Como descrito no início do capítulo “Hoben”, do Sutra de Lótus, que recitamos todos os dias no
Gongyo, Shakyamuni levanta-se serenamente de sua profunda meditação (samadhi) e começa a expor o
ensinamento do Sutra.
Essa meditação consiste em concentrar a mente num único ponto para atingir uma condição de vida inabalável e nítida como um espelho, isto é, Shakyamuni entra em samadhi, ou meditação concentrada.
Mas isso não significa que, nos Últimos Dias da Lei (período atual), as pessoas devam se isolar nas montanhas e florestas e praticar a meditação ou contemplação sentadas.
Nitiren Daishonin, que lutou em meio ao povo para possibilitar que todas as pessoas atingissem a suprema iluminação, rejeita essas práticas como não condizentes com a época atual.
Hoje, a meditação concentrada (samadhi) corresponde à recitação do Gongyo e do Daimoku.
Não realizamos essa prática de meditação concentrada (samandhi) retirados nas montanhas e florestas, longe da sociedade.
Em vez disso, tendo como base a prática diária do Gongyo e do Daimoku, polimos nossa vida a cada dia, evidenciamos infinita sabedoria e coragem e atuamos na sociedade. Esta é a disciplina que estamos pondo em prática.
No livro Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, o presidente Ikeda explica: “A contemplação pela contemplação ou a meditação pela meditação não fazem sentido algum.
No Sutra Vimalakirti, Shakyamuni explana claramente que a verdadeira meditação não se refere a uma contemplação solitária debaixo de uma árvore, mas sim ao desempenho de um papel ativo na sociedade ostentando a verdade”.
E continua, citando um episódio da vida Gandhi, que se devotou à ação e à prática em meio às pessoas: “Afirma-se que Mahatma Gandhi respondeu a uma pessoa que insistia em levá-lo a uma vida de meditação: ‘Não tenho necessidade de me retirar em uma caverna para esse propósito. Carrego sempre a caverna comigo aonde quer que vá’”.
O Budismo não é uma religião que fecha os olhos para o sofrimento das pessoas, mas um ensinamento que abre os olhos delas. Portanto, o Budismo é o caminho que possibilita a todos tornarem-se felizes. Ficar em profunda meditação, desviar os olhos das contradições da sociedade e dos pensamentos seculares não é a verdadeira prática budista.
O verdadeiro espírito de meditação reside na manifestação de nossa sabedoria inata na sociedade e na luta resoluta por nossa felicidade e pela felicidade de outras pessoas, bem como para construir uma sociedade próspera.
Nitiren Daishonin levantou-se em prol da humanidade e revelou a Lei fundamental do universo — o Nam-myoho-renge-kyo — para que as pessoas pudessem praticá-la. Ele não passava seu tempo sentado em meditação concentrada. Ao contrário, enquanto se empenhava numa luta de vida ou morte contra os Três Poderosos Inimigos, dedicava-se de corpo e alma para escrever cartas e tratados a seus seguidores e para assegurar o eterno fluxo do Kossen-rufu, propagando essa Lei pela felicidade de todas as pessoas e para o bem da humanidade.
Essa meditação consiste em concentrar a mente num único ponto para atingir uma condição de vida inabalável e nítida como um espelho, isto é, Shakyamuni entra em samadhi, ou meditação concentrada.
Mas isso não significa que, nos Últimos Dias da Lei (período atual), as pessoas devam se isolar nas montanhas e florestas e praticar a meditação ou contemplação sentadas.
Nitiren Daishonin, que lutou em meio ao povo para possibilitar que todas as pessoas atingissem a suprema iluminação, rejeita essas práticas como não condizentes com a época atual.
Hoje, a meditação concentrada (samadhi) corresponde à recitação do Gongyo e do Daimoku.
Não realizamos essa prática de meditação concentrada (samandhi) retirados nas montanhas e florestas, longe da sociedade.
Em vez disso, tendo como base a prática diária do Gongyo e do Daimoku, polimos nossa vida a cada dia, evidenciamos infinita sabedoria e coragem e atuamos na sociedade. Esta é a disciplina que estamos pondo em prática.
No livro Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, o presidente Ikeda explica: “A contemplação pela contemplação ou a meditação pela meditação não fazem sentido algum.
No Sutra Vimalakirti, Shakyamuni explana claramente que a verdadeira meditação não se refere a uma contemplação solitária debaixo de uma árvore, mas sim ao desempenho de um papel ativo na sociedade ostentando a verdade”.
E continua, citando um episódio da vida Gandhi, que se devotou à ação e à prática em meio às pessoas: “Afirma-se que Mahatma Gandhi respondeu a uma pessoa que insistia em levá-lo a uma vida de meditação: ‘Não tenho necessidade de me retirar em uma caverna para esse propósito. Carrego sempre a caverna comigo aonde quer que vá’”.
O Budismo não é uma religião que fecha os olhos para o sofrimento das pessoas, mas um ensinamento que abre os olhos delas. Portanto, o Budismo é o caminho que possibilita a todos tornarem-se felizes. Ficar em profunda meditação, desviar os olhos das contradições da sociedade e dos pensamentos seculares não é a verdadeira prática budista.
O verdadeiro espírito de meditação reside na manifestação de nossa sabedoria inata na sociedade e na luta resoluta por nossa felicidade e pela felicidade de outras pessoas, bem como para construir uma sociedade próspera.
Nitiren Daishonin levantou-se em prol da humanidade e revelou a Lei fundamental do universo — o Nam-myoho-renge-kyo — para que as pessoas pudessem praticá-la. Ele não passava seu tempo sentado em meditação concentrada. Ao contrário, enquanto se empenhava numa luta de vida ou morte contra os Três Poderosos Inimigos, dedicava-se de corpo e alma para escrever cartas e tratados a seus seguidores e para assegurar o eterno fluxo do Kossen-rufu, propagando essa Lei pela felicidade de todas as pessoas e para o bem da humanidade.
A ação de recitar o Gongyo e o Daimoku faz com que nossa vida brilhe com suprema sabedoria e
avance ao longo do caminho de genuína vitória, partindo a cada dia do ponto primordial da vida para
uma vigorosa jornada. “Dessa forma, estejam certos de que os membros da SGI, que oram com
determinação de que ‘Lutarei hoje também’, ‘Farei o melhor amanhã também’, estão praticando a frase
‘levantou-se serenamente de sua meditação’ a cada manhã e noite”.
Fonte: Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, p. 53-55.
Fonte: Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, p. 53-55.
9 comentários:
CESINHA, boa noite. Meu nome é JAILZA Preciso muito de sua ajuda. Há mais ou menos nove meses que recebi um cartão com a frase NAN MYOHO RENGUE KYO de um querido amigo logo assim perdemos contato e eu tenho pesquisado na internet há dois meses sobre BUDISMO e me interessei e fiquei mais interessada ainda e encantada com suas matérias e explicações. CESINHA eu quero entrar para um grupo de estudos. Sim, quero sua ajuda para encontrar um grupo próximo a Duque de Caxias, Jardim Olavo Bilac, CEP 25036-190, RJ. Tenho 51 anos. Desde já muito obrigado! Estou muito feliz por ter o privilégio de LER SEUS ARTIGOS.
Olá Jaiza. Que sorte de ter esse amigo, hein? Em relação aos grupos de estudos, é só entrar em contato direto com a BSGI (021) 2480-6300, Deptº de Organização e perguntar por um local perto de vc que eles ficarão mais que alegres em lhe orientar.
Grande abraço e boa sorte, em tudo!
Boa tarde amigo!
Amo entrar aqui todos os dias pra ver o que.você posta e.que tem me ajudado muito .Fui criada na religião católica,criei meus filhos.assim também,mas sempre me faltou alguma coisa na minha vida.Procurei o espiritismo ,também não me encontrei.Meus filhos afastaram -se.da igreja e aí fiquei mais perdida .Sempre li muito sobre budismo ,mas ñ encontrava ninguém pra me levar a conhecer.Há menos de um mês,descobri uma amiga que é budista há 17 anos e a procurei .Fui com ela a uma reunião e adorei .Fui acolhida pelo grupo como se me conhecessem há anos.No mesmo dia comecei a recitar o Nam Mioho Rengue Kyo e já comecei receber beneficios .Meu filho ia prestar Enem ,estava muito nervoso e consegui.acalma-lo e fez uma.boa prova.Ele tmb recitou e disse ,mãe me senti muito calmo e confiante .Nesse último sábado,meu filho sofreu uma anafilaxia por causa de um medicamento,foi socorrido às pressas e eu recitando com todas às forças do meu coração,seu.quadro foi revertido e ele está ainda desintoxicando ,mas bem e feliz ao meu lado .Ainda estou dando meus primeiros passos,tenho muito que aprender ,mas digo que encontrei o tesouro que eu procurava há tanto tempo.Meu recado é ...pessoas queridas,recitem o Nam Mioho Rengue Kyo todos os dias,entrem em um grupo para se aprofundarem assim como estou fazendo ,e verão suas vidas se transformando .Obrigada e continue postando aqui todo seu conhecimento pra ajudar pessoas como.eu que buscam se encontrar.Abraços!Boa sorte!
Meu email :
olikmachado@gmail.com
Parabéns pela página sempre que tenho um tempinho eu visito e fica maravilhado e muito sereno.
Meu nome é Anderson
email - anderson.panavip@gmail.com
Eu e minha namorada estamos á 6 meses praticando o Daimoku e frenquentando um grupo de estudos em nossa cidade, Praia Grande. Sou agnóstico ateista mas estou muito feliz em conhecer o Budismo. Muitas coisas na minha vida estão melhorando desde então. Não digo em nada de material mas sim o meu pessoal o meu eu interior. Estamos muito felizes em conhecer o Budismo e fazer parte desta filosofia maravilhosa. Adilson
moreirasegtrab@gmail.com
https://muccamargo.com/2007/05/21/o-daimoku-do-sutra-de-lotus/
Aqui fala que daimoku significa Grande Olho e Título. E que numa passage. Do sutra do lotus o Bodisatva Som Maravilhoso aparece no mundl saha e possui Grandes Olhos, e traz consigo 84 mil bosisatvas(o que representaria que o título do sutra do lotus traz consigo toda sua integra).
E que ele possui os samadhi e o dharani do Sutra da Flor do Lótus que seria a recitaçao do Nam-myoho-renge-kyo.
Por favor, evite postar como "anônimo".
Grato
Boa tarde, gostaria de saber se existe um local para prática da meditação e estudo do budismo na cidade de Duque de Caxias?
Grato desde já.
Bruno, fico muito contente com sua mensagem.
Com certeza pode contar comigo para lhe ajudar no que puder
para trilhar O Caminho Do Meio que é o Budismo de Nichiren Daishonin
Há muito o budismo de Nichiren rompeu as barreiras dos templos que o confinavam.
Budismo é formado pelo tripé prática, fé e estudo,
os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos,
que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI,
que é a organização que vem propagando
o Budismo de Nichiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.
O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia
onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nichiren,
sempre orientados por veteranos na prática.
Com certeza tem um perto de você.
As informações sobre os blocos, você mesmo pode conseguir
entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização,
pelo 0800 11-61 22, ou (021) 2480-6300 ou pelos emails informacoes@bsgi.org.br, antonio.junior@bsgi.org.br
É só perguntar por um bloco de estudo perto de você.
Por favor, me mantenha informado se conseguiu, OK?
Boa sorte, em tudo!
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