quarta-feira, 18 de junho de 2008

Como se pratica o Budismo de Nichiren Daishonin?

A resposta é: recitando o Nam-myoho-renge-kyo
A prática dos ensinos do Budismo de Nichiren Daishonin é a recitação do Gongyo e do Daimoku. Gongyo é a recitação de partes do 2º e do 16º capítulos do Sutra do Lótus; e Daimoku é a recitação de Nam-myoho-renge-kyo.
Tudo se resume unicamente na fé. Ela contém a verdade, a coragem, a sabedoria e a boa sorte. Inclui também a benevolência e a humanidade, bem como a paz, a cultura e a felicidade.
Fé significa eterna esperança; é o segredo para um ilimitado auto desenvolvimento. A fé é o princípio fundamental para o crescimento.
Há vários momentos em que se pode sentir o desejo de orar: por exemplo, para tirar uma nota boa numa prova ou para que faça tempo bom.
Mesmo aqueles que não se consideram religiosos rezam por algo. Apenas o fato de desejarem boa saúde para seus filhos, ou de decidirem se desenvolver de alguma forma, também constitui uma oração, ainda que não queiram chamar isso de oração.
A oração no Budismo de Nichiren Daishonin – a recitação do Daimoku ao Gohonzon – coloca as nossas diversas orações em fusão com a realidade, tendo como base a Lei universal da vida.
Na verdade, o único meio de realmente despertar para essa maravilhosa prática é experimentá-la na própria vida.
É impossível compreender a fé ou a vida somente por meio da teoria ou lógica. A vida não é algo abstrato. Deve ser vivida e sentida. É a história que construímos com nossos esforços e lutas em meio a nossa realidade.
O Gongyo e o Daimoku representam a cerimônia na qual nossas vidas entram em harmonia com o Universo.
O Gongyo é uma atividade em que, por meio de nossa fé no Gohonzon, vigorosamente colocamos em fusão o microcosmo de nossa existência individual com a energia vital do macrocosmo, de todo o Universo. Se realizamos isso regularmente a cada manhã e noite, nossa energia vital – nossa máquina – é fortalecida.
O Universo é composto por um incalculável número de partículas elementares: prótons, elétrons, nêutrons, fótons; e também por átomos que compreendem os elementos químicos, tais como hidrogênio, oxigênio e cálcio.
Essas mesmas partículas e elementos constituem nosso corpo. 

Um estudioso sugeriu que " o corpo humano é feito do mesmo material que das estrelas", e denominou os seres humanos de "filhos das estrelas".
Nosso corpo não somente é feito da mesma composição do Universo como também é governado pelos mesmos princípios básicos de geração e desintegração e pelo ritmo de vida e morte que permeia o cosmos. 

Quando fazemos o Gongyo e o Daimoku diante do Gohonzon, o microcosmo de nossa vida individual entra em fusão com o macrocosmo do Universo. Alguém poderia perguntar por que a recitação do Daimoku e a leitura do Sutra trazem benefícios mesmo sem se compreender o significado dos caracteres. Um bebê toma o leite da mãe e se beneficia com esse ato; no entanto, ele faz isso sem conhecer a composição do leite. O mesmo acontece quando recitamos o Gongyo e o Daimoku.
Naturalmente, será muito melhor se compreendermos o significado; porém, isso somente nos ajudará a fortalecer nossa convicção na Lei Mística. Contudo, se tal compreensão não for acompanhada da prática, então ela perderá definitivamente seu significado: " Exerça-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem estes dois, não pode haver Budismo. Não somente o senhor deve se perseverar, mas também deve ensinar aos outros.
Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Deve contar aos outros com o melhor da sua habilidade, mesmo que seja somente a respeito de uma única sentença ou frase.
No Budismo de Nichiren Daishonin, o conceito de "prática" é definido pelo princípio de Jigyo keta, cujo significado literal é "prática individual e prática altruística". A prática individual (jigyo) corresponde à leitura diária do sutra (Gongyo da manhã e da noite) e da recitação do daimoku (Nam-myoho-renge-kyo), com fé no Gohonzon, visando à felicidade pessoal. 

A prática altruística (keta) consiste em ensinar os outros os benefícios do Gohonzon e a grandiosidade da filosofia budista. 
Abrange, portanto, o shakubuku, a orientação, as palestras e quaisquer esforços para incentivar alguém a aprofundar sua fé no Gohonzon. Qualquer filosofia sem a sua prática é uma idéia morta, e a prática sem filosofia não pode ser senão impulsiva e unilateral.
O importante é reconciliar a filosofia com a prática, pois a grandeza de uma filosofia somente é reconhecível quando brilha pelo comportamento e experiência da pessoa.
Em nosso mundo da fé dedicado à realização do Kossen-rufu, todos os que continuam resolutamente a recitar o Daimoku serão os verdadeiros vitoriosos. Com toda certeza, haverão de desfrutar uma vida de "felicidade absoluta", ou seja, o Estado de Buda.
O fundamental é que, compreendendo este único ponto, suas vidas estarão seguras para toda a eternidade.
Além do mais, não existe mais nada de especial além do fato de recitarmos Daimoku. É necessário nos tornarmos pessoas de bom senso, corretas e admiráveis dentro da sociedade.
De fato, praticamos a fé para nos tornarmos cidadãos exemplares, bons pais, bons maridos ou esposas e bons filhos. É um Budismo que possibilita a elevação do próprio estado de vida, permitindo-nos tornar alguém assim.
O Budismo existe para libertar as pessoas, não para restringi-las. O importante é se dedicarem, mesmo um pouco, todos os dias. O alimento que ingerimos diariamente transforma-se em energia para o nosso corpo.
Nossos estudos, também, tornam-se um bem valioso quando dedicamos firmes esforços a isso dia após dia. Por essa razão, devemos viver cada dia de forma a nos desenvolvermos continuamente. e a força propulsora para realizarmos isso é o Gongyo.
Num certo sentido, não existe uma prática budista mais simples do que fazer o Gongyo e o Daimoku. não temos que praticar estranhas austeridades como em algumas tradições budistas esotéricas.
Também no caso de um mecanismo, quanto mais sofisticada for a tecnologia, será mais fácil operá-lo. Da mesma forma, a superioridade do Budismo de Nichiren Daishonin nos capacita a extrair o estado de Buda por meio da prática mais simples.
O Nam-myoho-renge-kyo incorpora o nome e a vida de Nichiren Daishonin. Aquele que recita o Daimoku consegue evidenciar o estado de vida do Buda Nichiren Daishonin dentro da sua própria. Certamente haverá de se atingir o Estado de Buda. 

Não existem budas que ficam sofrendo eternamente na pobreza. Também não existem budas cruéis ou malvados, como não existem budas fracos que são derrotados na vida. Buda é um outro nome para uma pessoa que está determinada a vencer não importa o que aconteça.

Texto compilado de matérias de estudo do Bloco Mandala, da BSGI, Barra, RJ - 2008

331 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 331 de 331
Anônimo disse...

olá...gostaria de saber se eu determinar e recitar o daymoko, eu consigo reatar um relaciomamento.eu praticoprara minha felicidade, mas gostaria q fosse com ele.

Cesinha Chaves disse...

Pergunte-se se a sua felicidade depende dele, e se a felicidade dele passa por você.

Patricia disse...

Boa tarde!
Ouvi muito falar sobre o budismo nitiren de amiga que pratica, estou passando por muitas dificuldades e me senti muito melhor com a pratica do daimoku, mas gostaria de apronfundar meus conhecimentos, moro na zona norte de São Paulo, Jd Peri, cep: 02679080, e-mail: patyribei@hotmail.com. Meu nome é Patricia, tenho 29 anos e sou casada.

Patricia disse...

Boa tarde!
Ouvi muito falar sobre o budismo nitiren de amiga que pratica, estou passando por muitas dificuldades e me senti muito melhor com a pratica do daimoku, mas gostaria de apronfundar meus conhecimentos, moro na zona norte de São Paulo, Jd Peri, cep: 02679080, e-mail: patyribei@hotmail.com. Meu nome é Patricia, tenho 29 anos e sou casada.

Cesinha Chaves disse...

Olá Patrícia!
Realmente o melhor caminho é começar a frequentar um dos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos. Perto da sua casa deve ter um! Por favor entre em contato direto com a BSGI procurando por um bloco de estudos, pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Caso não consiga, me avise que entro em contato com BSGI para localizar um bloco de estudos perto de você.

Anônimo disse...

fui convertida e recebi Gohonzon em 1987, hoje encontro-me afastada da pratica e da organização por varios motivos. Meu gohonzon encontra-se enrolado e minha vida mais ainda. preciso de incentivos para retomada da pratica.CN

Cesinha Chaves disse...

CN, A melhor forma de receber incentivos constantes é fazer parte de um grupo de estudos. Me diga a cidade, bairro e CEP onde mora que procuro por um bloco de estudos perto de vc.
Abraço.

Silvia disse...

Olá Cesinha meu nome é Silvia, tenho procurado um templo Budista na zona leste de São Paulo mas ainda nada encontrei,a um tempo venho sentindo uma grande vontade de conhecer este ensinamento Por Favor se você puder me ajudar agradeço muito meu email é stchuca@hotmail.com

Cesinha Chaves disse...

Olá Silvia!
Fiquei muito feliz de receber a sua mensagem!
Com certeza pode contar comigo para lhe ajudar no que puder para trilhar O Caminho Do Meio que é o Budismo de Nitiren Daishonin.
Há muito o budismo de Nitiren rompeu as barreiras dos templos que o confinavam!!!
Budismo é formado pelo tripé prática, fé e estudo
e os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI, que é a organização que vem propagando o Budismo de Nitiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.

O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia.
Normalmente, as reuniões são semanais, geralmente em dias de semana, de 19h as 20:30h ou, ocasionalmente, dependendo da localidade, nos sábados ou domingos, onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nitiren,
sempre orientados por veteranos na prática.
Atualmente estamos entrando no período de fim de ano e as atividades serão supensas em breve até o início do Janeiro.
As informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI pelo (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Como estamos quase no final do ano e já entraremos em recesso lhe recomendo seguir as orientações que estão no "kit" de introdução que montei, justamente para dar base para quem quer começar na prática da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo.
O link direto é -> http://issuu.com/cexa/docs/intropdf

Até vc ter um bloco para frequentar, vá seguindo com a prática básica, como descrita no "kit" recite 2 x por dia alguns minutos de Daimoku (quanto mais melhor!) e a Lei Mítica da Causa e Efeito vai cada vez mais se manifestar na sua vida.
E, por favor, não hesite em entrar em contato casa tenha dúvidas ou questões e me avise se teve sucesso em achar o bloco.
Boa sorte e parabéns pelo espírito de busca!

erkone@hotmail.com disse...

oláh é a primeira vez q visito seu blog.. sou praticante e membro da BSGI porém me encontro afastado por ter me mudado do rio de janeiro para brasilia e por ter perdido meu telefone celular perdi contato com as lideranças do meu bloco:comunidade oliva maia - bloco edgar romero- madureira rio de janeiro... sobre os cuidados de marilia e luciano.
entaum atualmente moro em brasilia e n to conseguindo um contato pra encontrar um bloco e poder ter meus impressos pois sem prática n ha budismo desde ja agradeço..
meu nome é ricardo augusto as pessoas me conhecem como erko
meu e mail: erkone@hotmail.com
atualmente moro em ceilandia-df
QD 7 CS 6 tenho 33 anos desde ja muito obrigado e boa sorte meu amigo.

Anônimo disse...

boa tarde cesinha, muito obrigada por tanta informação valiosa...Eu e meu marido nos amamos, somos budistas e estamos passando por um momento muito difícil onde nos magoamos muito.Ele, contudo ´, estagnou na prática e eu praticando cada vez mais.Como devo proceder com meu Daimoku, qual o foco dele??Felicidade, respostas, cura da desarmonia??
Obrigada.
veronicalj@hotmail.com

Camila disse...

Olá, recentemente li um livro que falava sobre o budismo, achei super legal a filosofia de vida, porem desejo conhecer mais sobre a religião, e entender o que é Deus para essa religião. Obrigada.
Meu e-mail: mylla1500@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou FUKUCHI , nasci em uma familia budista tenho 11 anos e já comprovei sobre o Nam-Myoho-Rengue-Kyo.
Em minha escola , iria ter uma PROVA DA BOLSA , uma prova com 50 perguntas e o 1° ganhava 100% de bolsa o 2°50% e até o 5° 25%.
FIZ DAIMOKU E ESTUDEI CONSIGUI FICAR EM TERCEIRO ACERTANDO 46 DE 50 PERGUNTAS.

AGRADEÇO AO GOHONZON TODOS OS DIAS PELA BOA SORTE QUE TIVE.

cleusa disse...

este bogge e muito bom obrigada por por mantelo sempre atualizado

Anônimo disse...

Um praticante de Budismo pode se relacionar ou até casar-se com uma pessoa de outra religião? Ou isto não é aceito dentro do Budismo?
Grata!

carlos disse...

Carlos disse...

Parabéns pelo seu blog.
Sou praticante a 30 anos e moro em Piabetá, Magé. Caso alguém queira fazer contato meu e-mail é
carlos.abo@hotmail.com.
Um grande abraço e boa sorte.

carlos disse...

Carlos disse...

Parabéns pelo seu blog. Sou V. Resp. Distrito Div. Senior em Piabetá, Magé. Caso alguém queira fazer contato meu e-mail é carlos.abo#hotmail.com

Anônimo disse...

Olà eu venho buscando ajuda em todas Religião sou de familia Envagelica mas nunca me interresei , sou Membro da Igreja messianica/jhorei center a 7 anos e minha vida ainda não mudou continua na mesmice de sempre, de fica desempregado, confuso, medo,e tudo peço A Deus uma porta de emprego fixo e voltar a trabalhar como antigamente e o meu maior Problema é financeiro e também eu me sinto muito sozinho e discriminado pela minha familia por que? eu sou Gay , e eu me preocupo muito por que? estou com 38 anos de idade e fico muito preocupado com meu futuro sou orfão de pai e mãe, moro numa casa e não sinto em casa, me sinto vazio dentro de mim e tenho medo a vezes de conviver com as outras pessoas, mora num lugar que Pra mim é tudo distante do lugares que eu gosto, e fico muito questionado dentro de mim porque? eu não estou conseguindo resolver meu problema com desemprego, por que? fulano consegue e e eu não , porque existe classe media, classe alta porque as pessoas , só que algo em troca, tudo que eu queria é viver bem sucedio profissionalmente, muda de vida conquistar meu carro, meu apartamento de dois dormitori , tudo que eu queria um pessoa honesta, bem resolvida, tudo que eu queria é voltar a sorri, voltar a viver, mora num lugar aonde eu gosto, trabalhar numa boa empresa, fazer faculdade, viajar , ter boas condição financeira, frequentar os melhores lugares, desfrutar nesta vida de casa, comida, carro, conquistar tira meu nome do spc, ter vida? eu gostaria muito de viver minha vida do jeito que eu gosto e vivo todos o dia do jeito que eu não gosto....porque? será a vezes já questinoe pra Deus, por que Deus dá a coisa pra que não merece, eu queria ser mereçedo também todos o dias vivo sem grana, e grana e a mola do mundo.... sem dinheiro ninguém vive se até pra morre eu preciso de dinheiro....peço A Deus se ele é fiel porquer ele não dá o que eu mereço, Saude, paz e Prosperidade, alegria, harmonia,recuperar o meu tempo perdido, recuperar meu crétidos na praça, recuperar minha dignidade, a vezes fico vendo jovem de hj desfrutando tudo que eu queria no passado, de carro, boas roupas, um pessoa decente pra compatilhar mesmo gosto, vejo meu amigos fazendo o que gosta, e eu não me sinto com complexo de inferioridade,

Faby disse...

Gostaria de saber os tipos de budismo e a digerença entre eles.

Obrigada

Faby.0206@gmail.com

Anônimo disse...

Olá! Tenho a mesma duvida que o Antonio, por isso, será possivel também me passarem os dois textos por e-mail?
amonickcarolina@hotmail.com

Cesinha Chaves disse...

Em resposta ao comentário "Anônimo" creio que um boa forma de encontrar incentivos por si própria é analisar com está a sua vida no momento atual com quando estava praticando. Além disso, procure retornas às reuniões de estudo nos blocos, pois Budismo é Prática, Estudo e Fé.

Anônimo disse...

Olá, gosto da filosofia budista, só não acredito no lado místico que algumas linhagens desenvolveram, como crenças na reencarnação, anjos, deuses, demônios, etc. Admiro o Budismo enquanto filosofia de aperfeiçoamento da mente e cultivo a sabedoria aqui e agora, sem se importar com o místico e o intangível. Considerando esses pontos, a linhagem Nitiren combina comigo?

Cesinha Chaves disse...

Cara CN, procure por um bloco de estudo perto de vc e comece a frequentar de novo as reuniões que creio vc deverá encontrar os incentivos que precisa para a retomada da prática. Entre em contato direto com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou no Rio (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Boa sorte.

Cesinha Chaves disse...

Em resposta ao Anônimo que diz que gosta da filosofia budista, saiba que deuses, demônios e etc... são personificações de funções do Universo, com uma roupagem "humana" criados para o entendimento daquela época. Budismo não crê em Reencarnação e sim em Transmigração. Os pontos místicos são os que não conseguimos entender com a mente de mortal comum. Sendo assim, o Budismo de Nitiren é a ferramenta para ser utilizada nos dias de hoje, aqui, agora e sempre!

Anônimo disse...

olá tenho um irmao que ta sofrendo muito com a mulher dele, ela trai ele e ele não consegue se separar dela, a nossa mae ta sofrendo muito chora todo dia, toda a familia ta sofrendo. ele quer se separar mais diz que não consegue, acha que não vai conseguir recomeçar a vida aos 52 anos. quero saber se eu posso determinar algo pra ele e fazer daimoku pra ele? como eu determino e o que determino? por favor eu estou desesperada pois ele a uns anos atras teve infarto tenho medo que ele não resista, e nossa mae tem problema de pressao, me ajude!!!!!!!!!! aguardo respostas urgentes. obrigada. juliana

Anônimo disse...

sim meu email é (giullia_10@hotmail.com )peço que me ajude preciso fazer alguma coisa pelo meu irmao.

Cesinha Chaves disse...

Juliana, o que importa é o presente! Sempre se pode recomeçar! Você pode e deve fazer Daimoku para a felicidade dele, mas não pode fazer Daimoku por ele! A dica que posso dar é determinar que seu irmão encontre a Lei Mística. Antes e depois da sua prática diária da manhã e da noite, imagine sempre seu irmão já fazendo Daimoku e indo às reuniões, e ore até que isso vire realidade!

Hellen Barbin disse...

Ola gostaria de saber onde posso encontrar alguma materia dizendo que o budista tem que respeitar as outras religioes. Sou catolica e tenho uma amiga que se diz budista e quando eu digo para outros amigos "fica com Deus" ou Deus te abençoe ela critica e diz "aff" acho falta de respeito. Nao posso demostrar minha opiniao perto dela que sempre me critica. Acredito que é uma postura errada. Gostaria de esplicar para p respeito por outras religioes dentro dos preceitos budistas. Ainda mais nesta epoca de natal sinto me mais triste por ela. Nao gostaria de terminar uma amizade por isso. Obrigada

Cesinha Chaves disse...

Hellen Barbin, realmente a reação da sua amiga passa muito longe da postura de um budista praticante de verdade. Deixo aqui uma orientação de Daisaku
Ikeda, presidente da SGI, responsável pela propagação do budismo Nitiren em cerca de 195 países e territórios: "Conflitos religiosos devem ser evitados a todo custo, sob nenhuma circunstância deveria ser permitido. As pessoas podem ter diferentes crenças religiosas, mas o fundamental é que todos nós somos seres humanos. Todos nós buscamos a felicidade e o desejo de paz. A religião deve unir as pessoas. Deve unir o potencial para o bem no coração das pessoas para benefício da sociedade e da humanidade e criar um futuro melhor."
Daisaku Ikeda
Mostre isso para ela!

Anônimo disse...

Boa Noite,

Gostaria de saber se tem alguma igreja aqui na Zona Norte de São Paulo.


Obrigada

Cesinha Chaves disse...

Há muito tempo que o Budismo de Nitiren Daishonin rompeu as barreiras dos templos. Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo, os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI, que é a organização que vem propagando o Budismo de Nitiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.

O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nitiren, sempre orientados por veteranos na prática.

As informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou RJ (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.

Caso não consiga, me envie avise que tento localizar um bloco de estudos perto de você.

Deixo 2 links para estudo:
Kit de intro -> http://issuu.com/cexa/docs/intropdf
Livro Sintese do Budismo -> http://www.4shared.com/office/WiZEUj_g/sintese_do_budismo.html?

Unknown disse...

Cesinha, agradeço imensamente ter encontrado uma pessoa como vc. Seu trabalho como budista é um exemplo de dedicação e de cuidado com o outro tão importante e esclarecedor para nós iniciantes nesta religião. Fui apresentada ao Budismo na década de 90, mas acabei me afastando m=por motivo de mudança. A alguns meses descobri um bloco de reuniões no condomínio onde moro. Voltei a pratica, estudos e no último domingo recebi o Gohonzon. Estou muito feliz e praticando diariamente o Nan-myoho-rengue-kyo. Em breve vou postar outras informações sobre essa nova etapa no Budismo.

Cesinha Chaves disse...

Cara Flora Mel, que sorte a sua, não é? Depois de se afastar da prática, foi encontrar um bloco justamente no condomínio que mora!!! E além de retomar a prática, já recebeu a concessão do Gohonzon!
Viva!!!
Aguardo seus comentários sobre essa nova etapa da sua vida!

Nanda disse...

Olá, sou novata nesse assunto e o conheci através de um livro. Desde então gostaria de saber coisas a respeito, aonde posso praticá-lo e se podem me ajudar a encontrar um lugar próximo de onde eu moro para poder acompanhar... Desde já, agradeço..

nanda_cmd@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi, estou me interessando pelo budismo mas ainda estou o conhecendo se puder me ajudar mandando textos ou conselhos de como entender melhor o budismo e suas palavras... aqui vai meu email: raynarateixeira@outlook.com

Shirley disse...

olá me chamo shirley,sou de Belo Horizonte,MG
conheço o budismo de nitiren há um ano,me encantei pela prática,nesse meio tempo tenho procurado conhecer e praticar,mas não conheço ninguem, nenhum grupo aqui por perto para que eu possa assim continuar praticando de uma forma mais firme poderia me ajudar?
obrigado!
shirleyrock89@gmail.com

Ana Luiza disse...

Boa Noite,
Comecei a minha busca para me tornar uma pessoa melhor, e estou conseguindo através da prática maravilhosa do Daimoku. Agora estou estudando mais sobre o Budismo, e queria pedir que se possível, me enviasse textos para ampliar meus conhecimentos.
Obrigada.
Meu email: luiza.ana43@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Como vi em alguns comentários anteriores, também tenho outra religião. Gostaria de receber o e-mail com maiores explicações.

Muito obrigada!

priscilla.menaguali@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá,m eu nome e Augusto, tenho uma duvida.
Atuo na relugiao espirita, faço parte da umbanda, mais sempre fui encantado pela religiao budista. Sei que exige muita determinaçao e concentraçao para entrar em estado de meditaçao. Gostaria de saber se mesmo na pratica do espiritismo posso fazer meditaçoes diarias para reforçar minha concentraçao e firmar meus pensamentos possitivos para um trabalho bem sucedido. Pois acho que na meditaçao, Terei mais exito para trabalhar no terreiro.
augustoserranegra@hotmail.com

Anônimo disse...

Como me converto?

Cesinha Chaves disse...

Caro Anônimo, para se converter ao Budismo de Nitiren Daishonin pela BSGI, que é a organização que vem propagando o Budismo Nitiren em 192 países e territórios, é necessário cumprir alguns passos, como frequentar um grupo de estudos, conhecer alguns dos princípios básicos da doutrina, saber recitar o Gongyo, são alguns deles. Caso faça parte de algum bloco de estudos, pergunte como proceder. Se ainda não frequenta nenhum bloco de estudo procure por um perto de você entrando em contato direto com o deptº de organização da BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou no Rio (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.

Unknown disse...

Boa noite Cesinha
Meu nome é Evandro!
Há uns 2 anos me identifiquei com a filosofia budista e achava que estava perdido, pois não acreditava nas religiões como sendo certas e comecei a praticar o Gongyo e o Daimoku e por experiência própria percebi que me sentia mais disposto e os resultados fluiam e "vinham" facilmente até mim ou eu ia até eles, porém acabei me afastando por problemas particulares e deixem de lado a oração e principalmente a prática do Budismo. Depois dessa breve história eu gostaria de saber se você sabe se tem ou como faço para saber se existe um "grupo" seguidor da filosofia em minha cidade onde posso me integrar e participar ativamente: moro em Juiz de Fora, MG.
email: evandroles@gmail.com para contato.
agradeço desde já e ia me esquecendo! òtimo trabalho do seu blog, continue assim sempre, ajudando os leigos e desacreditados a se encontrarem na vida assim como ocorreu comigo (o curioso é que assim que descobrir o budismo de nitiren, fiz uma pesquisa no google sobre o assunto e o 1° site que me deparei foi com o seu blog onde achei perfeito o trabalho).

Boa sorte!

Unknown disse...

Boa noite Cesinha
Meu nome é Evandro!
Há uns 2 anos me identifiquei com a filosofia budista e achava que estava perdido, pois não acreditava nas religiões como sendo certas e comecei a praticar o Gongyo e o Daimoku e por experiência própria percebi que me sentia mais disposto e os resultados fluiam e "vinham" facilmente até mim ou eu ia até eles, porém acabei me afastando por problemas particulares e deixem de lado a oração e principalmente a prática do Budismo. Depois dessa breve história eu gostaria de saber se você sabe se tem ou como faço para saber se existe um "grupo" seguidor da filosofia em minha cidade onde posso me integrar e participar ativamente: moro em Juiz de Fora, MG.
email: evandroles@gmail.com para contato.
agradeço desde já e ia me esquecendo! òtimo trabalho do seu blog, continue assim sempre, ajudando os leigos e desacreditados a se encontrarem na vida assim como ocorreu comigo (o curioso é que assim que descobrir o budismo de nitiren, fiz uma pesquisa no google sobre o assunto e o 1° site que me deparei foi com o seu blog onde achei perfeito o trabalho).

Boa sorte!

Unknown disse...

Boa noite Cesinha
Meu nome é Evandro!
Há uns 2 anos me identifiquei com a filosofia budista e achava que estava perdido, pois não acreditava nas religiões como sendo certas e comecei a praticar o Gongyo e o Daimoku e por experiência própria percebi que me sentia mais disposto e os resultados fluiam e "vinham" facilmente até mim ou eu ia até eles, porém acabei me afastando por problemas particulares e deixem de lado a oração e principalmente a prática do Budismo. Depois dessa breve história eu gostaria de saber se você sabe se tem ou como faço para saber se existe um "grupo" seguidor da filosofia em minha cidade onde posso me integrar e participar ativamente: moro em Juiz de Fora, MG.
email: evandroles@gmail.com para contato.
agradeço desde já e ia me esquecendo! òtimo trabalho do seu blog, continue assim sempre, ajudando os leigos e desacreditados a se encontrarem na vida assim como ocorreu comigo (o curioso é que assim que descobrir o budismo de nitiren, fiz uma pesquisa no google sobre o assunto e o 1° site que me deparei foi com o seu blog onde achei perfeito o trabalho).

Boa sorte!

sandra regina disse...

você que deixou seu gohonzon de lado ,sua vida aposta que esta parado igual o gohonzon que esta num canto, o gohonzon é sua vida ,sua vida é o gohonzon os dois andam junto ,não se pode separa, ninguém pode da esse incentivo, o incentivo esta em você só você pode desenrola, sua vida e enfeita-lo e começa sua vida ou melhor trazer sua vida de volta, nunca é tarde para reconheça, o budismo e pra todos, mais todos são pro budismo, ser budista e ter coragem ,não ter duvida ,não questionar, e ir sempre em frente e nunca olha pra trás, só você pode toma essa decisão, você saber que não existe que não tem outra religião que se compare ao budismo um abraço desejo que dentro do seu coração venha a vontade de pratica novamente.

Elton Luz disse...

Olá Cesinha,

como alguns aqui tb não sigo religiões, mas sempre me interesei pela filosofia Budista, que creio ser mais que uma simples religião e quase uma ciência, com vários benefícios já cientificamente comprovados, como vc deve saber melhor que eu. Gostaria de me iniciar no Budismo de Nitiren. procuro mais determinação, foco, determinação na minha vida e objetivos e um sentido pra toda esse energia que somos. Como posso fazer?

Elton Luz disse...

Olá Cesinha,

ja fui religiosos mas hoje não sou mais. apos ler seu texto me identifiquei muito com sua explicação; é de fato o que acredito.

Gostaria de me iniciar no Budismo de Nitiren assim como encontra mais foco,determinação, concentração e sentido na vida e esse energia toda de que somos parte.
Como faço?
Muito Obrigado

Cesinha Chaves disse...

Olá Elton.
O Budismo é formado pelo tripé prática, fé e estudo, os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI, que é a organização que vem propagando o Budismo de Nitiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.
O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nitiren, sempre orientados por veteranos na prática.
As informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Se puder, me mantenha informado do seu progresso, OK?
[ ]s

Anônimo disse...

Bom dia!!

Já estudo há algum tempo sobre o Budismo e recentemente tenho muito interesse em me converter ao Budismo de Nitiren. Gostaria de saber mais sobre esse processo, uma vez que fui batizado em outra religião. E uma outra dúvida, como ainda não me converti, não tenho o Gohonzon, onde e como posso praticar o Daimoku?

Obrigado e sucesso!!

email: hev_12@hotmail.com

Anônimo disse...

A respeito da homossexualidade o que o budismo diz a respeito? os gays são bem aceitos pela religião e membros? desde já agradeço!!!

Cesinha Chaves disse...

Caro "anônimo" como vc não deixou endereço para resposta, posto aqui um texto retirado do site As Belas Histórias Budistas:
No Budismo de Nitiren Daishonin não há julgamentos sobre a sexualidade ser boa ou má – somente ela existe, nem imposições para que seus praticantes manifestem um comportamento sexual em particular, deixando a decisão para o próprio indivíduo. Em uma de suas viagens para a Europa, o presidente Ikeda proferiu uma orientação sobre o tema, em Paris: "O Budismo não considera a homossexualidade nem como um mal, nem como um bem. Como todos os senhores sabem, o Budismo é a filosofia da vida e, mais precisamente, a filosofia da vida humana. Quanto à homossexualidade, esta é uma questão que deve ser colocada em outra categoria. Conseqüentemente, o budismo não considera como um distúrbio ou vício. Como todos os seres humanos são considerados iguais, qualquer que seja a sua condição de vida, todos apresentam a natureza do Buda e podem evidenciá-la através da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo. Por isso, é de suprema importância tomar cuidado para não considerar a homossexualidade como um desequilíbrio e absolutamente não pensar que seja um sinal de uma prática incorreta ou fraca".

Como afirma o presidente Ikeda, o budismo de Nitiren Daishonin não proclama um comportamento moralista, mas como uma filosofia de defende o respeito máximo pela vida, é importante que nos comportemos de modo digno para consigo e aos que estão ao nosso redor. Outro ponto a ser destacado é quando a própria homossexualidade é vista como um sofrimento. Neste caso, o budismo ensina a luta pra ultrapassar esta manifestação cármica, como qualquer outro desafio a ser enfrentado. Caso o indivíduo se sinta satisfeito com a sua opção sexual, não existe motivos para que modifique o seu comportamento.

Finalizando, ele cita: "O Budismo concentra-se na iluminação para a vida universal e no auto-aperfeiçoamento de acordo com tal iluminação. A conduta ética e moral naturalmente evolui como conseqüência do auto-aperfeiçoamento, mas não é a preocupação principal. Mas, isto não quer dizer que o budismo defenda a licenciosidade sexual. Moralidade é coisa relativa, que varia de uma cultura para outra. A tentativa de qualquer religião de impor a outra cultura, padrões morais estranhos só pode estimular a rejeição da mesma e a negação do seu poder em praticar o bem. Por essa razão, ensinar a verdade básica, universal e dar apenas ênfase secundária a questões de códigos de ética – como o budismo geralmente procedeu – parece prometer maiores vantagens a todos os interessados, do que dar excessivo destaque a pontos de moralidade que, na melhor das hipóteses, são apenas relativos".

Relatos de Experiência: Daniel Hall, Pol Bloc e James Lecesne.

O link para a matéria é http://www.maisbelashistoriasbudistas.com/vehomo.htm

Rogério disse...

Preciso conhecer mais....Estou praticando......Coisas incríveis estão se transformando......Babbyllina49@hotmail.com.br

Anônimo disse...

Olá! Você teria como me enviar o guia de como se pratica o Budismo por e-mail, pois não estou conseguindo baixar pelos links.
Monikamendes08@gmail.com

ANDRÉA MELL disse...

Bom dia Cesinha!
A algum tempo venho frequentando Reuniões de Palestra e todos os dia recitando Daimoku e Gongyo. Porém, gostaria de saber como faço para me converter e receber o Gohonzon?

Desde já te agradeço!

Andréa
mell.dedeia@gmail.com

Desengajada disse...

Oi Bom dia! Sempre simpatizei muito com a filosofia budista, mas nunca tinha pensado em praticar, recitar o Daimoku; mas sempre li muito a respeito, sou razoavelmente bem informada sobre o assunto em teoria! Decidi agora que quero praticar, encontrei o seu blog e gostei bastante ja baixei o kit. Não entendi bem o que é o goronzon e como as pessoas o conseguem, mas continuo pesquisando.Se você puder e se houverem, por favor me indique um grupo de estudo na minha região, moro em Presidente Prudente, SP. Meu email é: mslourdes1974@gmail.com
Grata.

Desengajada disse...

Oi Bom dia!
Sempre simpatizei com a filosofia budista, leio muito a respeito e tenho um conhecimento teórico razoável sobre. Decidi agora me dedicar a prática, como li no seu texto " sem pratica a filosofia é vazia" mas ai tenho muitas dúvidas. A principal é sobre o goronzon, onde as pessoas o conseguem? Adorei o seu blog muito bem feito e percebe-se a sua dedicação e tempo que vc aplica nele parabéns! Se você puder, e se houverem, por favor me indique um grupo de estudos aqui na minha região. Moro em Presidente Prudente interior de São Paulo.
Grata.

Sirley disse...

Estava praticando o Budismo de Nitiren em um Templo de BH muito rígido, ou talvez eu não tenha entendido o propósito do Budismo. Me senti de certa forma humilhada em certas ocasiões, e o Mestre q comanda o Templo em questão se sente o verdadeiro Buda. Em uma ocasião de seu aniversário os adeptos tiveram que se pronunciar sobre o porque levaram o presente e os que não haviam levado tiveram tbm q se levantar e se explicarem na presença de todos. Isso é normal? Vc ficar em uma cerimônia, sentado no chão durante cerca de 4 ou 5 horas, muita cobrança financeira e pessoal, os adeptos tem q fazer a limpeza do templo e da casa do Mestre. Enfim, não me adaptei. Quando disse ao meu marido que ia me afastar do templo ele disse que ia me largar e foi embora. Pensa que ainda posso continuar na prática? ou sou mesmo intolerante? Gosto do Budismo e quero continuar praticando. Tenho o Sutra de Lotus, posso praticar em casa? Obrigada. profsirleyalves@yahoo.com.br

Camila disse...

Bom dia! Estou um pouco preocupada, pois fiz as recitações por 3 dias e ontem fiz com mais concentração e com olhos fechados (não sabia que não podia). E senti um grande mal estar. Meu rosto queimava, parecia que estava pegando fogo, me deu falta de ar, meu coração acelerou demais, e ainda fiquei muito pálida.
Por favor me ajudem pois quero saber o que aconteceu comigo. Estou com tanto medo que acho que não vou fazer mais! Me ajudem.

Cesinha Chaves disse...

Já consultou um médico, Camila?

Desengajada disse...

Excelente blog! Gostaria que você, se pudesse, me indicasse um grupo de estudo proximo a mim, caso haja; moro em Presidente Prudente-SP. Ja leio bastante sobre o assunto, mas não sei muita coisa, até comecei a recitar o Daimoko e tentar acompanhar o Gongyo... Se puder me ajudar. Abraço.

Cesinha Chaves disse...

Oi Maria de Lourdes.
Fico muito contente com sua mensagem 
querendo saber de como se trilha o caminho do Budismo de Nitiren Daishonin!
Há muito o budismo de Nitiren rompeu as barreiras dos templos que o confinavam.
Budismo é formado pelo tripé prática, fé e estudo, os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, que acontecem em casas de budistas veteranos, orientados pela BSGI, que é a organização que vem propagando o Budismo de Nitiren Daishonin no Brasil e em mais 193 países.
O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nitiren, sempre orientados por veteranos na prática.
As informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.

Anônimo disse...

Não consultei médico pois como tenho as vezes crises de pânico eu já me acostumei com isso. Agora a sensação de calor no rosto foi a primeira vez. E hoje estou sem energia e muito peso no rosto e na cabeça. Pode estar relacionado com a prática de ontem?

Cesinha Chaves disse...

Acho pouco provável que seja da prática. Não deixe de procurar um médico ou médicos. Com saúde não se brinca!

Anônimo disse...

Qualquer pessoa pode fazer ou tem que se iniciar no budismo? Sou cristã, teria algum problema?

Cesinha Chaves disse...

Caro "anônimo", há uma diferença entre as religiões Deístas e as Salvíficas.
Na sua essência, o cristianismo, juntamente com o judaísmo e o islamismo, são classificados como religiões reveladas: em que Deus fala aos homens. Uma religião revelada é caracterizada pela livre comunicação salvadora que Deus faz de si mesmo ao homem pecador, em Cristo, pela comunicação pessoal e, ao mesmo tempo, comunitária (Igreja).
Já o budismo situa-se no grupo das religiões classificadas como salvíficas. São aquelas religiões portadoras dos meios de que o homem precisa para salvar-se dos sofrimentos presentes e conseguir a felicidade. Neste grupo encontram-se, além do budismo, o confucionismo, o taoísmo, o hinduísmo.
Leia mais em http://tinyurl.com/pl44dh

Bruna disse...

Olá gostaria de saber quando falamos as palavras "na myoro rengue kyo" estamos invocando qual divindade?

Cesinha Chaves disse...

Bruna, não convocamos "divindades" quando recitamos Nam-myoho-rengue-kyo. O Budismo por princípio acredita que cada ser tem a "divindade" dentro de si, que chamamos de Estado de Buda.
A tradução livre para Nam-myoho-rengue-kyo seria algo como "dedico a minha vida ao ensino do buda sobre a Lei Mística da causa e efeito simultânea", é uma "conversa" entre você e o Universo.
Peço que leia a matéria desse link, que deverá lhe ajudar a saldar essa sua dúvida: http://www.budanaweb.com/2008/07/o-significado-de-nam-myoho-rengue-kyo.html
Abraço e boa sorte, sempre!

Unknown disse...

Boa noite poderia me enviar esses textos, para conhecimento, agradeço des de já paulo-gomes-jr@hotmail.com

Anônimo disse...

mariana.machado29@yahoo.com.br
Olá, me interessei muito pela filosofia de Nitroem.Gostaria de mais informações !

Unknown disse...

Bom Dia,eu já sou praticante,porém gostaria de saber mais sobre essa pratica excelente, e se vc poderia me enviar textos ou me ajudar de alguma forma ?

Cesinha Chaves disse...

Wiiliam, aqui no blog tem tudo que você precisa para se desenvolver no Budismo Nichiren. O ideal é participar de um grupo de estudos. Você já participa de algum? O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nichiren, sempre orientados por veteranos na prática. Com certeza tem um perto de você. Onde vc mora? Se for aqui no Rio posso localizar um bloco de estudos perto de você. Caso não seja aqui do Rio, as informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir 
entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 
ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
É só perguntar por um bloco de estudo perto de você. Deixe seu email para facilitar a comunicação.
Abraço.

maria de fatima alves de barros disse...

cezinha amei o seu blog e gostaria de saber se tem algum grupo na tijuca pois sempre me interessei pelo budismo meu email e fafatrasnportes@gmail.com se tiver algum grupo por aqui por favor me informe obrigadae um otimo domingo

Unknown disse...

Oi Cesinha eu sou o Anderson e mais uma vez parabéns pela página, gostaria de saber onde eu posso aprender mais sobre o budismo.
email - anderson.panavip@gmail.com

Luiz disse...

amigo, preciso de uma resposta vinda de uma pessoa que n seja fanática e que tenha experiência com o budismo - sou membro da igreja messiânica a mais de 14 anos, e minha religião nao me impede de adicionar a ela qualquer outra prática, com isso muitos membros frequentam cultos e missas de religiões evangélicas e católicas - tenho mais afinidade com o budismo e por isso tenho o costume de recitar o daimoko, cheguei a praticar junto a uma membra da BSGI. com o tempo ela me falou q eu deveria escolher um caminho a seguir e q de nada adiantaria fazer as duas práticas - então resolvi voltar a praticar sozinho - depois de um tempo conheci outra membra q me informou que n teria problemas unir as duas, q eu poderia praticar as duas religiões - consegui vários "milagres" com a prática - mas a alguns anos senti o desejo q ter o gohonzon, mas fui informado q n seria possível ter sem uma afiliação a RELIGIÃO - então qro saber se eu poderia fazer o meu próprio, imprimir e praticar de frente a ele? qual seria a diferença do entregue pela Soka Gakai e um impresso por mim para fazer as praticas? os benefícios são somente para os membros? posso tornar membro mesmo sendo de outra religião e praticando outra religião - peço por gentileza e de todo coração que me responda - Luiz Carlos de Freitas luizcarlosjohrei@gmail.com - forte abraço e muita paz a todos

Cesinha Chaves disse...

Caro Luiz, vou dividir em duas partes a resposta por não caber aqui:
Parte 1:
No Budismo não existe proibições - mas existe lógica.
Há grandes diferenças entre religiões reveladas e salvíficas.
Na sua essência, o cristianismo, juntamente com o judaísmo e o islamismo, são classificados como religiões reveladas: em que Deus fala aos homens. Uma religião revelada é caracterizada pela livre comunicação salvadora que Deus faz de si mesmo ao homem pecador, pela comunicação pessoal e, ao mesmo tempo, comunitária (Igreja).
O budismo situa-se no grupo das religiões classificadas como salvíficas - portadoras dos meios de que o homem precisa para salvar-se dos sofrimentos presentes e conseguir a felicidade.
O cristianismo considera o homem inteiramente dependente da graça de Deus ou da Igreja, na sua qualidade de instrumento terreno exclusivo da obra da redenção sancionado por Deus. O homem é infinitamente pequeno, um quase nada, enquanto a graça de Deus é tudo. E esta graça vem de fora. Provém de uma outra fonte: Deus. No cristianismo, o homem procura conciliar os favores de Deus mediante o temor, a penitência, as promessas, a submissão, a auto- humilhação, as boas obras e os louvores.
O budismo sublinha o fato de que o homem é a única causa eficiente de sua própria evolução superior. Ao contrário do cristianismo, acredita na “auto-redenção”, ou seja, o homem é Buda e se salva por si próprio.
Para o Budismo todos têm inerente dentro de si o Estado de Buda, que podemos alcançar com a prática do Budismo de Nitiren. Assim, através da Lei Mística da Causa e Efeito, tomamos o controle da vida nas nossas mãos, pois acreditamos que somos reflexo do que pensamos, falamos e fazemos. A nossa vida passa ser apenas de vitórias, já que sabemos que somos os causadores de tudo que nos acontece, e não algo que venha "de cima", destino ou coisa parecida. Não é um deus que julga as pessoas, mas é a própria pessoa que faz o julgamento de si mesmo.
Portanto não é lógico vc unir as 2 práticas, pois uma anula a outra.
Ou vc é budista e acredita no seu infinito poder inerente dentro de si (o Estado de Buda) ou você coloca a sua vida nas "maõs" de uma entidade "superior", "fora de você", que tudo sabe, tudo vê e que controla tudo, inclusive a sua vida, pela sua própria "vontade". Isso foge totalmente da razão e lógica!

Cesinha Chaves disse...

Parte 2.

No budismo, não existem "milagres". Vemos esses fenômenos como efeitos de causas passadas - pois a vida é feita de efeitos baseados em pensamentos, palavras e ações que fazemos desde o tempo sem início e fim.
O Gohonzon deve ser "alcançado". De nada vai adiantar vc baixar um Gohonzon pela web se não está preparado para te-lo.
Num paralelo é como tirar uma carteira de motorista, sem estudar ou fazer os exames que garantam que você está apto a dirigir bem.
O budismo tem um tripé que o sustenta - prática, fé e estudo. Pela BSGI vc vai ter toda a condição de se desenvolver com os estudos, que tem embasamento nos ensinamentos budistas, orientados por um mestre em vida, Daisaku Ikeda, que levou o Budismo Nitiren para cerca de 192 países. 
Os princípios de Itai Doshin - vários corpos e uma só mente, e de mestre e discípulo são as bases no budismo Nichiren.
Além disso o Budismo Nichiren se divide em prática para si (Daimoku) e prática para os outros (Shakubuku), e na BSGI você vai interagir com pessoas das mais diversas classes sociais, raças, pensamentos, posturas etc.
Praticando sozinho, vc perde essa parte, que é rica em intercâmbio de experiências e vida.
É uma visão totalmente egoísta!
A felicidade das pessoas é o objetivo principal da nossa prática.
A prática diária é o Gongyo, que é a leitura de trechos do Sutra de Lotus e o Daimoku, que é se recitar o Nam myoho rengue kyo.
O estudo lhe dá base para se aprofundar e desenvolver cada vez mais a sua fé. 
Uma das razões de se praticar o Budismo de Nitiren Daishonin é para se alcançar felicidade e sabedoria, através da recitação do Nam myho rengue kyo.
Mas você apenas fazendo a sua prática solitária, estará deixando de lado a mais nobre causa do Budismo de Nitiren Daishonin, que é o Kossen-rufu, a paz mundial, que cabe a cada um de nós perseguir.
Aqui é importante a relação mestre discípulo, onde agimos como vários corpos e uma só mente.
Por experiência própria de vivência nesses meus quase 6 anos de budismo, o bloco de estudos é o caminho para se desenvolver na prática, fé e estudo.
Pondere bem os fatos relacionados às diferenças das religiões teístas e salvíficas e você terá a sua resposta.
Onde vc está? Qual cidade e bairro?
Existem grupos de estudos e blocos em várias partes do Brasil.
As informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 
ou RJ (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Por favor não hesite em entrar em contato com suas dúvidas, que me esforçarei para ajuda-lo a sanar.

Ruiza Queiroz disse...

Bom dia, um amigo a um ano mais ou menos me apresentou o Daimoku, e eu me apaixonei pela ideia, concepção e prática. Por alguns motivos, acabei me afastando, gostaria de saber se pode me ajudar a voltar, gostaria de ler mais sobre as práticas e tb gostaria de saber se em Niterói ou no Rio existe algum grupo de estudos do Budismo de Nitiren... Obrigada

Cesinha Chaves disse...

Ruiza, as informações sobre os blocos, vc mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, 
pelo (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br. É só perguntar por grupos de estudos onde procura que lhe indicarão. Por favor me mantenha informado, OK?

Anônimo disse...

maknet48@hotmail.com

ORACAO PARA O MEU MARIDO VOLTAR PARA CASA

Minha casa, não passou de 5 minutos, e aos meus braços ele estava. Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu!!!
(...) Fazer amor, Fazer amor, Fazer amor, Fazer amor,
Fazer amor, Fazer amor, Fazer amor, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Reconciliação, Nossa senhora do desterro desenterre o (...) de onde
estiver ou com quem estiver e faça que ele me abrace ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que o esta impedindo que o (...) venha para mim, afaste todos amigos A (...), ex rolos, que ele não tenha pensamentos para mais ninguém e outras coisas e amigas e amigos e sim para mim, pense em mim, me telefone e me ame. Confio no seu poder e sei que serei atendida. Amém!
Nossa senhora do desterro, desenterre o (...)de onde estiver ou com quem estiver e faça que ele me LIGUE ainda hoje, ME ABRACE apaixonado e arrependido,! desenterre tudo que esta impedindo que o (...) venha para mim, afaste todos amigos e pessoas que não deseje nossa felicidade, que ele não tenha pensamentos para outras coisas e mulheres que ele não tenha nem pensamentos para se DIVERTIR)e somente para mim, pense em mim, me abrace e me ame loucamente como nunca amou ninguém, faça ele demonstra a todos o amor que ele sente por mim e me assumir de uma vez por todas, o mais rápido possível.
Confio no seu poder e sei que serei atendida. Amarra homem, amarra homem, amarra homem (...) te prendo, te amarro, tua alma, teu espírito e teu corpo, as forças te trarão chorando aos meus pés, tu não hás de comer, tu não hás de falar com outra mulher ou homem enquanto não me procurares para pedir o meu amor, e pedir reconciliação no nosso RELACIONAMENTO AMOROSO ME AMANDO MUITO E MUITO
APAIXONADO. Te prendo (...) com toda força, amarrado a mim, dominado por mim (...), nenhuma outra mulher te interessará, tu terás pensamentos constantes só em mim,(...)! meu amor por ti será tudo.
Socorro Salve Rainha do Cruzeiro, traga o ( )de volta imediatamente, que o (...), me abrace, me ligue, me procure, me ame loucamente, não tenha vontade de fazer mais nada enquanto não me abraçar, me procurar e queira me Amar e estar comigo sempre, que o (...) sinta saudades de mim Como eu estou sentindo dele neste momento. Prometo publicar esta oração sete vezes e sete dias seguidos, todos os dias, pois sei minha Salve Rainha do Cruzeiro que
sua bondade é grande. Amém

Natália Cossia disse...

Olá, eu morava em são bernardo do campo e agora me mudei para Piracicaba e não consegui achar um grupo de estudos do budismo nitiren daishonin... meu e-mail é nana_cossia@hotmail.com eu gostaria muito conseguir encontrar algum grupo em piracicaba. obrigada.

maria disse...

Gostaria de endereços de onde posso praticar budismo em Duque de Caxias /RJ

Cesinha Chaves disse...

Maria, para grupos de estudos por favor ente em contato direto com a BSGI, Depto. de Organização, pelo (021) 2480-6300 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br e pergunte sobre grupos em Duque de Caxias. Nessa época de fim de ano costuma haver um Recesso.
Se não conseguir agora, tente logo no início do ano.

Anônimo disse...

Olá, a certo tempo venho andando, por Mário caminhos, vendo o que cada um tem a dizer, porém depois de muito caminho andado, achei o budismo, que consegui satisfazer a minha visão religiosa do mundo, sendo pra mim os primeiros ensinamentos do budismo já úteis para começar a sanar as dúvidas e um básico sofrimento, porém a certo tempo venho vendo cada tradição budista, chegando a escola nichiren, a certo tempo pesquisa desta, encontrei este site, e gostaria de saber como é onde funcionam os templos nichiren em Brasília (primeiramente se há algum aqui), disponho do meu whatsapp ( 61 9673-3094) e do meu email ( luis.neopets@gmail.com), desde já agradecido, esqueci de me apresentar , me chamo luis Antônio e como já disse já segui vários caminhos. Bjs de paz e luz, namastê!

Anônimo disse...

Oi, voce poderia me passar esses textos por email? Estou interessada em praticar. Domingo irei a uma reunião carlarna@hotmail.com
Grata

Debora disse...

Bom dia, tenho imensa vontade e inclinação, dentro do meu coração, para conhecer e me aprofundar na pratica do Budismo, porém moro em Jundiai e tenho pesquisado aqui, só encontrei um templo que se refere como Budismo moderno. É o mesmo de Nitiren??
Por enquanto sou auto-didata e pesquiso o budismo pela internet e pratico o Daimoku Diariamente. Imprimi uma imagem do Gohonzon e ontei meu proprio oratório para praticar, porém sem nenhuma orientação. Mas por incrível que pareça, tenho visto mudanças em mim ( passo o dia todo em estado de paz e alegria inesplicável, logo após a prática matinal )e na minha vida material ( problemas se resolvem como num passe de mágica ) muito explícitas, depois que comecei com a prática. Vc pode me ajudar?
meu nome é Debora e meu e mail é debporto@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola Cesinha.
Gostaria de saber se há um grupo de estudo em Canoas/RS CEP 92110-280 meu email cassypoa@gmail.com. Quero estudar sobre o Busdismo para conhecer melhor antes de me converter. obrigada

Anônimo disse...

Olá, estou interessada em praticar o budismo, mas estou perdida, gostaria de orientação. E gostaria também de saber sobre algum grupo em minha cidade, ao me responder pelo e-mail deixo meu endereço.
carlamarianarocha@hotmail.com

Sapatos Mania disse...

Bom dia,
Gostaria muito de começar a prática do Budismo e não sei por onde começar, moro no interior de São Paulo em Dois Córregos. Onde procurar grupos para iniciação.

Meu email: diretoria@sapatosmania.com.br

Abraço,
Daniel

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se posso fazer o Daimoku para conseguir emprego ou daimoku é para outras finalidades. brunoedu_10@hotmail.com

SANDRA TONELLI disse...

Olá Cesinha! Gostaria de saber onde há um bloco que realiza as reuniões para a pr´stica do Gongyo, que eu possa ir. Moro em São Paulo/capital, Bairro Moinho Velho, 02960-030. Meu nome é Sandra Tonelli, sexo feminino e tenho 51 anos. Obrigada.

Cesinha Chaves disse...

Olá Sandra. As informações sobre os blocos, você mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou pelos emails informacoes@bsgi.org.br, antonio.junior@bsgi.org.br ou tiemi.kuroiwa@bsgi.org.br
É só perguntar por um bloco de estudo perto de você.
Por favor, me mantenha informado se conseguiu, OK?
[ ]s

jjtorres disse...

Também quero esses textos

Anônimo disse...

Me identifique muito com minhas crenças , me mande mais material para estudo por favor , email : elenafutata1@hotmail.com , obrigado e paz

Anônimo disse...

Boa noite, prezado César, poderia me aconselhar a iniciar nesta jornada/prática libertadora? Aguardo seu contato. Grata.andressabufulin@ig

Unknown disse...

Ola cezinha boa tarde, eu gostaria de saber se a algum grupo de estudos ou reuniões aqui prox a região de campo limpo! Minha mãe quer frenquentar para assim conhecer mais a respeito e engrenar na prarica de budismo nitirem!! Meu nome e lidia tenho 22 anos e aguardo sua resposta !!

Email: lidia.kerol2801@gmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber por que no budismo de nitiren nao medita?

Cesinha Chaves disse...

Caro Anônimo, a prática do Budismo Nichiren pode ser considerada uma meditação, só que ativa, de olhos abertos e vocalizada - "a voz faz o trabalho do Buda".

Anônimo disse...

Mas então como funciona essa oracao do daimoku?

Cesinha Chaves disse...

Cao Anônimo, Budismo é formado pelo tripé  prática, fé e estudo, 
os conhecimentos são passados de pessoa a pessoa nos blocos de estudos, 
que acontecem em em Kaikans (Centro Culturais da BSGI)
e em casas de budistas veteranos, orientados pela SGI, 
que é a organização que vem propagando 
o Budismo de Nichiren Daishonin no Brasil e em mais 192 países e territórios.

O bloco é a célula onde se vive e se aprende o budismo do dia a dia 
onde são estudados os princípios budistas, as cartas e escritos de Nichiren, 
sempre orientados por veteranos na prática.
Com certeza tem um perto de você.
Para entender e saber mais sobre o Daimoku e o Budismo Nichiren, sugiro procurar um bloco de estudos.
É só entrar em contato direto com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804 ou no Rio (021) 2480-6300 ou pelos email informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br e perguntar sobre um bloco de estudos perto de você.

Aproveitando o seu espírito de busca, lhe convido a vasculhar o Buda Na Web.
[ ]s

Unknown disse...

Olá,também estou em Palotina e gostaria de saber se tem praticantes do Budismo aqui. Conheci o nam myoho renge kyo à alguns anos na minha cidade natal, Ponta Grossa, mas perdi o contato quando vim estudar no interior. Peço encarecidamente que me ajude, ja que é raro encontrar pessoas que não irão nos julgar pelas crenças nesta cidade pequena.
karine.lb@gmail.com

Unknown disse...

Oi me chamo Andressa e gostaria de saber como começar a praticar, como agir, o que ler, o que fazer todos os dias.
Segue meu email: contatoandressagarcia@gmail.com
Agradeço desde já

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se é preciso um tempo necessario para surtir efeitos... por exemplo, 5 minutos em relaçao a 30 minutos é pouco... nao consigo fazer muito daimoku porque minhs garganta comeca a secar. Se eu fizer 5 minutos todo dia por por 6 dias, dá no mesmo qje fazer meia hora em um dia? Ou seja, acumula?

Unknown disse...

Olá, to iniciando no budismo e tenho mtas dúvidas.1) Ficar fazendo daimoku nao seria o msm q orar pedindo algo a Deus? 2) pq da sutra de lotus inteira so tirou uma frase pra mudança de vida?

Cesinha Chaves disse...

Oi Sônia.
1) Há uma grande diferença entre pedir e DETERMINAR. Para pedir, tem de existir "algo" ou "alguém" para lhe dar o que vc pediu.
Você pede, e espera.
Em vez de pedir, DETERMINE ao universo as suas intenções, e aja para realiza-las.
Oração e ação.
2) O título do Sutra do Lótus traduzido do sânscrito para o chinês é Myoho renge kyo - Lei Mística de Causa e Efeito Simultâneos.
O conteúdo de todo o Sutra está incluído no seu título.
O NAM, do Nam myoho renge kyo, significa Devoção.
Nam myoho renge kyo, é Devotar-se a Lei Mística de Causa e Efeito Simultâneos.
O Nam myoho renge kyo é como um gota que contem toda a essência do oceano.
Essa frase resume todo o conteúdo do Sutra do Lotus.
É a verdadeira essência da Lei.
Peço, se possível, que deixe seu email, para facilitar a comunicação.
Pode deixar que seu endereço não será publicado aqui

Cesinha Chaves disse...

Anônimo, não existe formula para calcular tempo de Daimoku. Siga o seu próprio tempo, ampliando aos pouquinhos o seu limite.
"Seja como a água. A água pode encontrar seu caminho mesmo entre as pedras, e quando encurralada, a água cria um novo caminho. A água é poderosa. Pode acabar com a terra, apagar o fogo e destruir o ferro."
Ou seja, o mais importante não é o tempo diario, mas a prática contínua.
E procure nazalizar a recitação do Daimoku, facilita para não forçar e secar a garganta.

Unknown disse...

gostaria de saber fui praticante mas por motivos familiar tive que devolver tudo. posso voltar...provirtuatecnologia@Gmail.com..obrigado

Anônimo disse...

Oi Cesinha, boa tarde.
Gostaria de saber se em Belém /PA existe algum lugar que possa esclarecer minhas dúvidas em relação a prática do Budismo.
Desde já agradeço.

Cesinha Chaves disse...

Fernanda as informações sobre os blocos, você mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou SP SP (011) 3274-1804 ou RJ (021) 2480-6300 ou pelos emails informacoes@bsgi.org.br, antonio.junior@bsgi.org.br ou tiemi.kuroiwa@bsgi.org.br
É só perguntar por um bloco de estudo perto de você.
Por favor, me mantenha informado se conseguiu, OK?
=)

Daniela Pereira disse...

Cesinha, boa noite, em primeiro lugar meus parabéns pelo blog, simplesmente maravilhoso, incentivador e orientador! Amei! Minha conversão foi em abril/2016, ou seja, sou budista há quase 3 meses. Participo do bloco Roosevelt, São Paulo, capital. Estou muito feliz. Mas tenho que confessar que a água tem saído bem suja da torneira...rsrsrs... Tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me ajudar. Como uma pessoa muda, que não fala, pode praticar o budismo se não consegue recitar o daimoku e o gongyo? Como uma pessoa cega, deficiente visual, pode praticar o budismo se não consegue enxergar o Gohonzon? Muito obrigada, desde já!!!

Unknown disse...

Pratiquei o budismo durante alguns meses como simpatizante e não cheguei a receber o Gohonzon, parei de praticar por motivos pessoais, e coincidência ou não, pode parecer estranho, estou enfrentando algumas dificuldades na vida, como uma sequência de má sorte. Isso te haver com o fato de eu conhecer a doutrina e parar de recitar o Daimoku?

Cesinha Chaves disse...

Cris, eu não creio em coincidencias, tudo é causa e efeito. Por que você não põe à prova a eficácia da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo voltando a praticar e ver os resultados?

Cris Souza disse...

Meu email e crisdsouzza@gmail.com
Precisobde mais informações

Unknown disse...

Bom dia. Sou antigo praticante do budismo do tempo em que BSGI e a Nitiren Shoshu eram juntas. Por não concordar com algumas atitudes em certas reuniões resolví há mais de 20 anos praticar sózinho. Não sabia o que tinha acontecido entre a BSGI e a Nitirem Shoshu. Por um acaso encontrei um membro da BSGI em Araruama/Rj, onde moro, e esse senhor me contou a historia. Fui convidado para uma reunião mas ainda não fui porque quero ouvir o relato por parte de um membro da Nitiren Shoshu para me decidir que rumo tomar. Diante disso gostaria, se possível, indicar-me um representante da Nitiren Shoshu ou Nichiken Shoshu na cidade de Araruma/rj.Grato

Cesinha Chaves disse...

Olá Iberê, infelizmente não posso lhe ajudar, pois não conheço nenhum praticante da Nichiren Shoshu ou Nicken Shoshu.

Unknown disse...

Adoraria conhecer o budismo ,vc me envia os textos também? Ficarei muito agradecido angel-luciana@hotmail.com

Unknown disse...

Oi gostaria de conhecer e inicia no budismo.
Moro em Duque de Caxias ja fiz pesquisa na Internet e não achei nenhum templo ninguém que faça próximo a mim ou em bairros vizinhos.
nascimentocartaxo@gmail.com

Sou foda disse...

Poderia encaminhar para mim? magdasecretaria@gmail.com. grata

Vânia Jacob disse...

Também gostaria de receber estes textos no email Vania-jacob@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia Cesinha. Na minha casa é meu esposo e minha sogra evangélicos. Me interessei bastante pelo budismo de nitiren. Gostaria de mais informações para iniciar. Quero muito mudar. Meu email é saraalmeida.lucaserebeca@gmail com

Anônimo disse...

Uma pessoa de outra religião pode praticar o budismo de nichiren?

Cesinha Chaves disse...

Olá "Anônimo". Existem diferenças entre religiões teístas e salvíficas. Por favor leia essa matéria: http://www.budanaweb.com/2009/02/budismo-e-cristianismo.html

_REGINALDO ERNESTO_ disse...

Bom dia!

Conheci o budismo por intermédio de uma pessoa, porém perdi o contato, queria continuar, mas não sei por onde começar.
Gostaria que me ajudassem, moro na zona sul de sp próximo do bairro jardim casa Blanca.



Meu email. ernesto.reginaldo@gmail.com

Se puder me procurem no face Reginaldo Ernesto.
Terei o maior prazer em adicional os como amigos e para crescer neste conhecimento.

Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

Anônimo disse...

Isso me ajudou bastante, as vezes acitava e não sabia o porque e para que. Tenho interesse eu conhecer mais a fundo pois já estou em prática a 1 mês. Contato yurineves1@hotmail.com

Anônimo disse...

Isso me ajudou bastante, as vezes acitava e não sabia o porque e para que. Tenho interesse eu conhecer mais a fundo pois já estou em prática a 1 mês. Contato yurineves1@hotmail.com

Unknown disse...

Gratidão!🙏

Unknown disse...

Gratidão!🙏🍀

Unknown disse...

Gostaria tb d receber por email para entender melhor em relação ao budismo

Cesinha Chaves disse...

Por favor, deixe seu email para que possa lhe enviar um material.

LINO disse...

Boa tarde. Onde acontecem as reuniões aqui em Jardim Sulacap no Rio de Janeiro ?
NAM MYOHO RENGUÊ KYÔ

Cesinha Chaves disse...

Lino, para gsaber sobre reuniões na sus área, por favor entrar em contato direto com a BSGI pelo (021) 2480-6300 ou pelos email informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br ou 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804.
Abraço e boa sorte!

Anônimo disse...

Kelly,moro na cidade de São Bernardo do campo.Cep 09761170.Tel 960209474

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 331 de 331   Recentes› Mais recentes»