quarta-feira, 15 de julho de 2009

O significado da felicidade

Recebi este texto por email de um amigo, que por sua vez já havia recebido de outra amiga e repassado para outras tantas pessoas, e que agora divido com vocês aqui no Buda Da Web.

O significado da felicidade
 
Quando as necessidades ou desejos de uma pessoa são realizados, ela sente felicidade, mas a simples realização dos desejos não pode sustentar este sentimento de felicidade. Mesmo apesar de não estar totalmente satisfeita com sua vida atual, pode sentir que é mais feliz do que antes. Porém, ninguém é continuamente feliz. Por melhor que seja a situação, há também momentos ruins.Tal felicidade é essencialmente relativa. Uma felicidade mais profunda e duradoura não depende do objeto do desejo ou da necessidade, nem do próprio passado, nem da vida do vizinho, tampouco de qualquer outro fator externo. O principal ingrediente para essa felicidade encontra-se na própria vida. A felicidade está diretamente relacionada ao grau em que se pode extrair a própria força vital e à esperança no futuro. De maneira contrária, se uma pessoa não tem essas qualidades, ela compara o seu presente com o passado ou com o seu ambiente. A felicidade por comparação é, na verdadeira essência do termo, a “felicidade relativa”.


Para compreender a diferença que pode fazer a própria força vital, imaginemos dois alpinistas. Escalar um pico escarpado infligiria uma dor insuportável a uma pessoa comum, mas pode proporcionar um prazer inesquecível a um alpinista. Quanto mais alto, escarpado e difícil for o penhasco, maior a alegria e satisfação de desafiá-lo e conquistá-lo. As dificuldades na vida são como uma montanha escarpada. Se a pessoa encontra a felicidade apenas no conforto, evitará muito do que vale a pena na vida. Tal atitude é essencialmente negativista e escapista. Quando chegamos a tal ponto, o conforto é um período de descanso e não é acompanhado por uma grande dor nem por uma profunda alegria.

Todas as atividades humanas objetivam a felicidade. O budismo, assim como as outras religiões, ensina às pessoas como viver para conquistarem uma vida feliz. No entanto, muitas religiões encorajam seus crentes a orarem para que algo místico, uma força transcendental, elimine os problemas da vida. Então, se as pessoas são religiosas ou não, também tentam com freqüencia evitar as dificuldades e os problemas. O budismo mostra o caminho para uma nova vitalidade e uma profunda sabedoria, ensinando que os seres humanos devem inspirar-se a desafiar, e não a evitar, quaisquer dificuldades que enfrentarem e transformá-las em felicidade com o desenvolvimento de sua própria força vital. Superar o sofrimento em vez de fugir dele é uma atitude criativa de desafio e coragem, e é essa atitude que leva à felicidade absoluta.
Texto extraído do livro "Fundamentos do Budismo", Editora Brasil Seikyo, © 2004
Enviado por Sergio Noronha, Vice Hantyo Bloco Mandala, CRJ

27 comentários:

Thati disse...

Olá, gostei muito do site, estou começando a estudar o budismo. Tentei baixar o kit de introdução e o CD, mas não consegui. Deu um erro. Como faço?

Cesinha Chaves disse...

Thati
Seja bem vinda ao blog e ao maravilhoso Budismo de Nitiren Daishonin.
Qual o erro que está dando?
Os links diretos estão aqui, é só recortar e colar no seu brower:
DOC - > http://www.brasilskate.com/Intro.doc
PDF - > http://www.brasilskate.com/Intro.pdf

Anônimo disse...

Olá, me chamo juliana e moro em joão pessoa-pb, gostaria de saber onde esxistem reuniões aqui que eu possa frequentar. grata.

Cesinha Chaves disse...

Olá Juliana, preciso saber qual a sua faixa etária e também o bairro em João Pessoa, para que eu possa localizar a pessoa responsável dessa área.
Aguardo seu contato, e se possível, deixe seu email.
Boa sorte, sempre.

Anônimo disse...

Cesinha, recomecei a praticar o Budismo esta semana, já havia praticado na Espanha a anos atrás e agora, de volta a São Paulo, decidi retomar as práticas. Me sentia muito perdida por não ter material para estudar, etc....e então encontrei o seu blog e foi tudo de bom!!!!! É fantástico e me facilitou a vida em muitos sentidos. Muito obrigada.
Laura: loretta2727@hotmail.com

Anônimo disse...

meu nome é walquiria sou praticante há 5 anos ,e qdo tenho duvidas ou procuro matérias interessantes vehno até aqui.parábens por suas postagens.

Vinícius disse...

Olá, sou de João Pessoa - PB, tenho 23 anos, me identifiquei com o texto acima, já li alguma coisa a respeito do budismo, acho uma religião muito atual e mais realista de certa forma que as outras ao meu ver. Estou em busca de um direcionamento, algo que possa me ajudar a focar mais na minha vida e objetivos, tentei algumas igrejas cristãs mas quebrei a cara, esse negócio de se redima aos seus pecados, etc, etc, sinceramente eu acho isso meio ridículo. Você sabe algum de algum grupo budista que eu pudesse entrar em contato aqui em João Pessoa PB? Obrigado! vinimarinho17@hotmail.com

Vinícius disse...

Eu sou de João Pessoa - PB, sexo masculino, 23 anos, você sabe de algum grupo por aqui? Obrigado!

Anônimo disse...

Meu nome e maria coeli batista ,sou budista desde 2001,em sp hoje estou em jp,gostaria de uma pessoa ,para esta com contato ,e participar das reuniões .obg

Cesinha Chaves disse...

Maria Coeli, por favor especifique a cidade, bairro e CEP para que eu possa procurar alguém na sua área.
Aguardo seu contato.

Mendeboy disse...

Ola Cesinha...parabêns pelo trabalho feito! Caso aparece algum convidado de sp capital, eu atuo na sub leste II como resp. de comunidade da DMJ, por favor conte comigo. abraço bruno.mendeboy@gmail.com

Cesinha Chaves disse...

OK Bruno! Grato pelo comentario e pela oferta!
Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

Olá boa noite. amei todo este espaço onde vc.fala do budismo com tant carinho. Eu fui apresentada ao budismo faz muito pouco tempo pela Carlos de Vasconcelos na Tijuca porém moro em Miguel Pereira e lá me disseram que existe um núcleo aqui na Serra mas como não tive + contato fiquei sem saber aonde fica. Será que vc. poderia me ajudar a descobrir como contactar o núcleo aqui na minha cidade? Te agradeço e obrigada pelas aulas que vc. está me dando do budismo. Venho acompanhando vc silenciosamente. Meu e-mail é scouris@hotmail.com
Grata Nam Myoho Rengue kyo
Cleopatra Scouris

Cesinha Chaves disse...

Cleopatra, entrei em contato com seu email. Dá uma olhada na sua caixa postal e me responde.
Boa sorte!

Gabriela disse...

Olá,

Eu também sou de João Pessoa - PB, vou fazer 16 anos no dia 10/10 e gostaria de saber também com quem eu poderia entrar em contato para encontros, reuniões. Aqui em João Pessoa é muito difícil achar centros ou grupos, não sei se porque a religião é relativamente nova aqui no nordeste e ainda não tem muitos adeptos, ou mais por algum 'preconceito' por parte da população. As áreas são determinadas por sexo? Idade também?

Obrigada.

gabrielam.alencar@gmail.com

Cesinha Chaves disse...

Oi Gabriela.
Posso procurar alguém na sua área para lhe ajudar a achar um bloco de estudos.
Na nossa organização, a Soka Gakkai temos divisões específicas para lhe dar com as pessoas,
são a Divisão Senior (homens), Feminina (mulheres), Masculina Jovem e Feminina Jovem.
Assim fica mais fácil de se comunicar, pois cada um estará numa mesma faixa etária.
Se puder me passar o seu bairro aí em João Pessoa, juntamente com o CEP, facilita.
Fico aguardando seu contato, OK?

mi disse...

Oiee bom dia Cesinha, estou no budismo fará 1 ano em agosto, e estou cada vez mais empenhada em estudar os goshos e ler o BS,e com minha pratica também, me disponibilizo para algum contato que queira participar das reunioes em SANTO ANDRÉ, SP. (email. michelle@tabatex.com.br) se quizer mandar materias, e mantermos contato para desfrutarmos mais informações possiveis fico grata. Parabéns.

Cesinha Chaves disse...

Olá Michelle, grato pela oferta! Se aparecer alguém de Santo André procurando por bloco posso recomendar você! Quanto a matérias vou lhe colocar no mailing do meu bloco, pois sempre envio convites e matérias para estudo antes de cada reunião.
Grato por tudo!

Unknown disse...

Boa noite, meu nome é Ana sou de João Pessoa resido no bairro do Bessa e tenho 31 anos, gostaria de saber se tem algum grupo de estudos na cidade. Gostei muito do seu blog, está de parabéns.

Unknown disse...

Esqueci de postar meu e-mail: lopes.celina@gmail.com

Anônimo disse...

Ola, me chamo Pedro

Tenho 23 anos e tenho interesse em conhecer de sua filosfia. Moro atualmente em João Pessoa. Bairro: Jardim Cidade Universitária (Ou Bancários) CEP 58051-720. Contato de e-mail: oraculojp@hotmail.com

Grato, desde já pela atenção.

Bruno Coitinho disse...

moro em João Pessoa (bairro: Centro, 58013410) e tb gostaria de saber onde existem reuniões. Obrigado.

Cesinha Chaves disse...

Bruno, tenho alguns contatos de dirigentes da BSGI em João Pessoa. Por favor me procure com seu email que lhe passo os tels: cexa21@gmail.com

Abraço.

Anônimo disse...

Sou de João Pessoa - PB, bairro do Valentina.. também procuro alguém da arte budista.. manda p'ra esse e-mail se achar por favor

acacio.junin@hotmail.com

Abraçs

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Karolline, tenho 20 anos e gostaria de saber de um lugar em João Pessoa - PB em que eu possa estudar as práticas budistas. Tentei entrar em contato com a BSGI, mas o número que achei nos sites está como inexistente. Meu e-mail é karolzinhacz@hotmail.com
Queria que pudesse me ajudar, obrigada.

Cesinha Chaves disse...

Olá Karoline!
Tente o departamento de organização, 0800 11-61 22 ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Pergunte por blocos de estudos perto de vc.
Caso não consiga o contato me avise que procuro para vc.
Boa sorte, sempre!

blogblogger disse...

Boa noite!
Estou a procura de me aprofundar melhor nesse maravilhoso mundo budista o qual eu conheço somente por cima, gostaria de conhecer algum grupo que possa me introduzir melhor, obter ensinamentos, informações e coisas do tipo na minha cidade, moro em João Pessoa/PB, o bairro onde resido é o Cristo Redentor, meu e mail é braulioalvesdeoliveira@hotmail.com
Desde já agradeço a atenção.