sua vida seja repleta de boa sorte!
E como disse o Buda Shakyamuni, siga a Lei, não as pessoas!

Unknown disse...

Bom dia,

Gostaria de saber se basta recitar a frase nam-myoho-renge-kyo, ou devo recitar o mantra completo.

Obrigada

Mariliah

Cesinha Chaves disse...

Oi Marilia, a prática completa do Budismo de Nichiren Daishonin é composta da prática principal, a recitação do Nam-myoho-renge-kyo (“o feijão com o arroz”) e da prática secundária, que é a recitação do Gongyo (“o tempero para o feijão com arroz”) .
Para quem está começando, apenas recitar o Daimoku (Nam-myoho-renge-kyo) já surge efeito.
Mas a prática completa é Gongyo + Daimoku diante do Gohonzon.
Sugiro você procurar um bloco de estudos perto de você, ligando para a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804 ou no Rio (021) 2480-6300 ou pelos email informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br.

Dani372 disse...

Se parar de praticar o que acontece

Unknown disse...

Budismo não é pra aprender apenas, é pra praticar aprender colocar em prática o que aprende e finalmente comprovar na própria VIDA o que você tá lendo aqui. Por isso budismo é FÉ PRÁTICA E ESTUDO, É UM TRIPÉ. Sem essas três coisas juntas não é budismo Nitiren