"As preocupações são um elemento constante na vida dos seres humanos. Pode ser dito que tal situação é parte intrínseca da vida. Na filosofia budista estas circunstâncias - nas quais os pensamentos e emoções conduzem ao sofrimento e a confusão mental - são consideradas como desejos mundanos.
Mas, o que eles representam ? Basicamente, os desejos mundanos são representados pela avareza, ira, estupidez, arrogância, dúvida e desejos doentios. De forma secundária, inclui devassidão, inconstância e diversos outros tipos de desejos.
Na cultura japonesa, acredita-se que existam cento e oito tipos de desejos. Este número corresponde ao batidas de sino realizadas nos diversos templos japoneses na véspera do Ano Novo. Outra fonte, estabelece o número de oitenta e quatro mil desejos mundanos.Como os seres humanos são como um ninho de desejos, pode-se afirmar que a forma como lidamos com os nossos impulsos é uma questão de extrema importância em nossas vidas.
Os primeiros três desejos citados acima: Avareza, Ira e Estupidez, são chamados de três venenos. A avareza significa tornar-se um escravo da fome, dos desejos sexuais, do ato de dormir, pela busca fama, entre outros. A ira significa o ódio nutrido pelo indivíduo ou o estado em que estamos sendo controlados pelas nossas emoções impulsivas. A estupidez se refere a incapacidade de compreender a verdadeira natureza das circunstâncias. Assim, se observarmos de forma precisa as nossas vidas, podemos dizer que muitas vezes somos levados pelos três venenos. Além disso, pode-se acrescentar que em inúmeras ocasiões, o nosso sofrimento tem origem no desejo inerente em cada um de nós.
Por esta razão, como devemos lidar com os nossos desejos? No budismo Hinayana, os praticantes são orientados a extinguirem a causa do sofrimento, que seria a própria consciência. Entretanto, como os desejos são parte intrínseca dos seres humanos, a extinção do desejo representa a extinção da própria vida humana.
Em contrapartida, muitas pessoas encaram os desejos como algo inevitável e incontrolável, deixando-se levar pelos seus próprios impulsos e causando a sua própria destruição, assim como do ambiente ao seu redor. Na sociedade atual, podemos presenciar esta tendência devastadora que está destruindo o próprio planeta.
Qual a visão do budismo de Nichiren referente a esta questão? Nos seus Ensinos Orais, consta: "Queime a lenha dos desejos mundanos e contemple o fogo da sabedoria iluminada diante dos seus olhos". Nesta passagem, Nichiren declara que o princípio de transformar os desejos mundanos em sabedoria iluminada é a chave para mudança."
Fonte: Site As Mais Belas Histórias Budistas.
10 comentários:
Olá Cesinha.acabei de ler o texto.Lúcido e claro.Um facho de luz na confusão mental diária.Mas, além de coragem, o que é necessário fazer nos livrarmos dos desejos mundanos e refinamos a energia à nossa volta?
Cara Amestista, a resposta é recitar o Nam-myoho-rengue-kyo. Nas palavras do Buda Nitiren: "Sofra o que tiver que sofrer, desfrute o que tiver de ser desfrutado, considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida, e continue orando o Nam-myoho-rengue-kyo, não obstante o que aconteça."
Olá, bom dia tudo bom?
Recebi, acho que na sexta-feira, o marcador... Muito Obrigada, eu adorei*
Depois dê uma passada lá no meu blog, coloquei umas fotos do Centro Cultural Campestre aqui de SP. Fizemos uma atividade ontem lá....
Beijos*
Olá Cesinha! Tenho 28 anos anos e quero conhecer melhor o Budismo, você pode me indicar algum grupo na Barra da Tijuca ou Recreio? Obrigada, adorei seu blog, esclareceu mtas coisas pra mim! Beijos!
Carla, participo de bloco de estudos na Barra, fica bem no comecinho, perto da Olegário Maciel, e nos reunimos às 2as feiras às 19h. Por favor deixe seu email que entro em contato e envio o convite oficial, OK?
Boa sorte!
Olá Cesinha! Muito obrigada por responder! Meu e-mail é carlamaiaprod@gmail.com. Vocês tem outro horário de reuniões? É que normalmente trabalho até as 20, 21h, aos finais de semana seria o melhor para mim.Beijos
Olá Cesinha eu também sou da barra da tijuca e gostaria de conhecer o budismo vc pode me enviar um convite?
Meu e mail e CristianeAlves.ca@gmail.com
Precisava ler isso hoje Cesinha! Obrigado!
Em quanto cotinuarmos com o corpo material estaremos presos e atentados pelos desejos mundanos por isso temos q ficar em constate atividade em pro dos outros para nao enfraquejar-se aos desejos mundanos
Marcio, o segredo é entender que as advercidades nos tornam fortes.
O buda percebeu q era o verdadeiro buda no momento em que seria decaptado!!antes mesmo que um clarao iluminasse o ceu noturno.
Assim, os 3 venenos devem ser controlados com nossa sabedoria de ter a peecepção que somos muito mais poderosos do que as pessoas q se deijam delar pelos desejos!!
Postar um comentário