sexta-feira, 22 de abril de 2011

As 3 provas

"Nichiren Daishonin esclareceu Três Provas que proporcionam um claro padrão para julgar a validade das religiões. São elas: Prova Documental, Prova Teórica e Prova Real.

A Prova Documental é usada no budismo para julgar se os conceitos de uma seita ou escola em particular estão de acordo com os sutras.
A Prova Teórica, ou a prova baseada na razão lógica, é uma prova embaçada em uma análise para verificar se os ensinos de uma religião são compatíveis com a razão. A verdadeira religião dever ser perfeitamente compatível em qualquer área em que a razão possa penetrar.

A Prova Teórica também requer uma consistência com base no sendo comum, assim como as descobertas ou teorias científicas verificáveis.
A Prova Real serve para medir se os ensinos de uma religião são confirmados ou não por resultados reais quando colocados em prática. A Prova Real corresponde na religião à verificação por meio de experimentos ou de testes práticos que se faz na ciência, na engenharia ou em outros campos técnicos."
Fonte: Fundamentos do Budismo pgs 162 e 163.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cesinha, nem tenho o que falar. Pois tanto no blog quanto no twiter suas respostas sempre me deram uma luz imensa. Apresentei o blog para minha Chakubu, de quem falo do Budismo Nitiren há 1 ano. isso mesmo 1 ano sem desistir dela..rs apresentei o blog, consegui levá-la na reuniao, ja leu varios post's seus ja imprimiu, enfim. agradeço pela força e pela sua luta diária em escrever aqui. hoje o blog é nossa pagina inicial, até eu voltei a ler com mais frequencia e a praticar com mais animo. Obrigada.
Milena

Cesinha Chaves disse...

Milena, agradeço pelas palavras! Mensagens como a sua são um verdadeiro combustível para continuar a propagar a Lei aqui pelo Blog! Grande abraço e me avise assim que a sua Chakubuku for receber o Gohonzon!

Anônimo disse...

Aviso sim! afinal ela não é minha Chakubu e sim nossa, pois estamos indo juntos eu, você e o pessoal da reunião aqui em Salvador que derão testunhos de coragem e de fé.Eu que agradeço.
Milena

Apolo disse...

Cesinha,
Todas as sua matérias são muito boas e instrutivas. Quero lhe comunicar que recebi na minha casa o marcador de livros, é muito bonito, meus parabéns.