domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sobre o Tempo

Gostaria de compartilhar com vocês algumas palavras sobre o Tempo.
Hoje, 14 de fevereiro de 2009, às 5:25 entramos oficialmente na era de Aquarius. Creio que muito de vocês devam conhecer a música do espetáculo Hair de 40 anos atrás, que fala de um alinhamento astrológico ("When the Moon is in the seveth house and Jupiter align with Mars...") quando a Paz guiará os planetas e o Amor varrerá as estrelas.
Coincidência ou não, esse é o objetivo de todos aqui presentes
assim como o de todos os membros da Soka Gakkai.
Voltando no tempo até Sakyamuni, o início do Capítulo Hoben começa com o Buda dizendo:Ni Ji Se Son - "Nesse Momento".
Sensei Ikeda tem uma boa explanação sobre "Esse Momento" no seu livro Preleção Do Sutra de Lótus. Em uma parte ele cita o presidente Toda falando sobre a que tempo o Buda se refere:
"Nesse Momento refere-se ao conceito de tempo empregado no Budismo. Difere do tempo no sentido que costumamos usar para indicar as horas, estações do ano ou para especificar uma época. Resumidamente, o tempo no sentido expresso no Sutra
refere-se ao momento em que o Buda percebendo a ansiedade das pessoas em ouvi-lo, aparece a fim de expor seu ensino."
O Buda é aquele que mais profundamente compreende o tempo. Ele aguarda o instante propício, cria o momento e expõe a Lei de acordo com o tempo. Essa é a sabedoria e benevolência do Buda.

Nichiren Daishonin através da sua recitação solitária do Nam myoho renge kyo fez com que "a terra se abrisse e milhares de bodhisatvvas imergissem" da mesma maneira como ocorreu na Cerimônia do Ar. E esses Bodhisatvvas somos todos nós.
Assim foi o início da luta que hoje empreendemos para que o mundo se torne um lugar melhor para se viver.
"Esse Momento" está sempre ligado com o agora.
Como todos sabemos, segundo a Lei, plantando hoje colhemos amanhã.
Na época de Sakymuni os ensinos eram transmitidos oralmente. Nichiren nos seus exílios escreveu muitas cartas (os goshos) para os seus discípulos que chegavam a cruzar vales, montanhas, rios, desertos, distâncias imensas até alcançarem o seu destino. Hoje dispomos de um conexão global instantânea onde a informação é transmitida com uma velocidade nunca antes vista.
"Esse Momento" é o de avançarmos para a concretização do Kossen Rufu lançando mão de todas as formas que dispomos nesse nosso agora a fim de propagarmos cada vez mais o Verdadeiro Budismo. E com a participação ativa de cada um de nós no dia a dia, atingiremos infalivelmente a Paz Mundial.
Minhas palavras de abertura da Reunião de Palestra comemorando a fundação da Comunidade Barra da Tijuca, da BSGI, RJ

Um comentário:

Jack disse...

Poxa meus parabéns rapaz, constantemente lia alguma coisa ou outra nesse blog mas somente agora tomei consciência de tamanha riqueza contida nele. Essa sua reflexão sobre o tempo com base nos ensinamentos budistas é admirável e está em total acordo com o gosho de estudo desse mês.
Parabéns mesmo!

jack.bsgi@yahoo.com.br