segunda-feira, 9 de março de 2009

Textos de Introdução


A razão principal de fazer e manter o Buda Na Web sempre foi a de facilitar ao máximo introdução ao Budismo de Nichiren Daishonin. Meus primeiros posts aqui no Buda Na Web foram Como se pratica o Budismo de Nichiren Daishonin? e Uma prática introdução à prática. Posteriormente montei um "Kit de Introdução", um guia explicando passo a passo como fazer para começar a praticar.
Agora coloco aqui a "Versão 3.0" do "Kit", que foi montado especialmente para você baixar para o seu computador e estudar com calma. É ideal para quem está iniciando ou para quem quer fazer Shakubuku!
Lembrando que o ideal é se frequentar os blocos de estudos da BSGI para se desenvolver plenamente no Budismo de Nichiren Daishonin.
Boa sorte e bom proveito.
Aqui tem uma publicação online com textos, ilustrações e links. 

129 comentários:

brenossauro disse...

Obrigado pela dica!
Valeu ter adicionado no twitter

Sol disse...

A idéia do resumo pra baixar foi ótima!
Beijinho!

Unknown disse...

ola boa noite !gostaria de traduzir meu sutra em portugues pois gostaria de saber o significado das palavras desde ja agradecido.

Cesinha Chaves disse...

San, a tradução que você está aqui no Blog, num post de agosto do ano passado. O link direto é: http://www.budanaweb.com/2008/08/o-gongyo-e-sua-traduo.html.

Aproveite e ouça a narração da tradução feita pelo Bruno Padilha http://www.macjams.com/song/42079
(copie os endereços e cole no seu browser)

Abraço e boa sorte.

vivianne disse...

tenho uma dúvida...o Nitiren Daishonin é uma escola separada da escola Jodo Shin(Terra Pura)??

Cesinha Chaves disse...

Viviane

Nitiren Daishonin é o Buda Original Dos Últimos Dias Da Lei e criou um Budismo de fácil acesso para que todos possam atingir o Estado de Buda nessa existência. Baixe a compilação de textos de introdução aqui nesse post, e leia também sobre a vida de Nitiren aqui no blog, em Fevereiro, ou aqui no link direto: http://www.budanaweb.com/2009/02/nitiren-daishonin.html
Grato e boa sorte!

Anônimo disse...

quero endereço para eu começar as reuniões aqui onde moro em juiz de fora-Mg shirley

JAQUELINE HALACK disse...

Cesinha, parabéns pela iniciativa!!! Sou frequentadora assidua do seu blog. Ele é verdadeiramente uma fonte de transformação e sabedoria. Viva o mestre e obrigada por sua dedicação!!!

Cesinha Chaves disse...

Oi Jaqueline! Na verdade tudo torna-se muito mais fácil quando se foca no Korren-rufu. No que precisar, é só entrar em contato, ou por aqui, ou pelo cexa21@gmail.com.

Danielle Freitas disse...

Cesinha,

Parabéns pela nobre iniciativa, estou gostando muito do seu blog, tem sido muito informativo para mim que fui apresentada ao budismo na semana passada e desde então me encantei com essa filosofia de vida.

Um forte abraço!

Danielle

(daniellefrepe@hotmail.com)

Cesinha Chaves disse...

Olá Danielle.
Que bom que foi apresentada ao nosso maravilhoso Budismo! Por favor, fique a vontade e explore o blog, e se necessitar de qualquer ajuda pode entrar em contato, OK?

Unknown disse...

Bom dia. Por favor, poderia me ajudar a esclarecer uma dúvida? Quais os critérios para adquirir o Gohonzon? Tenho o oratório, falta o Gohonzon.

Cesinha Chaves disse...

Que ótimo Andrea! Já está a fim de receber seu Gohonzon? Fale com a pessoa responsavel do seu bloco que ela lhe orientará como fazer.
Parabéns pela decisão!
Se possível, me mantenha informado, OK?
Boa sorte!

Anônimo disse...

Cesinha, boa tarde.
Sou iniciante do budismo. Gostaria de saber quais os critérios para a aquisição do Gohonzon. Já tenho o oratório.

Cesinha Chaves disse...

Olá! A sua dúvida é exatamente a mesma da Andrea. Você é iniciante e já quer receber seu Gohonzon.
Creio que você já esteja frequentando algum grupo de estudos, possívelmente levado por alquém que o apresentou ao Budismo, para querer tomar tal decisão. Fale com o seu apresentador, ou com um dos responsáveis do bloco que você frequenta, que deseja receber o seu Gohonzon. Todos ficarão felizes em lhe orientar como faze-lo.
E mande notícias de como está indo, OK?

Anônimo disse...

Boa Noite, tudo bem?
Gostaria de saber, se há algum problema em receber o Gohhonzon sem saber recitar ainda o Sutra, pois tenho participado de muitas palestra aqui e estou fazendo o Gongyo todos os dias de manhã e noite com um CD e tbm passei para o meu celular o Gongyo tenho treinado muito, mais não estou conseguindo recitar.
Obrigado
Estela/SP
meu e-mail é estela.grb@hotmail.com

Cesinha Chaves disse...

Estela o ideal é você saber recitar o Sutra direito, sem auxílo de CD, para aí então receber o seu Gohonzon. A orientação é que fale com o seu apresentador e com o pessoal do seu bloco e peça para que eles lhe orientem em relação a isso.
Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

Jussiara Carvalho( ju.carvalho.13@hotmail.com)

Sou praticante e voce tem me ajudado bastante nas reuniões de convidados, quero agradecer por essa iniciativa maravilhosa.Parabéns e boa sorte

Anônimo disse...

Sou praticante e quero agradecer a todos. É uma dádiva muito grande, nem tenho palavas! Abraços a todos

Anônimo disse...

Olá, tenho frequentado algumas reuniões, ainda não com muita assiduidade, mas feito a prática diariamente e obtido resultados bastante significativos. Li algumas dúvidas, que são minhas também,e gostei muito dos seus esclarecimentos. gostaria de receber os textos que citou no início, os introdutórios.tenho 48 anos, sexo feminino.xiliasou@hotmail.com

Vanessa Cavalcante disse...

Gostei da iniciativa do blog e do texto de introdução.
Sou budista convertida há quase um ano (em novembro), porém, conheço o Budismo desde 1993.
Parabéns pelo blog!!!

Anônimo disse...

Muito bom o blog, parabéns!!! :))

Anônimo disse...

Ola,minha duvida é se uma pessoa que queimou seu Gohonzon e se arrependeu pode voltar a praticar??

Cesinha Chaves disse...

Queimou o Gohonzon? Grave isso... Como tudo é causa e efeito vc tem de arcar com as consequências e começar de novo, enfrentando e limpando o seu carma com a prática.
De onde vc é? Fez parte de algum bloco? Não tem ainda os dirigentes para conversar a respeito?

Anônimo disse...

Cesinha,
Parabéns pelo Blog, estou aprendendo muito e me dedicando mais à prática.
Muito Boa Sorte!

Dani Lo disse...

Ola......eu queria saber se aqui em oslo onde moro existe algum grupo de estudos --ou algum lugar que eu possa estudar sobre o Budismo de Nitiren Daishonin...e se nao tem ..como poderia fazer pra obter material, enfim.....aprender mais sobre o budismo...sou nova no ramo.... e me fascinou esse teu site.pena nao estar ai no Brasil...aki frequento um templo tailandes budista mas os metodos sao mto diferentes...e eles, os monges ainda falam em tailandes rsrsr nao entendo nada....=) me identifiquie demais com esse budismo originario do Japao, por favor me de uma luz ...Obrigada

Cesinha Chaves disse...

Daniela, não consegui encontrar o endereço da SGI em Oslo. Pelo site vi que existe um centro aí. O link que vi foi http://www.sgi.org/events061207c.html.
Entre no site e veja se consegue contato, e pergunte onde pode encontrar grupos de estudo de Nitiren Daishonin por aí. Por enquanto vá se informando aqui pelo blog e inicie a prática seguindo as dicas.
Se puder, me mantenha informado, OK?
Boa sorte!

luiz carlos rosa disse...

Boa noite me chamo Luiz moro em São Paulo e estou fazendo um chakubuku no interior ela é solteira quem eu mando ela procurar na organização dela uma boa noite

Cesinha Chaves disse...

Luis, ligue para BGSI aí em SP pelo 0800 11-61 22 ou (011) 3274-1800 e informe a cidade e a faixa etária dela que lhe será passado um contato na área dela, para que assim ela possa fazer parte de um grupo de estudos.
Boa sorte e determinação para concretizar o seu chakubuku!

Anônimo disse...

Olá Amigos!!
Meu nome é Mara e frequento o budismo de Nitiren como simpatizante.
Já fiz shikai, já fiz dinâmica nas reuniões de palestra por bloco e me sinto feliz em participar. Apesar de ainda não ter me convertido, sinto algum bloqueio nisso, pois penso que compromisso assumido é compromisso estabelecido; principalmente no que se refere à religião.
Adorei o blog de vcs, pois não o conhecia. Pretendo continuar acompanhando, pois posso aprender ainda mais.
Meu e-mail é marabelber@yahoo.com.br. Foi bom encontrar vcs!
Um abraço,
Mara R...

Roberto Rosa disse...

Parabéns pelo belo trabalho Cesinha, mas uma ferramenta de divulgação e incentivo a nossa prática !!!!!!

Roberto Rosa.

Anônimo disse...

Olá,conheci seu site a pouco tempo,
achei muito interessante, parabéns!
Sou membro da BSGI em Diadema, se
houver alguem procurando a Organiza
ção nessa localidade, me contate.
Abraço
Fátima - fathima511@yahoo.com.br

Cesinha Chaves disse...

Grato pelo contato Fátima!

Livre Pecadora disse...

Oi!!!

Na minha cidade não tem templo budista e lendo outro dia me interessei pela pratica do budismo de Nitiren e gostaria de começar a praticar. Vc tem ideia de como faço? Eu tenho que entrar em alguma comunidade? Existe alguma on-line? Ou eu posso baixar os audios do seu blog e começar a praticar??? Desde já aradeço!

Cesinha Chaves disse...

O Budismo de Nitiren é passado de coração para coração, as reuniões acontecem em casas de Budistas veteranos. Pelo que vi do seu perfil você está em Terra da Cajuína no Piauí, correto? Por favor me confirme, OK? Assim posso procurar os responsáveis pela sua área e lhe passar o contato para que possam lhe ajudar a achar um grupo de estudos perto de você.
Enquanto isso, em relação aos estudos, você pode baixar esse "kit" dessa matéria "Textos de Introdução", onde tem tudo o que você precisa para começar a praticar já.
Aguardo o seu retorno, se possível com email para facilitar o contato.
Abração e boa sorte, sempre!

Seiji disse...

Cesinha, você pode colar os arquivos no Scribd também!

Aí dá pra visualizar ou baixar e não tem os problemas de servidores de download.

Obrigado pelos arquivos!

Abraço!

Cesinha Chaves disse...

Grato plea dica Seiji! Já coloquei também no Scribd como você sugeriu.
=)

Anônimo disse...

é preciso contribuir financeiramente para adquirir o gohonzon ou fazer parte da SGI?

Cesinha Chaves disse...

Não há obrigações financeiras para se fazer parte da BSGI. Para os já membros existe o Kofu, que são doações espontâneas, por gratidão, para manter os centros culturais e criar novos e desenvolver ainda mais o Kossem-rufu ( transmitir o caminho supremo que conduz à felicidade e o mais elevado princípio de paz fundamentado no ensino de Nitiren Daishonin). NÃO É DE FORMA ALGUMA UMA CONTRIBUIÇÃO OBRIGATÓRIA. Quanto ao Gohonzon, é necessário primeiro frequentar um grupo de estudos para se aprofundar nos escritos de Nitiren Daishonin, desenvolver a fé e aperfeiçoar a prática. Uma vez que se tem um embasamento suficiente no budismo de Nitiren, ocorre um entrevista com alguns dirigentes a fim de confirmar o seu conhecimento e de ter certeza que está fazendo a opção de converter-se por vontade própria e de coração. A entrega de Gogonzon geralmente é feita em cerimônias nos Centros Culturais e até mesmo em Blocos de Estudo, e há uma taxa de R$25,00.

Tamara disse...

Oie vc me add no twitter, vim aqui conhecer a página, adorei já add aos favoritos.
Meu interesse pelo budismo já vêm de longa data, li alguns livros..até que participei da minha 1º reunião do BSGI, e me interessei mais ainda.Mas como não queria começar nada sem compreender o ínicio de tudo, busquei em um livro(Introdução ao Budismo) e estou lendo ainda.Afinal quero compreender tudo direitinho, leio e releio, pois os termos em outra língua dão uma complicada na leitura.Agora com seu site quero facilitar essa compreensão.
A minha questão é particular pois essa primeira reunião que tanto me incentivou pela busca, me colocou uma pulga atrás da orelha.Uma das pessoas que me convidou para reunião, deu relatos de sua vida e de como essa introdução ao budismo de nitiren mudou sua vida, mas ao conviver ao dia-dia com essa pessoa percebi, que ela não põe em pratica em seu dia-a-dia e nem em suas ações para com o próximo, e isso me desmotivou a frequentar.
Gostaria de saber onde são os centros da BSGI, pois gostaria de participar sem ser por meio desta pessoa.Agradeço desde já a atenção.

Cesinha Chaves disse...

Tamara, costumamos dizer "siga a Lei e não as pessoas". Por isso se ligue nos ensinamento de Nitiren e não no comportamento das pessoas. Foque em você e promova a sua própria revolução humana. Exponha suas dúvidas aos veteranos do bloco e busque neles as explicações que precisa. Quanto aos blocos da BSGI você pode entrar em contato com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou no Rio (021) 2501-2336

Unknown disse...

Olá, sou praticante do budismo de nitiren daishonin desde que me dou por gente XD e só queria parabeniza-lo pela ótima iniciativa com os textos de introdução.
Parabens por mais um passo dado a caminho do kossen-rufu!

nome:Kalil
comunidade:Ribeirão Pires

Unknown disse...

Agradadeço desde já a sua benevolencia de expor todos esses ensinamentos do buda com tanta clareza,podendo assim ajudar a nós nessa missão,que é kossen rufu!!!


Gabi Ramanauskas

Cesinha Chaves disse...

Grato Gabriela. Somos todos Bodhisattvas da terra, lutando juntos pelo Kossen-rufu!
Abraço e boa sorte em tudo!

Anônimo disse...

olá...bom dia.Gostaria de algumas explicações: pq depois de começar em alguma filosofia ou religião que seja, parece que tudo dá errado? em todos os sentidos( amor,trabalho, dinheiro, familia..) tem explicação?

Cesinha Chaves disse...

Caro "Anônimo", são novos paradigmas que você está vivendo! Imagine uma torneira que ficou fechada por muitos e muitos anos, é natural que quando você abri-la, a água saia turva, devido à sujeira acumulada nesses anos em que a água não circulou nos canos. O mesmo acontece com você, pois está mexendo no seu "carma", que se encontrava em estado latente. Com a prática, você acelera a manifestação dos fenômenos, assim como o carma, e este se manifesta mais rapidamente. Todas essas coisas que diz que estão acontecendo, elas já se encontravam em você, mas em estado latente, só aguardando as situações corretas para que se manifestarem. É só deixar a "água" correr até que fique bem limpa!

Anônimo disse...

acreditando ser para mim o caro "anonimo"( eu=robsnt)pergunto: como acreditar? 41 anos, em dificuldades financeiras e tudo dando errado( morando novamente com pais, passando dificuldades,problemas profissionais, amaor na corda bamba...ow..dá pra desistir viu?Pelo amor de Deus, n venha me dizer que se não deu certo é pq n chegou no final ou que é carmar ouqq coisa assim,pq foi isso que me revoltou no catolicismo, no espiritismo...acredito em mim, mas haja paciencia viu?

Cesinha Chaves disse...

Pelo Budismo, tudo o que passamos é causado por pensamentos, palavras e ações que temos desde o tempo sem inicio e fim. Deus não tem nada com essa história, e sim as causas que você fez em todas as suas vidas. Paciência, como você mesmo diz. e perseverança, são as palavras chaves aqui. Imagine que você está num barco e esse afunda. O que você vai fazer? Vai lutar pela sua vida, procurando sobreviver no mar usando o limite de suas forças, ou vai desistir e abrir mão da vida? É bem por aí como o Budismo encara a vida. Felicidade não é ausência de sofrimento. Quanto mais reclamamos e colocamos a culpa nos outros, mais tardamos a transformação de nosso carma. Em qualquer momento, seja fácil ou difícil, a solução não está "acima" em "algo" ou "alguém", e sim dentro de nós. É causa e efeito. "Jamais permita que os impasses da vida o perturbem. Afinal, ninguém pode escapar dos problemas, nem mesmo santos ou sábios." Nitiren Daishonin

Unknown disse...

Parabéns pelo site.Recebi meu gohonzon em Abril e sempre acompanho as suas publicações, que são sempre muito interessantes.Tenho certeza que você está fazendo uma ótima causa.
Obrigada.
Susan

Cesinha Chaves disse...

Grato pelo comentário e parabéns pelo Gohonzon! É ótimo saber que dia a dia aumenta o número de praticantes do Budismo de Nitiren Daishonin que estão focados no Kossen-rufu!

Rita disse...

Cesinha, muito obrigada pelo material incrível que colocou aqui.

Estou muito em dúvida sobre tudo que leio sobre o budismo, pois existem várias vertentes, correntes... não sabia que era assim. o que sei é que já tive depressão profunda e quis acabar com a minha vida. Agora, estou tendo uma forte recaída. A única coisa que me veio a mente foi: fortaleça seu espirito. E pesquisando sobre isso cheguei a alguns textos budistas que me confortaram muito. Por isso estou interessada em conhecer melhor a doutrina... Mas ainda com mutias dúvidas... Pode me ajudar? Estou em São paulo. poetike@gmail.com

Cesinha Chaves disse...

Rita
o Budismo de Nitiren é uma ferramenta FORTE para tomar o rumo das nossas vidas em nossas mãos.
É o Budismo da causa e efeito, para o aqui e o agora, nos levando a atingir a iluminação na presente forma, sem ter de se isolar do mundo,fazer práticas austeras e etc...
A partir do momento que você descobre que TUDO que se passa com você são efeitos de causas cometidas você percebe que tudo depende da determinação de cada um em como encarar a vida.
Não sei se você já está fazendo Daimoku (recitando nam-myoho-rengue-kyo) mas é isso que lhe transforma por dentroe consequentemente vai transformar o exterior também.
A filosofia budista explica tudo na vida mas a prática diária (2 vezes por dia) é essencial para mantermos o nosso estado de vida elevado (leia sobre os 10 estados de vida aqui: http://tinyurl.com/qdt2cz).
Recomendo que comece a pratica já, sozinha mesmo
(aqui tem tudo o que precisa prá começar a praticar já http://tinyurl.com/2487g3w), e comece a frequentar semanalmente as reuniões em blocos de estudos que acontecem em casas de budistas veteranos.
Ali, além de aprender, se aprofundar na prática e nos ensinamentos, voce vai poder sentir o budismo vivo e pegar orientações dos veteranos.
Me passe seu bairro e CEP que procuro um bloco perto de sua casa.
Agora devemos entar em férias, retornando em Agosto.
Boa sorte, sempre!

Anônimo disse...

oLA Cezar

Gostaria de saber, se posso oferecer a minha nova casa com quem compartilho com o meu chacubuco, para reunioes de estudos, Sou nova em Pedro Leopoldo, vim da ilha de Itaparica BA que e meu partner. ainda nao tenho gorrozon aqui mais sei recitar o gongyo/. e fa;o daimoko todosos dias ha mais de 15 anos
obrigado e muito boa sorte

Lua

Cesinha Chaves disse...

Olá Lua! Muito nobre a sua atitude de querer oferecer a casa para reuniões. Para tal, você precisa ter o Gohonzon e fazer parte da BSGI, que é quem orienta e faz a parte organizacional do nosso Budismo. Posso procurar por um bloco de estudos na sua área para que você siga o caminho para receber o seu Gohonzon e ajudar a propagar a Lei Mística com o embasamento da BSGI. É só me passar cidade, bairro e CEP que procuro para você.

Deise disse...

Olá, foi uma grata surpresa encontrar seu blog Cesinha.
Ontem, fui até um órgão público resolver uma situação e voltei de lá com um cartãozinho do "Nam-myoho-rengue-kyo". Busquei o assunto na web e deparei com o seu blog.
Estou começando a estuda-lo. Qualquer dúvida procurarei por você. Meu e-mail d.panissa@hotmail.com, sou de Sorocaba/SP. Muito obrigada

Anônimo disse...

Oi Cesinha,
Entrei no seu blog e interessei-me em estudar e me aprofundar no assunto.
Paara eu ser uma praticante do budismo, devo abdcar de tudo que aprendi até hoje sobre Deus e Jesus??
grata.

Vida

Cesinha Chaves disse...

Vida, há uma diferença entre as religiões que acreditam num deus criador e as que não tem essa visão.
Aqui tem alguns links que podem lhe ajudar a esclarecer essa questão:
Texto do livro Fundamentos do Budismo: Deus e Buda http://tinyurl.com/ydg4t3z

As diferenças entre Budismo e Cristianismo: http://tinyurl.com/pl44dh

Anônimo disse...

olá cesinha,

gostaria de saber de existe algum grupo na barra da tijuca, no rio de janeiro.. se existir, poderia me passar o telefone de contato?? mto obrigada,
Aline

Cesinha Chaves disse...

Aline, temos reuniões na Barra em alguns dias da semana. Me ligue que lhe passo os dias e locais: 8898-8474

[ ] Cesinha Chaves

Unknown disse...

Oi Boa tarde...
Alguém poderia me ajudar a localizar em Boituva SP algum membro ou dirigente (BSGI Nitiren Daishonim)Agradeço desde já pela ajuda...
meu email de contato... dri.micro@gmail.com
Beijosssss

Lavine disse...

Olá, boa noite.
ultimamente tenho procurado mt informação a respeito do Budismo e do Budismo de Nitiren. Encontrei seu blog, e aqui tem coisas mt interessantes.
Não consegui baixar o kit para iniciantes. Vc pode enviar para o meu email?
lavinematos@bol.com.br
Obrigada.

Cesinha Chaves disse...

Oi Lavine, existem várias opções para baixar o "kit"! De qualquer forma, enviei para o seu email, como pediu. Por favor me confirme o recebimento, OK?
Boa sorte, sempre!

alessandra debs disse...

Cesinha, acabei de conhecer o seu blog por indicação da Fernanda Baumhartdt, uma gáucha incrivel que felizmente veio morar o rio e agora faz parte do meu bloco- mal ela chegou e a casa dela já virou a sede do blocos. temos tido conversas muito significativas sobre a vida.

Que maravilha este blog. e a sensação de mover as pedrinhas pelo rossen rufu deve ser mesmo maravilhosa também. você já tem mais uma leitora assídua. um brinde a você e ao estado de buda.

Alessandra Debs

Cesinha Chaves disse...

Grato pela mensagem, Alessandra! Creio que a boa sorte e o próprio Kossen-rufu é que fez com que tivéssemos a chance de trabalhar juntos em alguns projetos de vídeo dela.
Seja bem vinda ao BudaNaWeb! Use e abuse do blog, especialmente para Chakubuku!
=)

Adilia disse...

Olá Cesinha, meu nome é Adilia e pertenço ao bloco Castro Alves em Caxias. Meus Parabéns pelo Blog.
Gostaria de saber como faço para adiquirir o marcador de livros. Mando a baixo o meu email.
binha_gv@hotmail.com

Mto obrigada.
Fique com DEUS.

Anônimo disse...

acho que o budismo é a melhor religiao muito boa é tudo tao lindo

Sofia Toledo disse...

Sou da DE e estou fazendo um trabalho para a escola (de freiras) sobre budismo. Esses links com certeza vão ajudar, afinal é muito importante deixar uma boa impressão! Obrigda ; )

Vera disse...

MUITO BACANA SEU BLOG CESINHA, TB. SOU PRODUTORA, VOU PASSAR O ENDEREÇO DO BLOG PARA MINHAS AMIGAS E AMIGOS, ABÇS...VERA NASCIMENTO

Anônimo disse...

fico a ler os comentário e me pego a pensar: ou todo mundo vive no pais das maravilhas ou há algo de errado comigo e com certeza vcs falarão q há algo de errado comigo: carma, momento e bláblábla)acredito na filosofia,mas se for pra valer, tipo: resultados de melhorias no dia a dia ou melhorias financeiras,sinceramente eu já teria deixado de acreditar...
mas vá lá: veigaila@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá amigo. Gostaria de saber como descubro uma sede em minha cidade, pois estou muito a fim de participar das reuniões e aprender mais sobre o budismo. Moro em Poços de Caldas MG.
Obrigada. Rosângela.

Cesinha Chaves disse...

Rosangela, por favor entre em contato comigo com seu email para que eu possa lhe passar os telefones dos dirigentes de blocos de estudos aí em Poços de Caldas - cexa21@gmail.com.
Aguardo seu contato.

phenix011 disse...

Oi Cesinha amei o os cartões e o marca livros, obrigada e mais uma vez parabéns por essa iniciativa.
Vanusa

MILANIE MOURAO disse...

Olá! Recentemente fui apresentanda ao Budismoos por amigas e estou me descobrindo e evoluindo cada vez mais e principalmente fazendo a minha revolução humana. Porém gostaria de obter textos de introdução, não consegui baixar nenhum. Sou Milanie Mourão - Rio de Janeiro, Tijuca , 20261105 - fem - 39 anos.

Cesinha Chaves disse...

Milanie, que boa sorte ter amigas assim! Os textos aqui são na base do "recortar e colar" e não em download. Recomendo que vc comece a frequentar um bloco de estudos, pois é ali que vc toma contato com o Budismo vivo! Peça para as suas amigas para acharem o bloco para vc, ou então me avise que procuro. Envie seu email para mantermos contato.

Anônimo disse...

recentemente conheci o budismo, estou muito interessada, estou lendo os texto de introdução, do seu blog. gostaria de saber de tem algum bloco de estudos aqui em Marilia-sp. Estou adorando o blog. Me chamo marina, meu email marinasdg@gmail.com...
obrigada

Cesinha Chaves disse...

Marina, é sempre bom receber mensagens de pessoas com espírito de procura!
Entre em contato direto com a BSGI em SP pelo 0800 11-61 22, ou (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br e pergunte por contatos com blocos de estudos em Marília.
Caso tenha dificuldade é só me retornar.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Boa noite!
Favor informar um local para que eu possa participar de uma reuniao budista. Moro em Jacarepagua - Tanque CEP 22730305. Frequentei algumas reunioes qdo morava na Ilha do Governador.
Email: ciliareis@ig.com.br

Anônimo disse...

Boa noite!
Favor informar um local para que eu possa participar de uma reuniao budista. Moro em Jacarepagua - Tanque CEP 22730305. Frequentei algumas reunioes qdo morava na Ilha do Governador.
Email: ciliareis@ig.com.br

Marta, Tatá e Pietro disse...

Olá meu nome é Marta bem cai ao acaso aki em seu blog e dei uma lida, gostaria de saber aonde tem encontros na Tijuca ou perto de modo que eu possa entender melhor o uso do mantra nam mioyho rengue kio, meu email é martafernanddes@yahoo.com Obrigada !
Voce disse que podemos usar para qualquer objetivo, é assim mesmo? legal isso, meio anarquista, normalmente as religioes falam de merecimentos, permissões, jogando muito peso em cima de nossos desejos, ate percebo que gente que nao cre em nada consegue mais facil devido a nao carregar culpa e autosabotagem, bem é isso , Obrigada mais uma vez. Abraços
Marta

Syrla disse...

Olá, meu namorado é budista a 15 anos, me fala muito sobre o Budismo de Nitiren Daishonin, e agora depois de 2 anos de namoro resolvi conhecer mesmo o Budismo. Tenho recitado O Daimoku e feito a meditação com ele quando posso. É muito difícil esta mudança, acho que vou enfrentar um preconceito muito grande da minha familia. Tenho visitado seu blog com frequencia e aprendido muito aqui.
Gostaria de ter informações sobre como controlar mais minha vida, sou impulsiva e explosiva, meu namorado é a paciencia em pessoa.
Obrigada.
e-mail profsirleyalves@yahoo.com.br

Cesinha Chaves disse...

Syrla, com um namorado que é budista há 15 anos, vc tem todas as chances de aprender com ele! O Daimoku é o instrumento para vc começar a controlar mais a sua vida, mas é preciso Determinação e Disciplina. Aproveite a sua boa sorte e "use e abuse" do seu namorado! Comece a frequentar um bloco de estudos e tire as suas dúvidas com ele. Deixo uma orientação de Daisaku Ikeda: " O que outras pessoas pensam de você ou como a maioria delas o trata, estes não seriam assuntos do seu interesse. O importante é como você avalia a si mesmo e quanto de orgulho sente de sua vida. Se você vive sinceramente de acordo com sua fé, pode exemplificá-la como o mais valioso modo de vida através da sua própria existência."

Cristiane Sendim disse...

Cesinha, boa tarde, gostaria de deixar uma mensagem agradecendo por este site, pelas suas orientações. Conheci o budismo Nitiren por uma amiga que é budista há mais de 20 anos,e, embora eu seja membro da igreja messiânica mundial (www.immb.org.br),gosto da filosofia e da religião fundada por nitiren, e pratico o Daimoku diariamente. Abraços Cristiane sendim

Anônimo disse...

boa noite cesinha, gostaria de praticar e ganhar esse gonhonson, como faço, gostaria de praticar, mas sem frequentar reuniões, me dá uma luz. obrigado, meu email é marcoschave@yahoo.com.br, tenho altar budista da reyukai, mas estou desligado da instituição, pratico em casa sozinho.

Cesinha Chaves disse...

Marcos o caminho é o bloco de estudos, pois a BSGI só concede o Gohonzon depois de confirmar alguns pontos da prática, estudo e fé do praticante. Vc deve frequentar as reuniões para adquirir e mostrar que já "está pronto" e assim se tornar membro e receber o Gohonzon. A prática budista se divide em prática para si e prática para os outros, praticar em casa sozinho não é atitude de Bodhisattva! Abraço!

Loy disse...

Olá, Cesinha. COnheci o budismo de Nitiren através das historias de uma escritora da qual eu gosto... Já comecei a fazer o daimoku, não tão assiduamente como gostaria, mas faço sempre que posso. Eu gostaria de saber o que o busdismo diz sobre o homessexualismo e tbm saber onde tem um grupo mais perto de mim. Ja liguei pro 0800 do BSGI, eles pegaram meu tel e disseram que iam encaminhar pro responsavel da minha região. Mas ja faz um mês e ate agora nada. Eu gostaria de ter alguem que me ajudasse a prosseguir conforme o budismo, pois tenho dificuldades e medo de estar fazendo algo errado e "ofendendo" a religião. Tenho também dificuldade para me concentrar e meditar. Eu moro no interior da Bahia, em Itabuna. Meu tel eh (73) 8881-3615. Me ajuda, tah? Obg!!!

Anônimo disse...

Olá eu gostaria de saber como faço para encontrar um grupo de estudos onde eu moro. Estou bastante interessada.

rayanemqs@gmail.com

Anônimo disse...

Olá!

Pergunta:Porque há dois gongyos, um para a manha e outro para a noite, não são identicos? Alguma dica pra que a pessoa consiga aprende-los mais rapido?

Cesinha Chaves disse...

A diferença é que de manhã se faz mais uma oração silenciosa, que é para ativar as funções protetoras (Shoten zenjin). além de mais 2 X Sansho (Nam-myojo-rengue-kyo 3 X) .
E para aprender rápido é só praticar bastante.

Anônimo disse...

praticando o Daimoku eu consigo praticar o perdão entre as pessoas que nos magoaram.eu sinto um peso muito grande em minha vida, pois necessito de ajuda

si_stos@hotamil.com

Anônimo disse...

Conheço o Budismo de Nitiren Daishonin há 7 anos, essa dadiva me foi oferecida pela familia Saito e só agora determinei estudar para obter o conhecimento e praticar para intensificar a fé...acumular boa sorte e no futuro a pratica altruista. Determinei no dia 12 de Junho de 2012 que me dedicaria ao Budismo e hoje encontro esse site maravilhoso que com certeza irá ajudar a mim e a todos que eu recomendar.

meu nome é Fernandes e estou muito grato por todo o conteudo disponibilizado.
fernandesbomb@hotmail.com

Gabriell disse...

A prática do Nam-Myoho-Renge-kyo necessita de posição das mãos?

(gabriel_submundo@hotmail.com)

Cesinha Chaves disse...

Usa-se juntar as palmas das mãos, que representa vc tomando controle dos 10 Estados de Vida (os 10 dedos simbolizam os 10 Estados)

Cristina Portela disse...

Olà, gostaria de parabenizar-lhe por este blog.
Ao postar todos esses ensinamentos sobre o Budismo de Nitiren Daishonin, vc está fazendo uma prática altruista e beneficiando a muitas pessoas.
Eu, por exemplo, ja fui praticante budista e tenho gratidao pelo Nam Mioho Rengue Kyo.
Ultimamente, estou pensando em voltar a práticar novamente, pois me sinto sem rumo, vazia, triste, sem esperança...
Encontrar este blog, com tantos incentivos, tantos ensinamentos, alegre um pouco o meu coraçao.
Espero ter coragem suficiente para desafiar, determinar uma mudança na minha vida, através do NAM MIOHO RENGUE KYO.
Obrigada.

Flávia disse...

lá César! Você conhece algum grupo em Belo Horizonte na região da Pampulha? Obrigada!

Cesinha Chaves disse...

Flavia, para grupos de estudos por favor entrar em contato direto com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.

Gabriell disse...

Olá Cesinha estou sem saber para onde ir... eu comecei a fazer a recitação do Nam-Myoho-Renge-kyo mas não pratiquei por muito tempo. eu praticava após chegar da escola pois estudo a noite e penso que estou sem tempo, pois tempo eu tenho mas não de se dizer livre. o que acontece é que eu não tenho fé, nem sei por onde começar para ter fé... na verdade não lembro de nenhum momento da minha vida que tive fé em algo.Mas sei que o Budismo não é fé cega pois você pode ter o seus benefícios com esforço e dedicação nas recitações mas... eu quero conhecer mais o Budismo cara eu queria frequentar os locais de reuniões para discussões e aprender mais... mas só que a central mais próximo aqui fica na Capital Aracaju. e fica meio difícil de eu ir lá, pois nunca estive fora da minha cidade, mal conheço a minha cidade que é pequena.Mas voltando ao assunto não estou desistindo da prática do Nam-Myoho-Renge-kyo só estou sem saber por onde ir,começar,continuar. me ensina algo que eu possa criar minha fé... pois nunca tive. obrigado desde já

solgiachetta disse...

por favor preciso de ajuda; meu foi budista 39 anos, falecido a nove anos, minha irmã que mora na casa que foi dele, decidiu-se que não quer mais o oratório, que encheu-se de cupim, e quis passá-lo para meu irmão, que também não o quis, eu sou a filha mais velha e sempre faço o daimoku, faz dois anos ela também me passou vários livros que eram dele sobre o budismo, quais as providências devo tomar? sei que não pode ser de qualquer jeito, posso fazer um oratório com as medidas padrões, me ajudem pois não posso macular a fé de meu pai Benedito Jandiro Ferreira, quero saber como entrar em contato, moro em Poá -sp fone 11-4634/4498... boa sorte, muito obrigada.....Solange Giachetta Ferreira

Alê disse...

Olá Cesinha!!
Já fui em algumas reuniões em blocos, faço a prática, li um livro dado por uma pessoa que me levou as reuniões e sempre leio as novidades em seu site.. Tem me ajudado muito. Parabéns pelo site! Estou encantada com o budismo, até ja indiquei seu site para várias pessoas. Porém me ficou uma dúvida quando me disseram que o budismo não acredita em Jesus. Por frequentar anteriormente uma igreja evangélica, as vezes não me sinto muito a vontade quando escuto certas coisas que se referem a esse tipo de assunto e sempre tenho dúvidas. O que você poderia me esclarecer quanto a isso?

Obrigada.

Cesinha Chaves disse...

Alê, não é que Budismo não acredite em Jesus. Budismo é uma religião Salvífica, onde o homem tem as condições de se salvar que não depende de uma força "superior" como um "criador", que "tudo sabe", "tudo vê" e "tudo controla".
Por favor leia o material desse link e vc deve entender melhor:
http://issuu.com/cexa/docs/intropdf

Alê disse...

Obrigada Cesinha! Ajudou muito!

CHEIA DE LUZ disse...

Parabéns e obrigada por compartilhar as matérias !

CHEIA DE LUZ disse...

Obrigada por compartilhar as matérias e parabéns pelo blog maravilhoso !

Anônimo disse...

Oi gostaria de me tornar budista!
Quais dicas você pode me dar
e que lugares frequentar em jacarei!

Cesinha Chaves disse...

Caro Anônimo de Jacareí, fico muito contente com sua mensagem querendo saber de como se trilha o caminho do Budismo Nitiren!
Há muito o Budismo de Nitiren Daishonin rompeu as barreiras dos templos que o confinavam.
Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo, os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos,  que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI, que é a organização que vem propagando
o Budismo de Nitiren Daishonin no Brasil e em mais 195 países e territórios.
O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nitiren, sempre orientados por veteranos na prática.
Com certeza tem um perto de você.
As informações sobre os blocos, vc pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou (011) 3274-1800.
Caso não consiga, me avise que tento localizar um bloco perto de você.
Deixo 2 links para estudo:
Kit de intro -> http://issuu.com/cexa/docs/intropdf - Aqui tem tudo o que vc precisa para poder começar a praticar já!
-> http://www.macjams.com/song/43480 6 minutos com o Mantra Nam-myoho-rengue-kyo para vc ir praticando junto.
Grande abraço e me mantenha informado, se possível.

Anônimo disse...

gostaria de saber o que acontece com as pessoas que rasgam o gohonzon

Anônimo disse...

Olá Cesinha!

Muito bacana seu blog! Parabéns!

Iniciei a prática no budismo, mas ainda estou encontrando uma certa dificuldade em me entregar à esta filosofia sem sentir um certo desconforto em relação à religião pela qual fui criada.

Espero poder alcançar o propósito e me firmar no tripé rsrs

Grande abraço!
Mônica
contato: mmondaini@bol.com.br

Leonardo disse...

O que será que acontece quando estamos mortos e ainda não renascemos ?

Cesinha Chaves disse...

Nessa questão vagamos pelo desconhecido. Respondo com outra pergunta - qual o uso prático de tal conhecimento?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cesinha Chaves disse...

Luciano, dê uma pesquisada nas ferramentas do blog que você acha como configurar para receber comentários. Use a busca do Google para lhe ajudar.
[]s

Unknown disse...

Valeu!!!

Unknown disse...

Pronto, consertei aquele erro no meu blog. Obrigado por me corrigir. Só dá uma olhada e vê se eu corrigi certo mesmo.

metendopau disse...

Ola! BOM DIA atualmente moro em sinop matogrosso e estou a procura de algum grupo para iniciar- me pois conheço a filosofia budista a vários anos mais nunca fui a reuniões nem encontros, hoje sinto a nessessidade de participar dessa linda filosofia de vida. preciso encontrar meu caminho no budismo. poderia me infomar se há grupos aqui me sinop mtou nas proximidades ? OBRIGADO !!

Cesinha Chaves disse...

As informações sobre um grupo de reuniões, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br. Abraço.

Anônimo disse...

Grata por compartilhar, foi de muita ajuda.

Unknown disse...

Olá Cesinha,
Gostei muito do blog ... Parabéns pela dedicação. Tentei baixar os arquivos porém aparece uma mensagem de erro nos links. Vi que também disponibilizou um Kit Intro no inicio de 2014. Poderia me enviar por email por favor !?

Contato: tami.ie@live.com (Tamirys Carvalho)

Luka disse...

Boa Noite,
Tentei baixar os conteudos dos links mas me leva a um site pago de download, como faço pra baixar o conteudo?
E existe blocos de estudos na cidade de Curitiba?
Abraços
Maicon Lhoste

Cesinha Chaves disse...

Maicon, procure ver com mais calma os locais que os links apontam. Todos oferecem downloads de graça, vc só precisa se registrar (de graça) para ter acesso aos downloads.
Para grupos de estudos por favor entrar em contato direto com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804 ou pelos emails informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br.

Andre disse...

Olá.
Muito interessante seu site, é uma ótima maneira de chakubuku na minha opinião. Porem, notei
que em nenhum momento nas explicações e tiradas de dúvidas dos simpatizantes, em nenhum momento vi você mencionar o nome do Presidente Ikeda.
As orientações vem dele através do Brasil Seiko (BS) que é enviado semanalmente a todos os membros que assinam o impresso.

Não hà como falar em budismo de Nitiren Daishonin sem mansionar: DAISAKO IKEDA.

Aline disse...

Olá, qual a diferença do Budismo Kadampa? Todos levam ao mesmo objetivo de forma diferente, né?

Cesinha Chaves disse...

Aline, não coneço muito do Budimo Kadampa, além de saber que ele é Indiano. O Budismo Nichiren é Japonês e baseado no Sutra do Lotus com os ensinos voltados para os Últimos Dias da Lei, que é a nossa era, e não existem templos. Cada budista tem seu proprio oratório.
Há muito o budismo de Nichiren rompeu as barreiras dos templos que o confinavam.
Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo, 
os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, 
que acontecem em em Kaikans (Centro Culturais da BSGI)
e em casas de budistas veteranos, orientados pela SGI, 
que é a organização que vem propagando 
o Budismo de Nichiren Daishonin no Brasil e em mais 192 países e territórios.

Valéria disse...

Cesar, olá. Tenho lido muito ultimamente sobre Budismo e meu interesse só tem aumentado. Sou de SP, zona leste e não sei como começar, aonde frequentar, o que ler, se é difícil, pois não sei nada sobre o assunto. Sei que isso deve ser repetitivo para vc, mas podri me dar uma orientação ?? Obrigada.

Cesinha Chaves disse...

Olá Valéria, Fico muito contente com sua mensagem.
Com certeza pode contar comigo para lhe ajudar no que puder
para trilhar O Caminho Do Meio que é o Budismo de Nichiren Daishonin

Há muito o budismo de Nichiren rompeu as barreiras dos templos que o confinavam.

Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo, 
os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, 
que acontecem em em Kaikans (Centro Culturais da BSGI)
e em casas de budistas veteranos, orientados pela SGI, 
que é a organização que vem propagando 
o Budismo de Nichiren Daishonin no Brasil e em mais 192 países e territórios.

O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia 
onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nichiren, 
sempre orientados por veteranos na prática.
Com certeza tem um perto de você.
As informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir 
entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, 
pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 
ou RJ (021) 2480-6300 ou pelos emails informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br
É só perguntar por um bloco de estudo perto de você.
Por favor, me mantenha informado se conseguiu, OK?

Valéria disse...

Obrigada Cesar.

Luiz Salomão disse...

Não compreendo as diversas correntes budistas. O ensino de Buda é muito ,mas muito simples:

Teoria
Quatro Nobres Verdades ,Impermanência, Carma, Samsara, Nirvana

Prática
O Nobre Caminho, Meditação, Desapego

Porque na linhagem Nichiren existem tantos "apetrechos" sejam físicos (como Butsudan, Gohonzon e literaturas) como "mentais" (recitações e orações)?

Se tudo é IMPERMANENTE e SEM SUBSTÂNCIA; se o mundo é PURO SOFRIMENTO e somente através da compreensão das Quatro Nobres Verdades, O Nobre Caminho, Meditação e principalmente Desapego conseguimos nos livrar do Carma, alcançar o Nirvana e se libertar do Samsara, porque um BUTSUDAN, GOHONZON,LITERATURAS, RECITAÇÕES, ORAÇÕES? Buda não pregou nada disso! Se o autor do blog for realmente sincero em suas convicções (o que creio que seja) peço que não apague meu comentário e libere-o no blog, dando a explanação para que não somente eu , mas outros que tenham as mesmas dúvidas possam encontrar a correta explicação.

Grato pela atenção!

Belle Ramos disse...

Olá Cesinha, boa noite!

Ao longo de minha curta vida tive contato com alguns budistas e pude inferir algumas coisas que gostei bastante do budismo.
Embora sempre tenha visto beleza em tudo que vi, não estava exatamente no momento de explorar melhor o que o budismo poderia me mostrar (ou me fazer ver).
Já bebi em muitas fontes e, com isso, não intento dizer-me "sábia", de forma alguma. Mas tão somente mostrar que estava outrora passeando por outros rumos e , assim, aqueles eram momentos de estar em outros lugares, onde agradeço ter aprendido muito sobre mim mesma ( embora sempre perceba que falte tanto rs). Também comento sobre o meu passado por essas experiências serem o verdadeiro argumento dos questionamentos que aqui quero colocar.

Por ter passado por outras experiências, compreendi que, ao menos da forma que me sinto confortável de experimentar o mundo e a mim mesma, passei a "repudiar" dogmas, sectarismo e certas "obrigações" aparentemente sem fundamento ou informações que em um primeiro momento são passadas de uma forma e mais tarde vemos que as coisas acontecem de forma distinta. Espero que com isso compreenda meus questionamentos, que não pretendem diminuir ou "atacar" o budismo, mas dirimir dúvidas para que eu possa avançar no conhecimento de tudo isso.

Baseado nisso, gostaria de tirar algumas dúvidas. Perdoe-me desde já se entendi qualquer coisa errada. Resolvi me aprofundar e conhecer mais um pouco do budismo nos últimos dias e seu site me pareceu uma fonte confiável para um primeiro contato.

Sendo assim, deixe-me ver se entendi.
Você explicou a origem do Budismo, suas "mutações ( evoluções / adaptações) ao longo do tempo. De como é a prática em si e como as pessoas se organizam para seguir com a prática budista. Ok, tudo entendido. li bastante conteúdo de seu site e também fora dele.

O que senti falta de detalhismo é quanto ao uso do Gohonzon.
Pelo que inferi, sua sugestão ( como parece ser a sugestão de todo budista a alguém que se interesse) é que façamos um test drive com a prática do Daimoku para experimentar na prática os benefícios diretos e indiretos que podemos experimentar em nossa vida.

Isso é fascinante. Oferecer a própria vivência a um neófito parece ser ( e muito me agrada) a ação mais sedutora para um buscador seguir em uma direção sugerida.

Contudo ( e aqui reside a grande dúvida do momento) parace-me que, para que eu faça uso do Gohonzon é necessário, obrigatoriamente, que eu me converta. Isso procede ou entendi equivocadamente?

Como falei, várias fontes que consultei pareceram nebulosas quanto ao "depois" do test drive,rs. Fiquei com uma péssima impressão ( desculpe-me a franqueza) mesmo depois de estar verdadeiramente encantada com tudo que li e disposta às experiências.

Do ínfimo que ainda conheço o Gohonzon parece uma "ferramente" de extrema importância para prosseguir e aprofundar a prática do budismo. Eu posso então ter a liberdade de ter acesso a isso sem ser "obrigada" a me converter?

Acredito que o verdadeiro "religare" reside antes de qualquer coisa na liberdade. Sempre tive a idéia de que o budismo era de fato tudo que li aqui e em diversas outras fontes que adorei encontrar mas confesso que esse detalhe me frustrou. Se o uso do Gohonzon for mesmo "restrito" apenas a quem se converter sinto-me desde já "pressionada" a só poder seguir em frente diante de uma "condição". Ademais, caso isso se confirme, acho bastante equivocado a divulgação que "todos são iguais no budismo, todos podem se aproximar e experimentar as maravilhas que ele pode promover " se na verdade o acesso de algo que parece potencializar sua caminhada nesse conhecimento é restrito apenas àqueles que necessariamente se convertem.

Unknown disse...

Olá Cesinha, estive afastada da sua página. Voltei agora... Vi que vc disponibilizou um link com 30 minutos de daimoku. Não consigo baixar. Teria como vc me mandar por email ou algo do tipo? Desde já grata. Flávia. vinharosa@yahoo.com.br

Sergio Costa disse...

Bom dia! Meu nome é Sérgio Costa, gostaria de saber aonde posso assistir as reuniões, moro em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, email: sergioccorretor@gmail.com
Obrigado

Fúlvio Coelho disse...

Fala ae mano, sera que consegue me enviar esses arquivos por email (fulviio_@hotmail.com) ? Os textos que não estão no Issu precisam de cartão de crédito para ser baixado. Vlw