quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Frases de incentivo

As palavras têm força. Nichiren disse num dos seus Goshos que " A voz faz o trabalho do Buda". Ghandi dizia "Tenha sempre boas palavras porque as suas palavras se transformam em suas ações". É de Daisaku Ikeda a frase: "As palavras podem criar tanto felicidade como sofrimento. Procure sempre falar palavras que inspirem autoconfiança, alegria e esperança." Muitos de nós sabemos que uma palavra correta na hora certa faz a diferença. Por isso resolvi juntar neste post várias frases de incentivo que uso aqui no Blog, Twitter ou em emails que envio.
E lembre-se: pensamento, palavra e ação formam o que é a nossa vida nesse momento. E antes do pensamento vem a intenção... Para elevar seu estado de vida, ter boas intenções, pensar, falar e fazer causas boas é só recitar com convicção, duas vezes ao dia, o Nam-myoho-renge-kyo!



"O que somos hoje e o que seremos amanhã depende de nossos pensamentos. Se procedo mal, sofro as conseqüências se procedo bem, eu mesmo me purifico." (Shakyamuni)

“Se deseja compreender as causas que existiram no passado, observe os resultados que elas manifestam no presente. E se quiser saber que resultados serão manifestados no futuro, observe as causas presentes.” (Shakyamuni)

"Numa viagem, um homem deve andar com um companheiro que tenha a mente igual ou superior a sua; é melhor viajar sozinho do que em companhia de um tolo." (Shakyamuni)

"Um homem será tolo se alimentar desejos pelos privilégios, promoção, lucros ou pela honra, pois tais desejos nunca trazem felicidade, pelo contrário, apenas trazem sofrimentos." (Shakyamuni)

"A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação." (Shakyamuni)

"Um amigo insincero e mau é mais temível que um animal selvagem; a fera pode ferir-lhe o corpo, mas o mau amigo pode lhe ferir a mente." (Shakyamuni)





"O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas está no viver sabiamente e seriamente o presente momento."(Shakyamuni)

"Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente." (Shakyamuni)

"A Lei propagada pelo Buda é comparável a uma grande nuvem que com uma nutritiva chuva, umedece as flores humanas de tal forma que elas possam florescer."(Shakyamuni)

"Cada um é senhor de si mesmo, deve depender de si próprio; deve, portanto, controlar-se a si próprio." (Shakyamuni)

"Um rochedo não é abalado pelo vento; a mente de um sábio não é perturbada pela honra ou pelo abuso." (Shakyamuni)

"O louco que reconhece sua loucura possui algo de prudente; porém, o louco que se presume sábio esse está realmente louco." (Shakyamuni)

"Viver apenas um dia ou ouvir um bom ensinamento é melhor do que viver um século sem conhecer tal ensinamento." (Shakyamuni)

"Aqueles que se respeitam e se amam a si mesmos devem estar sempre alerta, a fim de que não o sejam vencidos pelos maus desejos." (Shakyamuni)

"Tudo é mutável, tudo aparece e desaparece; só pode haver a bem-aventurada paz quando se puder escapar da agonia da vida e da morte." (Shakyamuni)

"Tudo é, portanto criado, controlado e regido pela mente. Assim como o carro segue o boi que o puxa, o sofrimento segue a mente que se cerca de maus pensamentos e de paixões mundanas."(Shakyamuni)

"Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha." (Shakyamuni)


"Vale a pena cumprir bem e sem erros o dever diário; não procure evitá-lo ou adiá-lo para amanhã. Fazendo logo o que hoje deve ser feito, poder viver um bom dia." (Shakyamuni)

"O homem que busca a fama, a riqueza e casos amorosos é como uma criança que lambe mel na lâmina de uma faca. Ao lamber e provar a doçura do mel, a criança corre o risco de ter a língua ferida. É como o tolo que carrega uma tocha contra o vento forte; corre o risco de ter o rosto e as mãos queimados." (Shakyamuni)

"O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos." (Shakyamuni)

"Um bom amigo, que nos aponta os erros e as imperfeições e reprova o mal, deve ser respeitado como se nos tivesse revelado o segredo de um oculto tesouro." (Shakyamuni)

"Cada um é senhor de si mesmo, deve depender de si próprio; deve, portanto, controlar-se a si próprio." (Shakyamuni)

"Por mais que na batalha se vença a um ou mais inimigos, a vitória sobre a si mesmo é a maior de todas as vitórias." (Shakyamuni)

"Eu sou o resultado de meus próprios atos, herdeiros de atos; atos são a matriz que me trouxe, os atos são o meu parentesco; os atos recaem sobre mim; qualquer ato que eu realize, bom ou mal, eu dele herdarei." (Shakyamuni)

"Aquele que protege sua mente da cobiça, e da ira, desfruta da verdadeira e duradoura paz." (Shakyamuni)

"O segredo da saúde da mente e do corpo está em não lamentar o passado, em não se afligir com o futuro e em não antecipar preocupações; mas está no viver sabiamente e seriamente o presente momento." (Shakyamuni)

"Uma mente perturbada está sempre ativa, saltitando daqui para lá, sendo difícil de controlar; mas a mente disciplinada é tranqüila; portanto, é bom ter sempre a mente sob controle." (Shakyamuni)

"O leite fresco demora em coalhar; assim, os maus atos nem sempre trazem resultados imediatos. Esses atos são como brasas ocultas nas cinzas e que, latentes, continuam a arder até causar grandes labaredas." (Shakyamuni)


"Tenha sempre bons pensamentos, porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras.
Tenha sempre boas palavras porque as suas palavras se transformam em suas ações.
Tenha boas ações porque as suas ações se transformam em hábitos.
Tenha bons hábitos porque seus hábitos se transformam em valores.
Tenha bons valores porque seus valores se transformam no seu próprio destino!!!"
(Gandhi)

"O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se eu insisto em repetir para mim mesmo que não sou capaz de realizar alguma coisa, é possível que realmente seja incapaz de fazê-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei capacidade de realizá-la, mesmo que não a tenha no começo." (Gandhi)

"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável." (Gandhi)

"Olho por olho, e o mundo acabará cego." (Gandhi)

"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver." (Gandhi)

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.." (Gandhi)





"Se você pensar que pode ou que não pode, de qualquer forma, você estará certo." (Henry Ford)

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar a seu semelhante." Albert Scweitzer, Nobel da Paz de 1952)

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra," ( Malachy McCourt, escritor)

"Somos aquilo que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito." (Aristóteles)

“A razão cria a fé, e a fé busca a razão. Ou seja, aprofundando a razão por meio do estudo do budismo, fortalece-se também a fé, e o fortalecimento da fé possibilita uma maior profundidade no estudo.” (Jossei Toda)




O corpo e a mente poderão desaparecer, mas a Natureza de Buda não pode ser destruída.

Não é um deus que julga as pessoas, mas é a própria pessoa que faz o julgamento de si mesmo.

A Natureza de Buda existe em todos os homens, não importando quão profundamente eles a ocultem com a cobiça, a ira, a tolice, ou a soterrem com seus atos ou retribuições. A Natureza de Buda não se perde nem é destruída; tão logo toda a corrupção seja removida, ela sai de sua latência e reaparece.

Desistir de aprender é egoísmo.

Seja como o leão. O leão nunca é derrotado. Jamais lamenta. O leão é rápido. O leão ruge. O leão corre. O leão sempre vence.

O diamante, a mais dura das substâncias conhecidas, não pode ser triturado. A areia e as pedras podem ser pulverizadas, mas o diamante não pode ser rompido. A Natureza de Buda é como o diamante, não sendo portanto rompida.




Assim, como o leite é sempre branco, independentemente da cor da vaca, não importa quão diferentemente os atos perpetrados pelos homens possam condicionar sua vida, nem que diferentes efeitos possam seguir suas ações ou pensamentos, a Natureza de Buda permanece intocável.

O ouro puro é obtido pela fusão do minério e pela remoção da ganga impura. Se os homens fundissem o minério de suas mentes e removessem todas as impurezas da paixão mundana e do egoísmo, poderiam descobrir em si mesmos a pura Natureza de Buda.

O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas cruciais o que prometera nas horas normais.

Se o senhor deseja livrar-se dos sofrimentos do nascimento e da morte que tem suportado desde o tempo sem início e atingir infalivelmente a suprema iluminação nesta existência, deve despertar para a verdade mística que sempre existiu inerentemente em todos os seres vivos. Essa verdade é Myoho-renge-kyo.




Estado de Buda: Condição de vida de suprema sabedoria para compreender a realidade de todos os fenômenos. Infinita compaixão, coragem e total pureza da vida que nada pode corromper.

Quando uma pessoa é dominada pela escuridão, é chamada de mortal comum, mas quando iluminada, é chamada de Buda

Quanto mais reclamamos e colocamos a culpa nos outros, mais tardamos a transformação de nosso carma

O futuro não começa amanhã. Começa hoje - neste exato momento

Ao ajudar outras pessoas a se tornarem felizes, nós também nos tornamos felizes.

Continuar a progredir e a mudar de uma forma positiva à medida que passamos do presente para o futuro é a própria revolução humana.

Cada um de nós é o astro, o herói e o protagonista de nossa própria história.

A melhor forma de viver é lançarmos nossas próprias decisões e seguirmos nossas próprias convicções.


"O valor de um homem deve ser visto pelo o que ele oferece e não pelo que ele é capaz de receber. Tente não se tornar um homem de sucesso, mas sim se tornar um homem de valor.(Albert Einstein)

"O sucesso é conseqüência"
(Albert Einstein)

"Uma pessoa que nunca cometeu um erro é uma pessoa que nunca tentou algo de novo" (Albert Einstein)

"Todo dia eu me lembro que a minha vida interior e exterior baseiam-se nos trabalhos de outros homens, vivos e mortos, e que deve exercer-me no sentido de dar na mesma medida em que recebi e ainda estou recebendo." (Albert Einstein)

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." (Albert Einstein)

"Ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega." (Albert Einstein)

"Se você der uma bola verde ao Universo ele certamente vai lhe devolver uma bola verde." (Albert Einstein )

"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein )



"Ensinar as pessoas significa lubrificar as rodas para que as mesmas possam girar; ou fazer flutuar um navio para que o mesmo possa ser movimentado facilmente. " (Nichiren Daishonin)

"Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta". (Nichiren Daishonin)

“A Lei não se propaga por si mesma. Por ser propagada pelas pessoas, tanto a Lei como as pessoas são dignas de respeito.” (Nichiren Daishonin)

"Sofra o que tiver que sofrer, desfrute o que tiver de ser desfrutado, considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida, e continue orando o Nam-myoho-renge-kyo, não obstante o que aconteça." (Nichiren Daishonin)

“Suponha que alguém arremesse uma linha do topo do Monte Sumeru de um outro mundo tentando passá-la pelo furo de uma agulha colocada no topo do Monte Sumeru deste mundo em um dia de forte ventania. É mais fácil passar a linha pela agulha nessas condições do que encontrar o Daimoku do Sutra de Lótus. Assim, ao recitar o Daimoku, esteja certo de que é uma alegria maior do que um cego tornar-se capaz de ver seus pais pela primeira vez, e mais raro do que um prisioneiro de um forte inimigo ser libertado e reunido com sua esposa e filhos.” (Nichiren Daishonin)

"Aqueles que crêem no Sutra de Lótus, são o como o inverno: o inverno nunca falha em se tornar primavera." (Nichiren Daishonin)

"Se o senhor deseja se livrar-se dos sofrimentos de nascimento e morte que vem suportando por eras eternas e deseja alcançar a suprema iluminação nesta existência, deve despertar para a verdade mística que sempre existiu dentro da sua vida." (Nichiren Daishonin).

"O Budismo é como o corpo e a sociedade a sombra. Quando o corpo se curva, assim o faz a sua sombra." (Nichiren Daishonin)

"É melhor viver um dia como leão, do que uma vida inteira como ovelha" (Nichiren Daishonin)

"O fato das orações não terem encontrado resposta é comparável a um forte arco com uma corda frágil ou uma boa espada nas mão de um covarde. Não é de modo algum uma falha do Sutra de Lótus." (Nichiren Daishonin)

"Ensinar as pessoas significa lubrificar as rodas para que as mesmas possam girar; ou fazer flutuar um navio para que o mesmo possa ser movimentado facilmente." (Nichiren Daishonin)

"Há sombras nas trevas, mas as pessoas não conseguem discerni-las. Há trilhas no céus por onde os pássaros voam, mas as pessoas não as reconhecem. Há caminhos no mar por onde os peixes nadam, mas as pessoas não os percebem." (Nichiren Daishonin)

"Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta." (Nichiren Daishonin)

"O tesouro do corpo é mais valioso do que aquele guardado no cofre, e o tesouro acumulado no coração é mais valioso do que o tesouro do corpo. Portanto, dedique-se em acumular o tesouro do coração." (Nichiren Daishonin)

"A própria vida é o mais alto precioso de todos os tesouros do universo. Mesmo os tesouros do universo inteiro não podem igualar ao valor de uma única vida humana. A vida é como uma chama, e o alimento como o óleo que lhe permite queimar." (Nichiren Daishonin)

"Qual é o objetivo da vida? Nenhuma outra pergunta traz à tona respostas tão variadas. Nenhuma outra questão é tão difícil de responder claramente no nível fundamental. Em análise final, o propósito da vida está na felicidade. Então qual o propósito da fé? É atingir o Estado de Buda na vida presente, ou seja, concretizar uma condição de vida de indestrutível felicidade." (Daisaku Ikeda)

"Para tudo na vida existe uma causa que gera um efeito, inclusive as pessoas com quem convivemos." (Daisaku Ikeda)

"O esforço é a ponte que liga a realidade ao sonho. Quem se esforça faz emergir a esperança, e a esperança nasce do esforço." (Daisaku Ikeda)

“A morte vinda a uma pessoa ontem pode vir a nós hoje. Flores se tornam frutos e noivas tornam-se sogras. Recite Nam-myoho-renge-kyo e aprofunde a fé.” (Daisaku Ikeda)

"Em nossas vidas há momentos de alegria e de sofrimento. Se conseguirmos entender que sempre haverá bons e maus, poderemos gradualmente passar a não esperar somente bons momentos, e nem a detestar os maus." (Daisaku Ikeda)

"Ninguém fica velho apenas por viver um certo número de anos; as pessoas ficam velhas somente desertando seus ideais...Tu és tão jovem quanto a tua fé; tão velho quanto a tua dúvida; tão jovem quanto a tua auto confiança, tão velho quanto o teu temor; tão jovem quanto a tua esperança, tão velho quanto o teu desespero." (Daisaku Ikeda)

"As palavras podem criar tanto felicidade como sofrimento. Procure sempre falar palavras que inspirem autoconfiança, alegria e esperança." (Daisaku Ikeda)

"Sabendo que as palavras podem criar tanto felicidade como sofrimento, eu prometo aprender a falar sinceramente, com palavras que inspirem autoconfiança, alegria e esperança." (Daisaku Ikeda)

"Seja como for, a grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade." (Daisaku Ikeda)


A Voz, mais do que qualquer coisa, manifesta a energia vital da pessoa. É por isso que o coração, o corpo e a própria vida podem ser transformadas dependendo da voz e da escolha das palavras.

O que outras pessoas pensam de você ou como a maioria delas o trata, estes não seriam assuntos do seu interesse. O importante é como você avalia a si mesmo e quanto de orgulho sente de sua vida. Se você vive sinceramente de acordo com sua fé, pode exemplificá-la como o mais valioso modo de vida através da sua própria existência.

A felicidade não lhe é proporcionada por ninguém. Ela encontra-se somente no próprio esforço em revelar o tesouro das profundezas de sua vida, e se poli-lo cuidadosamente, desenvolverá a coragem e a esperança, ao longo do caminho.

Cada qual deve sentir-se livre para ser o que é. Preocupar-se demasiadamente com o que os outros pensam jamais fará uma pessoa feliz.

Dez pessoas audazes que bradam são mais poderosas do que cem mil que permanecem caladas.

A liberdade de espírito não pode ser alcançada com os braços cruzados pode ser alcançada somente lutando-se por ela.

Tudo depende do que você dá atenção! Para toda a vibração existe uma experiência equivalente. Tudo depende do nível de confiança ou insegurança que você está emitindo. É impossível que alguém que se sente doente encontre a cura. É improvável que aquele que se sente miserável, enriqueça. É injustificável que aquele que se sente só, encontre o amor. Torne-se aquilo que você mais deseja. Não existe nada que o force a ver a vida com cores cinzas.



Palavras amorosas e ternas afetam as moléculas de água, e somos mais de 75% água. Então, eu cuido do que falo, do que penso e como ajo.

Não se preocupe como conseguirá o seu objetivo! Este é um trabalho que cabe unicamente ao universo.

O que é costumeiro no tolo é esquecer nas horas cruciais o que prometera nas horas normais.























14 comentários:

Anônimo disse...

olá Césinha, meu nome é Rafael, moro em Cajamar - SP. um amigo do trabalho faz pate da soka gakkai, e me ensinou o nam myoho rengue kyo. aí fui pesquisar e encontrei seu blog. muito bom! baixei um texto introdutório que vc publicou aqui. estou conhecendo o budismo agora. vejo q tenho muito a aprender.
bom, agora que já conheci o blog, frequentarei sempre. até logo!
ah meu email: rafapw@gmail.com

Amanda Carvalho Ferreia disse...

Olá tudo bem?
Sou gakkain há 10 anos e de todos os sites que visitei este sem dúvidas é um grande palco do kossen-rufu.
Meu nome é Amanda e pertenço a CCSP. RM Jaçanã Comunidade Joamar.

Um grande beijo
Você não está sozinho, pois também estou sintonizada!!!

Anônimo disse...

Olá Césinha!!

Meu nome é Rita, sou de Ribeirão Preto. Sempre leio as mensagens e artigos do blog e eles me auxiliam muito a enfrentar a vida diária.
Conheci o buidsmo há três anos e é no budismo que sempre acho as respostas. Parabéns!!!

rs.gata@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá! Estou tendo dificuldade de entrar no seu blog pela página principal, está dando "página não encontrada". Bom, visito muito seu blog, então não quero perder nada =D Vou me converter e receber meu Gohonzon no próximo sábado, e estou muito feliz! Bjs

Cesinha Chaves disse...

Nena acabei de testar e está tudo normal. Confira o endereço - http://www.budanaweb.com/ . É .com SEM BR. Parabéns pelo Gohonzon!
=)

maria rosa disse...

OLÁ ADORRO LER AS MENSAGENS QUE ESTÃO AKI POIS ELAS ME AJUDAM A ENTENDER UM POUCO O SER HUMANO OBRIGADA...

luizão disse...

nossos mestres da vida sabedoria dignidade sao atributos de pessoas que vencem na vida assim pego esses ensinamentos para eu ser um vencedor

luizão disse...

ola aquariano51@hotmail.com

Anônimo disse...

olá,cesinha,estou afastado das atividades,da gakkai faz um bom tempo,meu amigo marcelo de fortaleza me passou esse site,entrei e lie algumas orintaçoês do presidente ikeda,me senti muito bem,e com essas orintaçoês,me deu um animo de voltar as atividades da gakkai,na pratica da fé,faço todos os dias gongyo da manhã e noite!! abraços marcos caldas..

Anônimo disse...

olá,cesinha,estou afastado das atividades,da gakkai faz um bom tempo,meu amigo marcelo de fortaleza me passou esse site,entrei e lie algumas orintaçoês do presidente ikeda,me senti muito bem,e com essas orintaçoês,me deu um animo de voltar as atividades da gakkai,na pratica da fé,faço todos os dias gongyo da manhã e noite!! abraços marcos caldas..

Carla Cunha disse...

Olá! Adorei seu Blog. Sou membro da BSGI, moro em Triunfo - RS. Parabéns!!!
Meu email para contato é carlawiccacunha@yahoo.com.br

ANDRÉA MELL disse...

Amei o seu blog. Sou sua simpatizante do budismo e aqui li coisas interessantes e esclarecedoras sobre a filosofia budista. Parabéns pela sua iniciativa de propagar os ensinamentos de Nitiren Daishonin!

Teresa Fink disse...

Ola Cesinha,uma otima tarde um excelente 2015 e muito obrigada:-)NAM MYOHO RENGE KYO

Anônimo disse...

Olá Cesinha!
Muito importante esse seu blog!!
Quantas pessoas assim como eu agora estão precisando ler algo para aprender!
Parabéns !