sábado, 10 de novembro de 2012

10 Exércitos de Maldades

Mais um texto do Sr Sago, dessa vez sobre as Maldades.

Dizem que ao observar os amigos, seria possível se entender uma pessoa. Se olhar os que o seguem, também se  poderia avaliar as capacidades de liderança de uma pessoa. Se observar os subordinados poderia se saber o tamanho e capacidades de um líder. 
Então como seriam as forças do Demônio do 6º céu?
No “Ben dono ama gozen gosho” consta:  “O demônio do 6º céu convoca os 10 exércitos e ataca o devoto do sutra de lótus”.
10 exércitos são 10 batalhões que seguem as ordens do líder dos demônios.
O demônio do 6º céu desafia o devoto do sutra de lótus, ordenando os 10 exércitos, para atacar também seus discípulos.
Vamos olhar de perto cada um desses, todos são os soldados fortes que desejam  corresponder  à espectativa do seu líder.


O nome do 1º exército é desejo.
Por exemplo, tanto a doação da lei ou de objetos e valores, não consegue colocar em prática, sendo derrubado por  desejos,  seria um aspecto de que perdeu com este exército do mal.


2º exército é melancolia.
Quando se fica afundando na tristeza e o coração cheio de melancolia, este 
exército será premiado por rei.


3º exército é fome e sede. 
Fome e sede físico e espirítual.

4º exército é apego aos amores.
Vem atacar nos 5 desejos e tentar desviar o coração de continuar nos caminhos dos exercícios budistas.

5º exército é sono.
Quando o sono vem na hora de recitar daimoku, deve descobrir que é do ataque deste exército.


6º exército é medo.
Medo de críticas e perseguições.

7º exército, arrependimento.
É o arrependimento de ter praticado este budismo.

8º exército é ira.
Ira de diversas causas

9º exército é procura de fama e fortuna.

10 º exército é arrogância e menosprezar outros.
Assim, podemos tomar conhecimento da força do rei dos demônios. Não devemos nos descuidar. Mas, também não precisamos ter medo.

Se tiver forte "shinjin" ao gohonzon, podemos derrubar todos. E através destas lutas, polimos nossa fé e aumentamos ainda mais a boa sorte no coração.
Eiichi Sago             



5 comentários:

Jeanne disse...

estou adirando o seu blog. Tenho praticado o budismo e cada vez que faço o Daimoku me dá uma sede de estudos e aqui acho muitas postagens interessantes e esclarecedoras.
Parabéns pelo blog.

Cesinha Chaves disse...

Jeanne, Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo e os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI, que é a organização que vem propagando  o Budismo de Nitiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.
O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia, onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nitiren,
sempre orientados por veteranos na prática.

Vc mesmo pode conseguir informações sobre os blocos, entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou RJ (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Caso não consiga, me envie avise que tento localizar um bloco de estudos perto de você.

Anônimo disse...

E quando o sono não é só na hora do Daimoku, muito sono, o que é?

Unknown disse...

Olá , Cezinha.
E quando uma pessoa desperta uma ira danada, raiva. Poderia me orienta mais sobre, com qual sentimento tenho que direcionar minhas orações.

Ubiratan disse...

Excesso de sono não é normal. Na hora da oração é a maldade se manifestando, não se tem dúvida; Depois de um diaou semana, de trabalho e estudo, acordando muito cedo, é cansaço; Sem motivos aparentes, pode ser anemias doenças crõnicas, distúrbios hormonais, distúrbios do sono. ... E não adianta só orar, precisa de ajuda médica para resolver. Fé e ciência devem andar juntas.

Blog muito bom. Texto excelente.