terça-feira, 30 de novembro de 2010

Parábola dos Crocodilos Mansos

Olhem que legal! Esse é um texto de uma amiga de twitter, @sambanatty. Ela escreveu esta parábola baseada num sonho que eu teve e eu fico mais que feliz em compartilhar com vocês.

Parábola dos Crocodilos Mansos

Certa manhã, Galcaia pegou o metrô rumo a uma pequena cidade prolífera em natureza. Ao chegar, se deparou com um sublime local arborizado onde havia um grande rio de águas rasas em um tom verde-cristalinas.

Foi andando rumo às montanhas de Sakyamuni que Galcaia teve que enfrentar um pequeno caminho onde haviam crocodilos perigosos. Ela estava tão determinada a chegar nas montanhas, que não se deixou abater pelo obstáculo. Atravessou o riacho apoiando-se em pedras até se livrar do perigo.

Chegando àquele lugar celestial, Galcaia se surpreende com a presença de Shari-Hotsu, que se aproxima dela e diz:

- Bem-vinda às montanhas de Sakyamuni.

- Vim meditar no propósito de atingir a iluminação – disse Galcaia – Sakyamuni nos ensinou que nenhum dos homens de erudição ou absorção é capaz de compreender a sabedoria dos budas.

No alto daquela montanha, a menina sentou-se na posição de Lótus e começou a recitar o Nam-Myoho-Renge-Kyo. Após atingir a tão almejada iluminação, Galcaia levantou-se serenamente de sua meditação e dirigiu-se a Shari-Hotsu dizendo:

- Até breve, Shari-Hotsu! Agora vou embarcar de volta a minha origem e expor os ensinamentos de Sakyamuni aos meus iguais.

Ao retornar, Galcaia teve que enfrentar o mesmo trajeto, porém dessa vez não temeu ao saber que teria que passar pelo caminho dos crocodilos. Quando ela deparou-se com os mesmos, todos estavam aparentemente tranqüilos. Ao apoiar-se na primeira pedra, Galcaia abaixou-se e acariciou a cabeça do animal. Assim como os demais, aquele estava manso e sereno. Todos os crocodilos se aproximaram dela com serenidade, e enquanto ela os acariciava, sentiu em seu coração que a iluminação obtida é tão imensurável a ponto de abrandar a ferocidade de um animal.

Ilustração - VPadin


13 comentários:

Claudia disse...

Muito bom esse conto! Entendo que ao recitar o Daimoku, ela, elevou o seu estado de buda, chegando a atingir a iluminação e, em função disso,"transmitiu" aos ferozes crocodilos essa condição de Paz. Assim é na nossa vida, contagiamos ou contaminamos as pessoa ao nosso redor de acordo com o nosso estado de vida, não é mesmo? Vê a importância da nossa postura? Até mais!

Claudia - Bloco Ilha Grande São Paulo

Natty disse...

[aaaaaaaaaa] Que lisonjeiro! É muito gratificante ver que a minha parábola veio parar no mais honrado blog do Buda Na Web.
Acredito fielmente que o objetivo do meu sonho seja tudo isso que a Cláudia falou acima. Foi o que o sonho me transmitiu e foi o que eu quis pôr em palta e transmitir às demais pessoas.

Beijos,

Natty - Bloco do Rink - Niterói/RJ

Anônimo disse...

Tbm gostei muito, talvez até use na reunião de palestra em forma de teatro, através da pratica sincera não há buda que seja derrotado ... Parabéns ao blog que é além do BS, TC, R10 enfim, é a minha fonte de pesquisa, por favor cuide bem desse blog com muito carinho! bjs

Unknown disse...

Realmente acho digno a atitude de divulgar publicamente algo que realmente vá fazer melhorias na vida de pessoas, e de milhares dessas. Porém faço minha pergunta não à confronto, mas para reflexão, e onde fica a satisfação de batalhar pela conquista de chakubukus de coração pra coração? Divulgar algo na internet é algo realmente muito fácil e de grande impacto. Admiro a grande intenção de seu ato. De bom coração toda atitude é válida, mas o mais gostoso, é lidar de coração pra coração rs. Fico realmente triste em ler comentários acima de que este blog está acima de informações contidas em BS, TC, R10, pois sei que as suas pesquisas iniciais se deram pelas duvidas geradas por eles, pesquisas em livros, mas também pela extranet da BSGI. Realmente é uma causa grande, gostaria de poder trocar informações com você em meio à msn ou orkut se possível, e quem sabe fazer uma visita em seu bloco. Agradeço desde já sua compreensão e paciência. Obrigado.

Cesinha Chaves disse...

Rodrigo, o blog é apenas um aperitivo para despertar as pessoas para a prática Budista. Muita gente ainda não conhece o Budismo de Nitiren, não frequenta blocos e por consequência não tem acesso a BS, TC ou R10, quanto mais à Extranet. Pelo blog já consegui direcionar um grande numero de pessoas para blocos em várias partes do Brasil, devido ao alcance da grande rede. Uma vez nos blocos, lá elas terão o ensino passado de coração para coração! Não deixo de fazer o meu trabalho de Chakubuku travando contato com pessoas ao vivo na área onde eu atuo, mas o blog ajuda muitos a se localizarem e a abraçarem o budismo. O comentário feito pelo "anônimo", não diz que o blog está acima das publicações citadas, mas que ele também é usado com fonte de pesquisa, não substituindo de maneira alguma os impressos e Extranet!
Meu bloco, o Lagoa, fica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e teremos a última reunião do ano nessa 2a feira. Meus contatos estão aqui: http://tinyurl.com/35fjxjm
Grato por tudo,abraço e boa sorte!

Claudia disse...

Cesinha, eu mesma, Claudia( a que postou o primeiro comentário), sou prova viva dissoque você colocou em seu comentário. Foi através daqui que, entrando em contato com você, você me deu três contatos de bloco próximo a minha casa(moro em Sao Paulo- capital). Sou muito, muito grata, ao seu blog, a sua boa vontade (postura de um genuíno budista) em me direcionar. Dia 12 de dezembro próximo completarei um ano de prática e você, será - para sempre - parte da minha história. Obrigada. Mesmo!

Claudia

Cesinha Chaves disse...

Claudia, muito obrigado pela sua mensagem. Somos todos Bodhisattvas da terra em ação propagando o Budismo de Nitiren Daishonin para levar a felicidade absoluta ao maior número de pessoas possível.
E de de antemão, parabéns pelo "aniversário" de 1 ano!!

Natty disse...

Faço das palavras da Cláudia, as minhas também.

Anônimo disse...

Aqui é a artista da imagem do jacaré.
Sem problema do uso (para não comercial) e claro colocando os créditos.
Obrigada por gostar do trabalho.
VPadin

Cesinha Chaves disse...

Muito obrigado, Viviane. Sua arte é incrível! Parabéns!

Rennê Nunes disse...

Galcaia realmente estava em estado de Buda, em perfeita harmonia com o ambiente. Os crocodilos são um dos poucos animais que matam por matar, e não só pra comer. Isso porque odeiam barulho. Parabéns pela inspiração!

Unknown disse...

ola pessoal,me interessei ontem pelo budismo e comecei a etudar hj entao peço ajuda a vcs pra me orientarem da melhor maneira possivel nesso meu inicio ao budismo nitiren,já sou grato desde já,pois bem.Tive outra visao sobre o texto,como a glacacia atingiu o estado budista ela alcaoçou a iluminação e entrou em harmonia com os crocodilos e teve tranquilidade ao passa de novo no rio coisa q nao teve na primeira travessia, pq "ambos seriam um só"(me corrijam se este comentario nao estiver de acordo com o conceito nitien).
Jogando isso pra nossa vida se vc conduzir uma situação da melhor ma eira possivel com calma e tranquilidade tofos ao seu redor vao se acalmar e ficar em harmonia com
Bom dia e BOA SORTE a todos
Cesinha se tiver algum texto ou site q me ajude nos meus estudos me passa.
Meu msn - evandro_steve@hotmail.com

Cesinha Chaves disse...

Evandro parabéns pelo espírito de procura!
=)
A harmonia com a vida é o Estado de Buda, isso é conseguido através da recitação do Daimoku.
Budismo tem um tripé que corre junto - estudo, prática e fé. O ideal é começar a frequentar semanalmente um grupo de estudos, que posso achar para vc se me passar Cidade, Bairro e CEP, e ir se desenvolvendo por lá.
Lembra, PRÁTICA DIÁRIA é uma dos 3 pilares do tripé. Não adianta estudar e ter fé se não praticar de manhã e de noite. Ninguém melhora em nada sem discipina. Imagina vc ir numa academia com o objetivo de ficar em forma física. Um dia você vai e no outro não. Aí começa a esmorecer, e não vai a academia por um tempo. Como vai ter resultados de transformação assim, sem constância e disciplina? A prática diária é o "exercício" para o seu Estado de Buda. Quanto a textos prá estudos, no BudaNaWeb tem tudo o que vc precisa prá começar a praticar logo. Sugiro começar clicando na flor de lótus da barra à direita onde está escrito POR ONDE COMEÇAR?