quinta-feira, 19 de junho de 2008

Uma prática introdução à prática

Coloquei aqui um guia de introdução ao Budismo de Nichiren Daishonin. Fiz bem passo a passo, é só ir seguindo a ordem.




A base do Budismo de Nichiren Daishonin é a Lei suprema de causa e efeito.

Nam-myoho-renge-kyo (Nã miô-rrô rengue kiô)
Ouça aqui


O significado literal de Nam-myoho-renge-kyo nos oferece uma idéia da profundidade da filosofia budista. Não vamos nos ater a isso, nesse 1º momento. A verdadeira compreensão do Nam-myoho-renge-kyo só pode ser alcançada com sua prática. Não é por meio de erudição, estudo e entendimento, mas sim pela prática e fé.
Com a sincera recitação do Nam-myoho-renge-kyo elevamos nossa condição de vida, pois ao recitarmos o Daimoku entramos em contato com o estado de Buda, a nossa energia vital. Esse estado passa a nos acompanhar no dia a dia e assim ficamos quase que automaticamente em sintonia com estados mais elevados de vida, sem mesmo notarmos as suas variações e mudanças.
O budismo nos diz que pensamento, palavra e ação são os responsáveis por cunharmos nossa vidas. Com o nosso Daimoku diário elevamos nossa condição de vida e passamos a pensar, falar e agir com uma positividade que o universo registra... e responde. Negatividades, reclamações, falta de estímulo e outras situações do tipo passam a quase não mais fazer parte do nosso dia a dia.
Bem vamos a parte prática...
Nessa primeira fase, se você ainda não pratica e não tem um grupo fixo de estudos (não existem templos... as reuniões são em casas de budistas mais antigos, é assim ao redor de todo o mundo) sugiro que se faça um "test drive" para vc comprovar a eficácia do mantra. O Gongyo, que é a recitação do Sutra fica para uma outra fase...
Vamos lá:
Escreva num papel uma ou duas coisas que você quer que aconteça. Nada de muito gigante...pelo menos no início, depois vc vai ver que tudo é possível! Você não está pedindo que isso aconteça e sim DETERMINANDO que aconteça, OK?
Duas vezes por dia, de manhã e ao anoitecer, de preferência, pegue essa sua lista, abra, leia, feche e guarde em qualquer lugar. Aí, você vai se sentar de frente a uma parede lisa, sem quadros ou desenhos, de preferência voltada para o Leste. Fixe o olhar num ponto na parede, e procure relaxar a mente e o corpo. Junte os 10 dedos da mão, como em prece (na verdade representa os 10 estados da vida...e comece a recitar o mantra, com convicção e voz firme, sem gritar ou berrar ou sussurrar.
Os seus pensamentos vão pular como macaco de galho em galho, não lute contra eles. Concentre-se no ponto da parede e escute a sua voz repetindo o mantra.
Cada vez que os pensamentos vierem, foque na sua voz repetindo o mantra com clareza, ouça o Nam-myoho-renge-kyo saindo da sua boca, deixe ele ser o seu "guia".
Uma boa idéia é baixar o mp3 do Daimoku (Daimoku é o ato de se recitar o Nam-myoho-renge-kyo) colocar para tocar e fazer junto.
Faça isso 2 vezes por dia por 6 minutinhos, pelo menos, e em pouco tempo você vai comprovar os resultados na sua vida.
Essa é a parte da prática da introdução, em breve colocarei mais textos informações sobre o Budismo de Nichiren Daishonin.

Vai nessa que é a boa!!!

Nam-myoho-renge-kyo.
Texto: Compilado de matérias do Bloco Mandala, da BSGI, Barra, RJ - 2008

42 comentários:

Oriente-se disse...

Oi,Querido!
Parabéns pela nobre iniciativa!O site está muito especial.
NAM MYOHO RENGUE KYO!

Bj

Teka

Sueli Alonso disse...

Oie! Entro todos os dias... estou virando 'dependente' desse blog! hahahaha!
beijos! e NAM MYOHO RENGUE KYO!

Unknown disse...

Ola vou passar este blog para alguns amigos que desejam conhecer um pouco mais da pratica ai no Rio
Esta muito bom !!! VALEU!!!
Felicidade
Um beijo
Jamile ( Carioca que mora em Paris)
ps: Participei este ano em Julho a uma reunião na casa da Moniquinha e do Sergio Noronha durante a minha estada na cidade maravilhosa

Anônimo disse...

Parabéns,
Cesar
Vou continuar divulgando seu blog para os amigos da Gakkai!!
Contínuas vitória,
Margareth

Anônimo disse...

Simplesmente maravilhoso esse blog.
Tenho interesse sobre o assunto e esse blog me ajudou a saber como começo. Um grande abraço.
Zélia.

Anônimo disse...

Adorei o blog
Estou começando com a prática budista, e você me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.
Muito obrigado

Monique

Anônimo disse...

Ola. Maravilhoso seu trabalho. Sou Responsável de Bloco - Caldas Novas - Go. Parabens , pois seu trabalho em transmitir isto tudo....esta muito nos ajudando . Bôa sorte.

Anônimo disse...

Muuuuuuuuuito bom! PARABENS!

Anônimo disse...

adorei o blog.estou muito interessada em conhecer o budismo e vou começar hoje mesmo o primeiro passo.
so gostaria de saber onde tem encontros aqui em nova iguaçu no rio de janeiro.vc sabe de alguem?
obrigado meu amigo
e tudo de bom na sua vida
um otimo 2009 pra vc e todos nós
beijos.


obs:deixo meu email:carladasilva06@oi.com.br

Anônimo disse...

Como é importante o incentivo! E este blog é maravilhoso! Obrigada!

Anônimo disse...

Muito bom Cesinha, estive lendo tudo com calma. uito bom trabalho mesmo.
Parabens.

Anônimo disse...

Meu!

Eu amei o seu Blog...sou amiga da Nair...levei ela ontem numa reunião aqui em Copacabana.Ela me entregou o seu cartão.Tentei falar com vc mas, não consegui.
Parabéns! pelo relato, pelo blog ...Ikeda Sensei está muito feliz com a sua atuação em tão pouco tempo de prática.

Cezinha!
" O destino sorri para aqueles que são nobres de alma e puros de coração".Aut. desc.

Bjus
Cristina Ramos

Cesinha Chaves disse...

Cris
obrigado por ter levado a Nair na reunião!
Ela já cruzou pro 2 vezes com a Lei, uma com vc e outra comigo.
Fico muito satisfeito de ela estar amparada já que eu moro na Barra, e dificulta um pouco a distância!
Quanto ao blog, é motivo de orgulho meu, mesmo, sem falsa modéstia.
Me coloquei de novo no meu lugar quando iniciei na prática, quando tive muitas dificuldades de obter informações acessíveis.
Assim, resolvi fazer o blog com o intuito de facilitar o caminho inicial na prática.

Deixe seu email para que possa entrar em contato com vc,
ou ligue para os tels do cartão.


Grato por tudo!
Bjk.

O ouro puro é obtido pela fusão do minério e pela remoção da ganga impura. Se os homens fundissem o minério de suas mentes e removessem todas as impurezas da paixão mundana e do egoísmo, poderiam descobrir em si mesmos a pura Natureza de Buda.

Anônimo disse...

Nossa moro no interior e amei esta ideia..Vcs poderiam colocar ideias de lembrancinhas para reuniao no Blog...Adoraria...

Cesinha Chaves disse...

Anônimo

Frases dos Goshos de Nitiren sempre são palavras sábias para serem guardadas e colocadas em prática. Escolha várias frases, imprima em papel, recorte cada uma de modo que possam ser enroladas como mini pergaminhos. Amarre com uma fita colorida e distribua nas reuniões. Cada um irá pegar uma frase diferente, de acordo com a Lei Mística!

Terry Melgaço disse...

Conheço o budismo de Nitiren Daishonin desde 1983 quando estava em Londres. Agora estou morando em Búzios e preciso participar das reuniões, mas não sei onde. Me disseram que aqui em Búzios havia uma moça que fazia as reuniões em sua casa, mas que agora não tem mais.

Informaram que está havendo em Cabo Frio. Você poderia informar o endereço?? Obrigada de antemão.

Terry

Terry

Anônimo disse...

Eu moro em Inhumas Goias e gostaria de saber aonde encontro o endereço p participar de reunioes. Eu conheci a pratica qdo estava no exterior mas nao pude me aprofundar pois vim p o Brasil dias depois. Obrigada

Cesinha Chaves disse...

Entre em contato com a BSGI e pergunte sobre blocos em Goias.
R. Tamandaré, 1007
São Paulo - SP - 01525-001
Fone: (011) 3274-1800
www.bsgi.org.br
email: informacoes@bsgi.org.br

Seja bem vinda de volta, e que vc se aprofunde na prática e que a mantenha como água corrente!
Boa sorte!

Mirleine disse...

Mirleine .J.E de Santana

Òla cezinha ,adorei seu
trabalho,estou usando varios temas de seu blog nas atividades como a tradução do sutra ,no treinamento de gonguio.valeu abraços

Cesinha Chaves disse...

Que boa notícia Mirlene! Fico feliz de saber que o blog está cumprindo o seu propósito!
Por favor, use, abuse e espalhe!
Vamos juntos, rumo ao Kossen-rufu!

Anônimo disse...

Olá, primeiramente muito obrigado pelo seu Site!
tenho despertado um grande interesse pelo Budismo. No entanto, ainda acho tudo um tanto complicado. gostaria já de comecar a praticar o " Nam myoho rengue Kyo"...mas ainda estou em dúvida quais sao as palavras que devem ser recitadas. Por favor, ajudem-me!:-) Abcs

Cesinha Chaves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dany oliveira disse...

oi!!! vou receber o gohonson dia 02/12... estou muito feliz e kero te parabenizar pelo bolg, o qual tem me ajudado muito!!!
pena q o site da bsgi tah em manuntenção!! estava exatamente lendo essa parte...rs
mais uma vez parabéns!!!! bjusss

Eduardo disse...

Cesinha. O seu blog é realmente fantástico ! Parabéns !!! Sou iniciante e gostaria de conhecer um grupo de estudo ou pessoas praticantes para que eu possa estar adquirindo mais conhecimento. Moro na região de Barueri - São Paulo - Meu e-mail é : milanid71yahoo.com.br Desde já Obrigado !

Anônimo disse...

gostaria de saber o que acontece com pessoas que rasgaram o gohonson conheço duas pessoas que rasgaram .

Cesinha Chaves disse...

Caro(a) anônimo(a), no meu ponto de vista, rasgar o Gohonzon é o mesmo que "brigar com a Lei de Causa e Efeito'.

Cesinha Chaves disse...

Caro(a) anônimo(a), no meu ponto de vista, rasgar o Gohonzon é o mesmo que "brigar com a Lei de Causa e Efeito'.

Anônimo disse...

Caro amigo sou praticante a 4 anos. Me tira uma dúvida ? Gostaria de fazer uma cerimônia oficial de falecimento para minha cachorra que esta comigo a 10 anos e quando fazia minhas orações ela estava la do lado meu e da minha esposa. Acha válido

Cesinha Chaves disse...

Caro "anônimo", converse com o dirigente do seu bloco e veja qual é a sua orientação nesse caso.

Thiago disse...

Cesinha,
tudo bem?
Estou entrando em contato com o Budisom de Nichiren agora. Estou encantado!
Gostaria de sua ajuda para encontrar um grupo de estudos em Belo Horizonte, em que possa haver um iniciante. Pode me ajudar com essa?
Parabéns pelo blog! Tem sido muito útil para essa caminhada.
Forte abraço,

Thiago

Cesinha Chaves disse...

Caro Thiago, use e abuse do Blog. Fiz com intenção de dar uma base do Budismo Nichiren para quem está começando na prática. Para grupos de estudos por favor entre em contato direto com a BSGI, Departamento de Organização, pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br.
Boa sorte, sempre!

Anônimo disse...

Alo, Cesinha! Anos atras fiz contato contigo a respeito de um contato aqui no Japao. Fato e que consegui contato com um japones. Diga-me, no Brasil tem o livro "revolucao humana" do Ikeda sensei?
muito obrigado pela atencao!
Um abracao forte!

Cesinha Chaves disse...

Olá, você pode encontrar o Revolução Humana e outros livros no Portal BS: http://bsportal.com.br/catalogo/
Abraços.

Anônimo disse...

Oi Cesinha,

Por favor, quero muito me aprofundar no budismo, sinto que finalmente achei meu caminho. Pode me ajudar? Onde encontro reuniões aqui onde moro?

Sou Carol, tenho 28, moro em São Paulo, próximo ao bairro de interlagos - 04434-210

Obrigada

Cesinha Chaves disse...

Olá Carol.
Fico contente que queira se aprofundar no Budismo Nichiren.
As informações sobre reuniões, você mesmo pode conseguir entrando em contato direto com a BSGI, departamento de organização, pelo 0800 11-61 22, ou (011) 3274-1800 ou pelo email informacoes@bsgi.org.br. É só perguntar por um bloco de estudo perto de você.
Abraço e boa sorte, sempre!

Denise disse...

Bom Dia há anos sou simpatizando do Budismo, gostaria muito de participar, mas infelizmente ainda não consegui. Moro em Pato Branco, PR gostaria de saber de pessoas que fazem uso do Budismo para mim entrar em contato. Obrigado

Cesinha Chaves disse...

Denise, para grupos de estudos por favor entrar em contato direto com a BSGI pelo 0800 11-61 22, ou em SP (011) 3274-1804 ou pelos email informacoes@bsgi.org.br ou antonio.junior@bsgi.org.br. Caso não consiga, me envie aqui pelo blog a sua cidade, bairro, cep, sexo e faixa etária que entro em contato com BSGI para localizar um bloco de estudos perto de você.
[ ]s

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre o budismo meu email é lucianabaptistadesouza85@Gmail.com meu whats é 11959069402. Até Luciana

Anônimo disse...

Atualiza esses blogs da filosofia budista alias ja estamos em 2016.!!!

Anônimo disse...

Ola meu nome é mayara, gostaria muito de praticar budismo. Tive uma experiência linda em um templo localizado em foz do iguaçu.
Moro na cidade de pato Branco Paraná.
Poderia me informar se existe algum grupo aqui?
Meu email é marcosjrmacedo@gmail.com este email é do meu esposo quê também deseja muito saber mais sobre o assunto. Obrigada.

Anônimo disse...

MUITÍSSIMO OBRIGADA POR TODOS OS ENSINAMENTOS. SEJA MUITO FELIZ E ILUMINADO.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.